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KODU Como desenvolver o raciocínio lógico dos alunos

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Apresentação em tema: "KODU Como desenvolver o raciocínio lógico dos alunos"— Transcrição da apresentação:

1 KODU Como desenvolver o raciocínio lógico dos alunos
Formador: José Marques 07 de Fevereiro de 2011

2 Objectivos da Sessão Apresentar o Kodu Como instalar Ambiente Virtual
Kodu Desenvolver o raciocínio lógico Apresentar o Kodu Como instalar Ambiente Virtual Criar um mundo Personagens Acções Criar um jogo

3 Kodu – o que é? Faz parte da Suite de Aprendizagem - Criatividade
O Kodu é uma linguagem de programação visual para criação de jogos, desenhado especificamente para crianças; A concepção de jogos baseia-se numa linguagem simples baseada em ícones e na lógica Quando  Faz Cada utilizador cria de raiz o seu próprio jogo e no final o pode partilhá-lo;

4 Kodu – o que permite? Criar jogos a 3D, que funcionam na Xbox 360 e PC; Permite construir um cenário de jogo (o mundo do jogo); Apresenta 20 personagens diferentes com diferentes habilidades controláveis através do teclado ou de um comando da Xbox; Coloca o aluno no papel criador do próprio jogo.

5 Kodu – na escola Colocam-se em prática conceitos matemáticos, geografia; Introduz uma lógica de programação e resolução de problemas sem códigos complexos; Desenvolve capacidades colaborativas, lógica e criatividade e não apenas programação; O aluno produz, cria, inventa…

6 Kodu – requisitos Sistema Operativo Windows 7, Vista e XP
Placa de vídeo que suporta DirectX 9. 0c e Shader modelo 2. 0 ou superior. .NET Framework 3. 5 ou superior XNA Framework 3. 1

7 Kodu – onde encontrar? Suite de Aprendizagem > Criatividade > Kodu

8 Kodu – Como instalar

9 Kodu – Como instalar

10 Kodu – Como instalar

11 Kodu – Como instalar

12 Kodu – Como instalar

13 Kodu – Como instalar

14 Kodu – Antes de iniciar

15 Kodu – Antes de iniciar

16 Kodu – Antes de iniciar

17 Kodu – Antes de iniciar

18 Kodu – Iniciar De acordo com as configurações definidas anteriormente, o KODU ao iniciar irá verificar se existem actualizações.

19 Kodu – Iniciar

20 Kodu – Iniciar

21 Kodu – Iniciar Resume – Abre o último jogo que foi construído;
Load World – Permite abrir um mundo já guardado; Options - Permite fazer definições quando abre ao Kodu;

22 Kodu – Iniciar Help – Menu de ajuda e que explica o funcionamento do Kodu; Quit Kodu – Ao clicar sai do programa.

23 Kodu – Iniciar Ao clicar em Resume o Kodu abre em modo Jogo, por isso carregue na tecla ESC do seu teclado.

24 Kodu – Iniciar

25 Kodu – Iniciar Permite tomar acções relativamente ao jogo.

26 Kodu – Iniciar Permite iniciar o jogo, que neste momento não tem qualquer elemento.

27 Kodu – Iniciar A mão é essencial na concepção pois permite deslocar pelo cenário. Nota: Outra forma de nos movimentarmos é recorrendo aos botões esquerdo e direito do rato e tecla de espaço.

28 Kodu – Iniciar Ao clicar em Object Tool, abre um novo menu onde pode escolher um grande número de personagens.

29 Kodu – Iniciar Ao clicar em Path Tool, é dada a possibilidade de escolher e definir caminhos ou barreiras.

30 Kodu – Iniciar Ao clicar em Ground brush, pode escolher diferentes tipos de solo e a forma. Para aumentar e diminuir o tamanho da marca usando as setas do teclado

31 Kodu – Iniciar Permite criar elevações, depressões e picos. Ao clicar numa das opções e ao clicar no terreno, automaticamente é feita a acção.

32 Kodu – Iniciar Ao clicar em Water Tool, é dada a possibilidade de escolher e o ambiente aquático do mundo Kodu.

33 Kodu – Iniciar Ao clicar em Delete Tool, elimina objectos do mundo;
Ao clicar na última opção acede às definições do jogo.

