A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação da pesquisa realizada com usuários do site da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte. Autor : JOSIAS PIRES FERREIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação da pesquisa realizada com usuários do site da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte. Autor : JOSIAS PIRES FERREIRA."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação da pesquisa realizada com usuários do site da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte. Autor : JOSIAS PIRES FERREIRA FILHO – SMF/PBH Orientador : Prof. MARCELLO PEIXOTO BAX – ECI/UFMG

2 1. Introdução 2. O que é Informação 4. Metodologia 5. Resultados da pesquisa 6. Conclusão

3 A perspectiva da melhoria da satisfação do usuário de informações que acessam os sites das prefeituras municipais.

4 Conhecer as características do contribuinte ou cidadão usuário do site da Secretaria de Finanças; Conhecer suas necessidades e o quanto está satisfeito; Apresentar propostas que visem a melhoria do atendimento das necessidades de informação e serviços.

5 Para alguns estudiosos "a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um ponto a outro" (Shannon e Weaver); Para outros informação é a "matéria-prima de que deriva conhecimento" (McGarry); Artigos.

6

7 Utilizamos dois instrumentos na pesquisa: 1. Questionário na Internet. QuestionárioQuestionário 2. Acompanhamento das mensagens enviadas através do serviço Fale Conosco.

8

9

10

11

12

13

14 TempoFacilidade

15

16

17 Opinião dos estudantesOpinião geral

18 apresentação; 1. Insatisfação com a apresentação; conteúdo; 2. Insatisfação com o conteúdo; oferta de informação. 3. Insatisfação com a oferta de informação.

19 Usuários solicitaram informações que já estão disponíveis no site, exemplos: Como se obter as guias de IPTU; Quais os códigos das atividades dos prestadores de serviços (CNAE); Como ter acesso à Legislação Tributária.

20 Usuários consideram que algumas informações estão incompletas, exemplos: Como solicitar serviços nos postos de atendimento da Secretaria de Finanças; Como obter as Guias do ISS;

21 Os mais solicitados foram: Ter acesso e alterar o próprio cadastro; Obter a Certidão Negativa de Débitos; Acompanhar o andamento de processos.

22 Melhorar a busca às informações que já existem no site; Implantar sistema que permita o usuário ter acesso ao seu cadastro. Incrementar a oferta de novas informações e serviços.

23

24 Contribuição teórica: O uso de dois métodos de pesquisa de forma complementar. QUESTIONÁRIO FALE CONOSCO +

25 Contribuição prática: Diretamente, a melhoria da satisfação do usuário; Indiretamente, aumento da arrecadação.

26 Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (PRODABEL) Profª. Juliana Bemfica. Na Secretaria Municipal de Finanças (SMF/PBH) Alexandre Leite; Aléxis Ribeiro; Eduardo Mattos; Gilmara Gandra; Juliano Pimenta; Roberto Freitas; Sandra Balbino.

27 Fim Muito Obrigado!

28 Não foram utilizados na pesquisa: Testes quantitativos de usabilidade que permitem medir o uso do sistema, com programas espiões, que demarcam todo o percurso percorrido pelo usuário e o tempo gasto em cada um dos links na execução de uma tarefa; Programas que identificam o endereço na Internet (IP) de onde o usuário acessa o site.

29 O questionário não continha perguntas a respeito do nível de renda do usuário de informação e suas características étnicas e culturais. Entendemos que estas características não eram relevantes para a realização da nossa pesquisa, diante da decisão da Prefeitura de Belo Horizonte de implementar políticas públicas, que visam a democratização e ampliação do acesso à informação e serviços públicos para toda a população, independente do nível de renda do cidadão, cor, credo ou opção política.

30 Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. (é fácil e rápido de usar). Funcionalidade é a capacidade de um software prover funções que atendam a necessidades expressas e implícitas, quando usado nas condições específicas. (quantidade de funções)


Carregar ppt "Apresentação da pesquisa realizada com usuários do site da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte. Autor : JOSIAS PIRES FERREIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google