A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 - A EMPRESA DIGITAL Wladimir da Costa. 2 Histórico Advento do computador - A Era da Informação - A nova Revolução Industrial; A automação dos escritórios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 - A EMPRESA DIGITAL Wladimir da Costa. 2 Histórico Advento do computador - A Era da Informação - A nova Revolução Industrial; A automação dos escritórios."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 - A EMPRESA DIGITAL Wladimir da Costa

2 2 Histórico Advento do computador - A Era da Informação - A nova Revolução Industrial; A automação dos escritórios teve início nos anos 70; No anos 80 converter dados físicos (papel) para dados digitais (computadores) no computador IBM PC; No início o SI foi utilizada pelas empresas com uma visão muito estreita - mundo do antigo CPD; A Informática era caríssima, problemática, difícil de ser usada; A informática era um misto de respeito e revolta por parte dos funcionários; A comunicação entre usuários, analistas e programadores era praticamente inexistente;

3 3 Histórico No final dos anos 90 emergiram as empresas digitais, devido a utilização da Internet, substituindo as tradicionais empresas informatizadas - Evolução;Evolução A maioria das empresas informatizadas são as que utilizam software em sua área administrativa -datilografia de luxo, mas estão pouco relacionadas com integração de informação corporativa (Intranet x Extranet); Atualmente as verdadeiras empresas digitais crescem 30% mais rápido do que seus concorrentes; A empresa digital está relacionada com SI e TI vinculados com a estratégia dos negócios corporativo e Internet.

4 * Automação dos Processos * Computadores Mainframe * Contenção de Custo * Computador de Médio Porte * Automação Individual * PC´s e LAN´s * Conectividade * Internet Evolução da Tecnologia da Informação (TI) Histórico

5 5 No final dos anos 90 emergiram as empresas digitais, devido a utilização da Internet, substituindo as tradicionais empresas informatizadas - Evolução; A maioria das empresas informatizadas são as que utilizam software em sua área administrativa -datilografia de luxo, mas estão pouco relacionadas com integração de informação corporativa (Intranet x Extranet); Atualmente as verdadeiras empresas digitais crescem 30% mais rápido do que seus concorrentes; A empresa digital está relacionada com SI e TI vinculados com a estratégia dos negócios corporativo e Internet.

6 6 Introdução A empresa digital gera DADO, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTOS. Mas o que é isso?

7 7 Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? DADO São tipicamente voltados ao processamento de Sistemas de Informações Computacionais; É a matéria-prima utilizada para gerar informação, é um pedaço/parte de uma informação – isolado não tem sentido.

8 8 Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? OesteCharles Mann 79154Sapatos

9 9 Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? DADO São tipicamente voltados ao processamento de Sistemas de Informações Computacionais; É a matéria-prima utilizada para gerar informação, é um pedaço/parte de uma informação – isolado não tem sentido. INFORMAÇÃO Tipicamente voltada aos seres humanos; São os dados garimpados e lapidados que possuem sentido – Mensagem concreta; Mensagem tem valor para avaliação econômica (mutável) e tomada de decisão.

10 10 Histórico Exemplo Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? Relatório Mensal Vendas - Região Oeste OesteCharles Mann 79154Sapatos Vendedor: Charles Mann Emp No Item Quant. Preço Sapatos

11 11 Histórico Informação Corporativo é o mesmo que: DADO x INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO ? DADO São tipicamente voltados ao processamento de sistemas computacionais; É a matéria-prima utilizada para gerar informação, é um pedaço/parte de uma informação. INFORMAÇÃO Tipicamente voltada aos seres humanos; São os dados garimpados e lapidados que possuem sentido – Mensagem concreta; Mensagem tem valor para avaliação econômica (mutável) e tomada de decisão. CONHECIMENTO Tipicamente voltado ao ser humano – Tomada de Decisão Somatório do que se pode perceber, aprender ou descobrir e, portanto, mutável e variável

12 12 Histórico " A Tecnologia da Informação é uma ferramenta utilizada como um meio para atender às necessidades do cliente e viabilizar a oferta de serviços e produtos que representem um diferencial competitivo para a empresa. A empresa também utiliza tecnologia para implementar ferramentas sofisticadas de personalização, artifícios que aparecem como diferencial competitivo importante contra os demais concorrentes". Carvalho Brito (2003, p.25).

13 13 Histórico Componentes da TI Redes Banco de Dados PessoasHardware Software Telecomunicação TI

14 14 1a. Geração 2a. Geração 3a. Geração 4a. Geração 5a. Geração Cartões e Fita de Papel Perfurados Cartões Perfurados e fitas magnéticas Disco Teclado, Código de Barras, Touch Screen Reconhecimento de Voz e Biometria Histórico Tendências em Tecnologia de Entrada

15 15 Fita Magnética, Tambor Magnético Fita Magnética, Disco Magnético Monitores e Impressoras Disco Magnético, Fita Magnética 1a. Geração 2a. Geração 3a. Geração 4a. Geração 5a. Geração Histórico Tendências em Tecnologia de Saída Discos, Pen Drives, Celular, TV Digital, Dispositivo Móvel

16 16 Histórico O que é uma empresa Tradicional, Informatizada e Digital?