34 Kodu – Algumas dicas Tecla ESC Serve para voltar aos menus;
As setas do teclado servem para aumentar e diminuir as formas; Botão esquerdo do rato + space do teclado permite deslocar sobre o ecrã; Botão direito do rato + space do teclado permite fazer uma rotação 3D; Roda do rato – aproximar afastar; Para apagar o terreno, basta clicar com o botão direito e arrastar; O Termómetro é importante para verificar se o jogo tem ou não excesso de elementos

35 Kodu – O nosso primeiro jogo
Criar o mundo (terreno, elevações,…); Inserir objectos (Kodu, maçãs, rochas); Alterar a cor de alguns objectos; Incluir acções; Incluir pontuação; Terminar jogo. Objectivos

36 Kodu – O nosso primeiro jogo
Criar o mundo (terreno, elevações…); Objectivos

37 Kodu – O nosso primeiro jogo
Criar o mundo (terreno, elevações,…); Objectivos

38 Kodu – O nosso primeiro jogo
Inserir objectos (Kodu, maçãs, rochas); Objectivos

39 Kodu – O nosso primeiro jogo
Alterar a cor de alguns objectos (maçãs); Objectivos

40 Kodu – O nosso primeiro jogo
Alterar a cor de alguns objectos (maçãs); Objectivos

41 Kodu – O nosso primeiro jogo
Incluir acções ao Kodu Clique em: When e a seguir em see; Em DO, clique em + e escolha Move e adicione Toward; Terminamos a programação Clique em ESC. E a seguir em play. O KODU vai para junto do primeiro objecto que estiver mais perto. Vamos então colocar um filtro. Objectivos

42 Kodu – O nosso primeiro jogo
Incluir acções ao Kodu Objectivos

43 Kodu – O nosso primeiro jogo
Incluir acções ao Kodu Clique em Object Tool. Em cima do KODU, clique com o botão direito; Na programação: When, vamos incluir o objecto Apple. Clique em mais, escolha Objects e de seguida em maçã; Vamos incluir então um filtro apenas escolher maçãs vermelhas: When, a seguir à programação – See – Apple – escolha + e seleccione Colors Red; Objectivos

44 Kodu – O nosso primeiro jogo
Incluir acções ao Kodu Objectivos Para retirar a cor, basta clicar sobre a acção e clicar em Cut Title.

45 Kodu – O nosso primeiro jogo
Incluir acções ao Kodu Vamos agora escrever a segunda linha de código. When Bump + Apple  DO Eat. Vamos agora escrever a terceira linha de código. Nesta linha vamos dizer ao KODU que tem de andar sempre a procurar. When clique em More e Always  Do Move + Wander Objectivos

46 Kodu – O nosso primeiro jogo
Incluir acções ao Kodu Objectivos

47 Kodu – O nosso primeiro jogo
Incluir acções ao Kodu Agora vamos incluir uma pontuação: Maçã vermelha mais 2 pontos: When Bump + Apple + Colors + Red  Do Game - Score + 2 points Maçã verde menos 1 ponto: When Bump + Apple + Colors + Green  Do Game – Subtract - 1 points Objectivos

48 Kodu – O nosso primeiro jogo
Incluir acções ao Kodu Pode programar o fim do jogo: Clique em Score – Scores – e escolha a cor vermelha; Escolha Object Tool e a seguir clique com o direito na árvore. Objectivos

49 Kodu – O nosso primeiro jogo
Terminar o jogo Escolha Object Tool e a seguir clique com o direito na árvore. Escolha Program e escreva When Scored – 05 points – Scores - Red  Do Game End. Objectivos

50 Kodu – Movimentos controlados
Controlo de direcção com o teclado Objectivos

51 Kodu – Alterar as cores do céu
Alterar cores de fundo – SKY e Lighting: day Objectivos

52 Kodu – Alterar as cores do céu
Vamos colocar as mãos nas teclas Invente, Crie, Explore,… e agora…

53 Próxima Sessão

54 Obrigado! E-mail: eduwebca@microsoft.com
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