A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação."— Transcrição da apresentação:

1 uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
Análise do comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG: uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação. Fernando Cesar Lívia Valentim Izabela Stati Olívia Gutierrez

2 Objetivo geral Avaliar a influência/impacto das disciplinas “Introdução às fontes de informação”, “Fontes de informação para pesquisadores e profissionais” e “Acesso às fontes de informação em meio digital”, no comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG, no que diz respeito à busca por informações ligadas à área.

3 Objetivos específicos
Traçar um perfil sobre o comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG Contribuir para a discussão acerca do currículo do curso, tecendo considerações sobre a atualidade da proposta curricular vigente Estabelecer um estudo comparativo sobre a eficiência dos métodos utilizados para a realização dos estudos de usuários, bem como analisar as diferenças/equivalências nos resultados apurados.

4 Universo & Amostra O levantamento dos dados foi feito através de uma população de 467¹ alunos do curso de Biblioteconomia da UFMG. O número de respondentes foi um total de 56 alunos. ¹ Dados informados pelo Colegiado do Curso de Biblioteconomia da UFMG.

5 Instrumento de coleta de dados
Questionário 18 perguntas fechadas.

6 Análise quantitativa dos dados
Comportamento informacional: “a totalidade do comportamento humano em relação ao uso de fontes e canais de informação, incluindo a busca da informação passiva ou ativa” GASQUE (2010) apud WILSON (2000)

7 Análise quantitativa dos dados
Quantas horas por dia você utiliza a internet?

8 Análise quantitativa dos dados
Em que período do curso você se encontra?

9 Análise quantitativa dos dados
Você foi aprovado nas disciplinas de Fontes? 47 38 32 20 15 4 5 3 4

10 Análise quantitativa dos dados
Quais das fontes impressas a seguir você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? 30 10 12 28 12

11 Análise quantitativa dos dados
Quais das fontes impressas a seguir você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? 24 43 39 31 25 8

12 Análise quantitativa dos dados
Na sua opinião, qual a importância dos motores de busca, como o Google por exemplo, para acessar os trabalhos produzidos, referentes a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação?

13 Análise quantitativa dos dados
Qual a influência das disciplinas ligadas a fontes de informação na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no que diz respeito a otimização do seu processo de busca por informações para a realização dos trabalhos do curso?

14 Análise quantitativa dos dados
Você percebeu alguma alteração no seu comportamento de busca por informações, no geral, após ter cursado, pelo menos, uma das três referidas disciplinas?

15 Análise quantitativa dos dados
Dentre as três disciplinas citadas, qual você considera ter contribuído de forma mais efetiva na otimização das suas estratégias de busca por informação na área?

16 x Questionamentos Participação em grupo focal.
Repetição de conteúdo nas três disciplinas (Ementa), carga horária excessiva e conteúdo desconectado da realidade. (Avanços Tecnológicos. x Respostas obtidas na aplicação do questionário.

17 Questionamentos Aspectos que podem ter influenciado as respostas:
Questionário enviado pelo colegiado do curso. Comportamento “politicamente correto”. O fazer bibliotecário. (Teoria/Prática)

18 Considerações finais A contradição existente entre as respostas obtidas e a experiência dos integrantes no referido grupo focal, apontam para a necessidade de um aprofundamento neste estudo, através da realização de entrevistas ou de um novo grupo focal, que busque esclarecer essa dicotomia.

19 Considerações finais Referências
GASQUE, Kelley C. G. Dias, COSTA, S. M. de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, jan./abr. 2010, p Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/ article/view/1206/1355

20 FIM


Carregar ppt "uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google