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Escola de Engenharia de Piracicaba Tecnologia Mecânica SI de Apoio a Decisão Aula 1 – O COMPUTADOR Wladimir da Costa.

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1 Escola de Engenharia de Piracicaba Tecnologia Mecânica SI de Apoio a Decisão
Aula 1 – O COMPUTADOR Wladimir da Costa

2 Histórico A automação dos escritórios teve início nos anos 70;
Advento do computador - A Era da Informação - A nova Revolução Industrial; A automação dos escritórios teve início nos anos 70; No início o SI foi utilizada pelas empresas com uma visão muito estreita - mundo do antigo CPD; A Informática era caríssima, problemática, difícil de ser usada; A informática era um misto de respeito e revolta por parte dos funcionários; A comunicação entre usuários, analistas e programadores era praticamente inexistente; No anos 80 converter dados físicos (papel) para dados digitais (computadores) no computador IBM PC

3 Histórico No final dos anos 90 emergiram as empresas digitais, devido a utilização da Internet, substituindo as tradicionais empresas informatizadas - Evolução; A maioria das empresas informatizadas são as que utilizam software em sua área administrativa - “datilografia de luxo”, mas estão pouco relacionadas com integração de informação corporativa (Intranet x Extranet); Atualmente as verdadeiras empresas digitais crescem 30% mais rápido do que seus concorrentes; A empresa digital está relacionada com SI e TI vinculados com a estratégia dos negócios corporativo e Internet.

4 Evolução da Tecnologia da Informação (TI)
Histórico Evolução da Tecnologia da Informação (TI) * Automação do Negócios * Computadores Mainframe * Contenção de Custo * Computador de Médio Porte * Automação Individual * PC´s e LAN´s * Conectividade * Internet

5 A empresa digital gera DADO, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTOS.
1. Introdução A empresa digital gera DADO, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTOS. Mas o que é isso?

6 DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO
1. Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO DADO São tipicamente voltados ao processamento de Sistemas de Informações Computacionais; É a matéria-prima utilizada para gerar informação, é um “pedaço/parte” de uma informação – isolado não tem sentido. INFORMAÇÃO Tipicamente voltada aos seres humanos; São os dados garimpados e lapidados que possuem sentido – Mensagem concreta; Mensagem tem valor para avaliação econômica (mutável) e tomada de decisão. Exemplo

7 1. Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO
Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Oeste Charles Mann 79154 Sapatos Vendedor: Charles Mann Emp No Item Quant. Preço Sapatos

8 DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ?
Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? DADO São tipicamente voltados ao processamento de sistemas computacionais; É a matéria-prima utilizada para gerar informação, é um “pedaço/parte” de uma informação. INFORMAÇÃO Tipicamente voltada aos seres humanos; São os dados garimpados e lapidados que possuem sentido – Mensagem concreta; Mensagem tem valor para avaliação econômica (mutável) e tomada de decisão. Exemplo CONHECIMENTO Tipicamente voltado ao ser humano – Tomada de Decisão Somatório do que se pode perceber, aprender ou descobrir e, portanto, mutável e variável

9 1. Histórico "A Tecnologia da Informação é uma ferramenta utilizada como um meio para atender às necessidades do cliente e viabilizar a oferta de serviços e produtos que representem um diferencial competitivo para a empresa. A empresa também utiliza tecnologia para implementar ferramentas sofisticadas de personalização, artifícios que aparecem como diferencial competitivo importante contra os demais concorrentes". Carvalho Brito (2003, p.25).

10 1. Histórico Componentes da TI Redes Telecomunicação Banco de Dados
Software TI Hardware Pessoas

11 Cartões e Fita de Papel Perfurados
1. Histórico Tendências em Tecnologia de Entrada Reconhecimento de Voz e Biometria 5a. Geração Teclado, Código de Barras, Touch Screen 4a. Geração 3a. Geração Disco Cartões Perfurados e fitas magnéticas 2a. Geração 1a. Geração Cartões e Fita de Papel Perfurados

12 1. Histórico Tendências em Tecnologia de Saída Discos, Pen Drives,
Celular, TV Digital 5a. Geração Disco Magnético, Fita Magnética 4a. Geração 3a. Geração Disco Magnético, Núcleo Magnético 2a. Geração Fita Magnética, Disco Magnético 1a. Geração Fita Magnética, Tambor Magnético

13 1.1. Aplicações da Empresa Digital
Sistemas de Colaborativos Comércio Eletrônico Sistemas Internos nas Empresas Redes de Telecomunicações

14 2. A estrutura computacional
Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores, Tecnologia da Informação e Sistema de Informação Figura Adaptada de Philippe Dreysfus, 1962

15 APLICATIVOS E UTILITÁRIOS
2. A estrutura computacional COMPUTADOR O Computador + HARDWARE PERIFÉRICOS SISTEMA OPERACIONAL SOFTWARE + LINGUAGEM + Hardware: são todos componentes físicos (“peças”) que fazem parte do equipamento ou aqueles que estejam conectados ao mesmo. APLICATIVOS E UTILITÁRIOS Software: são os elementos virtuais (programas) que garantem a funcionalidade e a flexibilidade dos processos no computador. O software é responsável por criar a interface de comunicação entre o usuário e a máquina.

