A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
Acessibilidade Engenharia de Usabilidade UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 – Renan – Jorge - Danilo Setembro/2005. Engenharia de Software - Turma

2 Acessibilidade -> Conceitos
Acessibilidade: Designa-se por acessível (do latim accessibîle) aquilo que se pode atingir, alcançar ou obter facilmente, o que é compreensível.

3 Usabilidade -> Conceitos
Usabilidade: “Um conjunto de atributos de software relacionado ao esforço necessário para seu uso e para o julgamento individual de tal uso por determinado conjunto de usuários” (ISO 9126). Usabilidade: “A capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.“ (ISO 9241)

4 Acessibilidade x Preconceito
Preconceito: Acessibilidade está geralmente associada às pessoas com limitações físicas ou sensoriais. A utilização da Acessibilidade somente beneficia as pessoas portadoras de necessidades especiais ?

5 Acessibilidade e Usabilidade
Dentro da Engenharia de Usabilidade: O termo “acessibilidade” associa disponibilidade da informação a todos os utilizadores, independentemente da tecnologia e plataforma utilizadas e das capacidades sensoriais e funcionais do utilizador.

6 Padrão W3C As recomendações deste documento explicam como tornar o conteúdo Web   acessível a pessoas com deficiências, destinando-se a todos os criadores de conteúdo Web   (autores de páginas e projetistas de sites) e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo  . O principal objetivo dessas recomendações é promover a acessibilidade. No entanto, sua observância faz também com que o conteúdo da Web se torne de mais fácil acesso a todos os usuários, independentemente da ferramenta usada (navegadores web para computadores de mesa, laptops, telefones celulares, ou navegador por voz) e das limitações associadas ao respectivo uso (ambientes barulhentos, salas mal iluminadas ou com excesso de iluminação, utilização sem o uso das mãos).

7 A quem se destina o "da Silva"?
O que é o "da Silva" O "da Silva" é um avaliador. Um avaliador é um software que detecta um código HTML e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está ou não dentro de um conjunto de regras. No nosso caso, a análise é feita usando as regras de acessibilidade do W3C/WAI. A quem se destina o "da Silva"? O "da Silva" é a ferramenta ideal para web-designers, web-masters e todas as pessoas que desenvolvem sites para a Internet e tenham a

8 Site avaliado: http://www. dcc. ufmg
Site avaliado: Baseado nas "Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0"

9 Acessibilidade Fontes: http://www1.acessobrasil.org.br/flash.htm
ABRA Acessibilidade Acessibilidade Brasil Da Silva

10 Acessibilidade Créditos: Danilo Jorge Renan
UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 Setembro/2005.


Carregar ppt "UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google