17 17 Histórico Porque ainda existem empresas Tradicionais/Informatizadas e não Digitais? Paradigma do estado atual X reengenharia do processo - insegurança a mudanças/reeducação; Falta de pessoal altamente capacitado - administrativo e tecnológico; Falta de estrategistas para disseminar a revolução digital, e proporcionar aumento na lucratividade – Gestor da Informação ; Falta de uma Política para Implementação de TI.

18 18 Sistemas de Colaborativos Sistemas de Colaborativos Sistemas de Comércio Eletrônico Sistemas de Comércio Eletrônico Sistemas Internos nas Empresas Sistemas Internos nas Empresas Redes de Telecomunicações Redes de Telecomunicações nas Empresas Telecomunicações nas Empresas Aplicações da Empresa Digital

19 19 Aplicações da Empresa Digital Superar Barreiras Estruturais: Possibilitar conexões/interligações de sistemas para obter vantagem competitiva. Superar Barreiras Geográficas:Captar informações sobre transações comerciais de locais distantes; Superar Barreiras de Tempo: Fornecer informações para locais remotos imediatamente após serem requisitadas; Superar Barreiras de Custo: Reduzir o custo dos meios mais convencionais de comunicação, venda e atendimento/suporte; CAPACIDADES ESTRATÉGICAS

20 20 Empresa Digital Uma empresa digital é aquela que utiliza tecnologias digitais nas funções estratégicas do negócio corporativo; Uma empresa digital não é aquela que tem somente um site na internet, software e conectividade de redes, mas aquela que utiliza tecnologias digitais para complementar novas ofertas de valores para os clientes – produtos e serviços, que cria novos métodos digitais para a obtenção de lucros, e utiliza esse diferencial estratégico no mercado de atuação.

21 21 Princípios básicos da empresa digital: 1º- Definir o objetivo para os negócios corporativo; 2º-Identificar a tecnologia utilizada pela concorrência; 3º-Aplicar Tecnologia da Informação no objetivo proposto pela organização, com apoio da alta administração; 4º-Utilizar a tecnologia como diferencial no mercado de atuação. Empresa Digital

22 22 Empresa Digital Um aspecto importante da transição de uma empresa convencional para uma empresa digital, é a mudança de muitas das atividades da empresa, de processos realizados em papel para processos digitais (geralmente on-line) – fabricação de Sistemas de Informação; O objetivo não é necessariamente ser 100% digital, mas oferecer as soluções corretas, para os clientes certos, na hora certa; A fórmula ideal de automação se modificará com o decorrer do tempo e com o perfil de sua companhia. As mudanças devem ser focadas nos clientes e nos negócios corporativos.

23 23 A empresa digital proporciona: Automatização das rotinas físicas e intelectuais, liberando as pessoas para outras atividades essenciais; Aumento na produtividade; Aumento na variedade e a qualidade dos produtos; Auxilio na solução de problemas; Aperfeiçoamento ao atendimento de clientes; Agiliza o serviço com os parceiros de negócio. Empresa Digital

24 24 A Empresa Digital gera lucro? Executivos de empresas de diversos portes e com área de atuação de diversos segmentos do mercado,confirmam que a tecnologia gera um aumento de produtividade e faturamento nos processos corporativos Information Week Brasil, ano 2 no. 22, pag 24 Empresa Digital

25 25 Mas em quanto tempo as empresas podem obter retorno nos investimentos de tecnologia? Estudos constatam que praticamente a maioria das empresas estimam ter um a maioria das empresas estimam ter um retorno em um prazo máximo de seis meses retorno em um prazo máximo de seis meses a partir da implantação de uma nova a partir da implantação de uma nova tecnologia. tecnologia. Information Week Brasil, ano 2 no. 22, pag 24 Empresa Digital

26 26 As grandes empresas passam a aplicar maiores recursos na obtenção de informações. O sucesso ou fracasso de uma empresa está vinculado em relação ao : Investimento de TI; Investimento de Automação; Investimento de Automação; Algumas das Razões para se investir em Computação Empresa Digital

27 27 Para as grandes empresas a competitividade está no fluxo de informação que está domina - processo considerado estratégico. A empresa moderna é aquela que tem a TI associada a infra-estrutura dos meios de comunicação. Esta empresa ultrapassa seus muros físicos. Algumas das Razões para se investir em Computação Empresa Digital

28 28 Questões para reflexão 1- Quais são as dificuldades para se transformar uma empresa convencional em digital? 2- A Fatec Americana é considerada uma empresa Digital? Justifique a sua resposta 3- Você indica nova propostas para transformar a Fatec em uma empresa digital? Se Sim indique as propostas 4- Os sistemas que você indicou na questão 3 estariam coletando e distribuindo informações de/para quais dispositivos tecnológicos? Quem faria parte da equipe de desenvolvimento do projeto do sistema? 5- Como você irá justificar Investimento x Benefícios aos seus superiores ou proprietários da Fatec? 6- O que é necessário para a Fatec superar a sua barreira geografica de atuação? 7- Quais hardware você indicaria como dispositivo para a Fatec se transformar em uma empresa digital. Justifique o uso do hardware.


Carregar ppt "Aula 1 - A EMPRESA DIGITAL Wladimir da Costa. 2 Histórico Advento do computador - A Era da Informação - A nova Revolução Industrial; A automação dos escritórios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google