16 2. A estrutura computacional
O Computador – TIPOS São os mais rápidos e complexos que processam as informações em BIPS (bilhões de informações por segundo). São utilizados em investigações científicas Supercomputadores Grande Porte Também são computadores de grande porte, porém menores que os Supercomputadores, processam as informações em MIPS (milhões de informações por segundo). São utilizados em meios industriais, comerciais e bancários. Mainframe São computadores de médio porte com poder de processamento com 1 ou mais processadores,e estão próximos ao Mainframe. Sua utilização é para fins genéricos. Como exemplo podemos citar os tradicionais Servidores Corporativos. Minicomputadores Médio Porte São computadores com alto poder de processamento, que podem ou não ter mais de um processador. Geralmente são utilizados em ambientes gráficos - Apple. Workstation

17 2. A estrutura computacional
O Computador – TIPOS Correspondem aos computadores tradicionais (Computador Pessoal – PC). Esses computadores são identificados como sendo computadores de mesa, onde diversos periféricos são conectados pelos seus usuários. Microcomputadores Pequeno Porte São semelhantes aos Microcomputadores, porém é um computador portátil/móvel . Esse hardware é a tendência dos próximos anos, devido a Internet móvel. Notebook São computadores/telefones de bolso que geralmente operam sobre o sistema operacional PALM OS, Linux ou Windows SE/MO. Esses dispositivos são geralmente utilizados por funcionários externos corporativos, como por exemplos vendedores, estudantes entre outros. Palm

18 2. A estrutura computacional
Hardware - Arquitetura O computador digital consiste de um sistema interligado de processador, memória e dispositivos de entrada/saída. Também existem barramentos internos (liga componentes da CPU) e externo (liga CPU com dispositivos de E/S) UC CPU ULA RAM e ROM REGS MP E/S barramento

19 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Processadores A CPU (Central Processing Unit) ou UCP é o cérebro que comanda os processamentos e periféricos do computador, através de softwares que estão ativos na memória principal; A ALU (Arithmetic Logical Unit) é a parte do processador responsável por fazer todas as operações do tipo aritmética e lógica; A UC (Unit Control) é responsável pela busca de informações na memória principal e das tarefas; O principal componente da CPU é o PROCESSADOR que é o “motor” que coloca tudo a trabalhar a partir do momento, que o computador é ligado.

20 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Processadores O desempenho de uma CPU pode ser medido em funções de dois fatores: Comprimento de palavra, que corresponde ao tamanho de instruções em bits de dados transmitidos interna e externamente; Frequência do clock, que corresponde a velocidade da capacidade do “motor” do processador em processar instruções por segundo. O processador que mais se destaca é o Intel e ele é desmembrado em categorias de 8, 16, 32 e 64 bits. A família de 8 bits é totalmente descartada. Considere como destaque os seguinte processadores: 8086, (XT), 16 bits temos o 80286, de 32 bits , e Pentium, 64 bits Pentium 4 Pro, Dual Core, Core 2 Duo, Core 2 Quad, Xeon Quad Core Dual Core e Core 2 Duo PRATICAMENTE QUER DIZER A MESMA COISA. A principal diferença é que no Dual Core há uma única Cache para os dois núcleos o que pode acabar prejudicando um dos núcleos, enquanto o Core 2 Duo possue 2 Cache, uma para cada núcleo o deixa a máquina mais rápida. Esta nomenclatura veio para substituit o nome Pentium D, pois possue 2 Núcleos para o processamento e são mais rápidos. O Core 2 duo é uma versão mais nova com algumas melhorias como o cache. Aqui também se enquaddra Athlon X2, Pentium D.Já Quad core é todo processador com quatro núcleos, como por exemplo o Core 2 Quad e futuramente o Phenom X4 CACHE É UM DISPOSTIVO DE ACESSO RÁPIDO (“MEMORIA”) INTERNA A UM SISTEMA QUE SERVE DE INTERMEDIARIO ENTRE UM OPERADOR DO PROCESSADO E UM DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS O QUAL ESSE PROCESSADO BUSCA OU ENVIA DADOS. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos Sugestão: Verificar o histórico da evolução dos processadores Intel no link

21 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória A memória serve para guardar as instruções que são fornecidas ao processador, e para armazenar informação de uma determinada operação. A memória do computador está dividida em duas partes: memória principal (volátil e não volátil) e auxiliar/secundária.

22 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória Memória Principal: é uma memória temporária que mantém informações durante um período de trabalho do computador. Memória Secundária: é um dispositivo para armazenamento de dados por tempo indeterminado, porém toda memória secundária possui uma capacidade para armazenar informações. Ex.: disquete, HD, pen drive, MP5, outros.

23 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória A Memória Principal pode ser do tipo ROM (Read Only Memory) ou RAM (Random Access Memory). ROM (Read Only Memory): é uma memória somente de leitura, onde os dados gravados nelas são estáticos, ou seja, não pode ser alterado (não volátil), mesmo que o computador seja desligado. Essas memórias estão nos computadores e dispositivos eletrônicos que possuem softwares básicos dos fabricantes para iniciar o funcionamento do produto. RAM (Random Access Memory) são memórias de acesso aleatórios, ou seja, onde se pode gravar, alterar ou deletar dados da mesma. Essa memória é do tipo volátil, ou seja, quando o computador for desligado o conteúdo é perdido. OBS.: Quando falamos da capacidade de memória de um computador, estamos falando de memória RAM. Do ponto de vista da sua forma física, uma RAM pode ser constituída por um circuito integrado DIP ou por um módulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas são normalmente adquiridas em pentes de memória, que são placas de circuito impresso que já contém várias memórias já montadas e configuradas de acordo com a arquitetura usada na máquina. A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes). A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efetuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. Memórias atuas DDR2 com pente de até 4 GB e as mais recentes DDR3 que irá substituir a DDR2 como caracteristica podemos citar que irá reduzir em 40% o consumo de energia elétrica porém também irá trabalhar com pentes de até 4 Gb.

24 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Placa Mãe Não é preciso descrever em muitos detalhes a importância da placa mãe em um PC, pois é nela que o processador, memória, placa de vídeo e demais periféricos são conectados. Desta forma podemos afirmar que a Placa Mãe influência diretamente no desempenho do PC. Além das Placas Mães dos fornecedores de 1ª linha (HP, Dell, etc) uma placa mãe bastante utilizada no mercado é do fabricante ASUS. Um chipset é um conjunto de cicuitos integrados. O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas. O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada. Principais fabricantes de chipset set são ATI Tecnology, Intel, Nvidia, Silicon Integrad System (SIS)

25 Periféricos de Entrada
2. A estrutura computacional Hardware – Arquitetura - Periféricos Os periféricos são os “acessórios” que fazem parte do computador, tanto a nível interno como externo, ou seja, são os dispositivos para intercambiar (entrada e saída) de dados no Computador. Há três tipos de periféricos: de entrada, de saída, e misto entrada/saída. Periféricos de Entrada e Saída Periféricos de Saída Periféricos de Entrada Sugestão conteúdo sobre hd:

26 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Periféricos - DESTAQUE O USB (Universal Serial Bus) é um barramento para periféricos, onde através de um único plugue na placa-mãe, outros periféricos externos podem se conectar ao computador; É possível conectar até 127 dispositivos diferentes a cada porta USB; Os dispositivos podem ser conectados no computador, sem que o mesmo seja desligado É composto por 4 fios, dois para dados, um para alimentação (5v) e um para aterramento; Há duas versões : USB 1.1 com taxa de transferência de até 12 MB para (câmeras digitais, mouse, impressora, etc) e de 1,5 MB (teclado, mouse, etc)‏ USB 2.0 com taxa de transmissão de 480 MB.

27 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Periféricos - DESTAQUE C U I D A D O O USB 2.0 é compatível com o 1.1, porém cuidado ao misturar periféricos USB 2.0 com USB 1.1 em um mesmo barramento . Se isso ocorrer a taxa de transmissão será na velocidade de menor valor, ou seja, a uma taxa 12 MB.

28 Principais vantagens do USB
2. A estrutura computacional Hardware – Arquitetura - Periféricos - DESTAQUE Principais vantagens do USB O usuário não necessita configurar chaves e jumpers para as novas placas instaladas nesse barramento; Não é necessário abrir o gabinete do computador para instalar novos dispositivos; Não é necessário reiniciar o computador após a instalação de um novo dispositivo; Há um único tipo de cabo que é padrão a todos os computadores; É possível conectar até 127 dispositivo em uma única porta; O custo de dispositivos USB são baratos (pen drive, teclado, mouse, impressoras, câmeras digitais, placas wireless, outros)‏ Alta taxa de transmissão de dados 480 MB.

29 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura Software realizam as operações executadas pelo hardware, também chamadas de programas. É a parte lógica do Computador. .

30 Software Livre x Software Proprietário.
2. A estrutura computacional Software – Arquitetura Software Livre x Software Proprietário. . Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponíve

31 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura - TIPOS Aplicativo Usuário Linguagem . Software SO Hardware

32 2. A estrutura computacional - Prática
Software – Arquitetura – TIPOS – SISTEMA OPERACIONAL O Sistema Operacional é o software básico de um computador, ou seja, o primeiro software a ser carregado (executado). Ele é responsável pelo gerenciamento de recursos físicos (hardware: memória, disco e outros) e dos demais softwares (aplicativos, utilitários, banco de dados, etc), voltados a uma mesma plataforma operacional. Um Sistema Operacional pode ter as seguintes características: Quanto ao processamento: Monotarefa ou Multitarefa Quanto a utilização: Monousuário ou Multiusuário Principais SO Comando de linha: MS-DOS, UNIX e Linux Interface Gráfico: Windows, Mac OS e Linux

33 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura - TIPOS Aplicativo Usuário Linguagem . Software SO Hardware

34 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM Software de Desenvolvimento: são as linguagens de programação utilizadas pelos profissionais de informática para produzir um Sistema de Informação: Ex.: Java, PHP, ASP, Delphi, C, etc Sistema de Informação: São os “programas” utilizados pelos diversos usuários dos departamentos de uma empresa, ou seja, é a ferramenta utilizada para resgatar ou gravar uma informação corporativa. Ex.: SI de Estoque, SI de Vendas, etc.

35 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura - TIPOS Aplicativo Usuário Linguagem . Software SO Hardware

36 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – APLICATIVO Software Aplicativo é um programa de computador que tem por objetivo realizar as tarefas específicas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e sistema de informação corporativo - “Programa”. São utilizados em: automação industrial; automação comercial; automação de escritórios; apoio educacional; segurança, etc. MS-Office AutoCad Anti vírus

37 Atividade prática – Manipulação do S.O.
Windows Explorer Dicas: Local de armazenamento : Local x Rede; Estrutura de Pastas; CUIDADO Nome de arquivos (primeiro nome . extensão) não utilizar caracteres especiais (* / ? ~ ] } ; . etc); DOC, PDF, PPT, XLS, MDB, HTM ou HTML, COM e EXE Caracteres especiais: * e ?

38 Atividade prática – Manipulação do S.O.
Gerenciamento de usuários - CONTAS Essa ferramenta tem como finalidade criar e gerenciar os CONTAS de usuários no micro, ou seja, cada usuário realiza logon em sua conta individual, onde irá armazenar os seus dados particulares; OBS.: Para chegar até essas opções pressione o botão direito sobre meu computador, selecione gerenciar, selecione usuários e grupos locais, selecione usuário. Na caixa da direita, pressione o botão direito do mouse e escolha a opção novo usuário.

39 Atividade prática – Manipulação do S.O.
Gerenciamento do Disco Esse utilitário proporciona a alteração das letras das unidades físicas instaladas no computador. Por exemplo, eu quero que o pen drive do winchester seja a letra R: e não f: OBS.: Para chegar até essas opções pressione o botão direito sobre meu computador, selecione gerenciar,selecione gerenciamento de disco,posicione com o mouse sobre o disco que quer altera a letra do drive, pressione botão direito e pressione alterar letra drive e caminho.

40 Atividade prática – Manipulação do S.O.
Gerenciador do Disco - Meu Computador -Gerenciar Esse utilitário pode: Realizar a limpeza do disco; Verificar a integridade (erros) no disco; Desfragmentar os arquivos do disco; Fazer Backup dos dados; Estabelecer COTA (espaço em disco) ao usuário; OBS.: Para chegar até essas opções, selecione meu computador, selecione a propriedade de disco desejada, botão direito propriedades – utilize o menu geral ou ferramentas.

41 Atividade prática – Manipulação do S.O.
Gerenciamento do Computador Há um utilitário que pode melhorar o desempenho do computador, ou seja, esse utilitário melhora a performance do equipamento – AGILIZA O PROCEDIENTO DE ACESSOS A RECURSOS QUE MELHORA A VELOCIDADE DO EQUIPAMENTO. OBS.: Para chegar até essas opções pressione o botão direito sobre meu computador, selecione propriedades, avançado, selecione configurações do item desempenho, e marque a opção “ajustar para obter um melhor desempenho”.


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