A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior."— Transcrição da apresentação:

1 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior de Educação de Viana do Castelo - IPVC

2 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Já pensaste como surgiu o computador? Para além de ter feito um longo caminho até chegar à tua escola… também fez um longo caminho ao longo dos tempos até ter o aspecto e as capacidades que tem hoje. Podemos afirmar que a história do computador começou no Médio Oriente, com o aparecimento do chamado ábaco. E, vocês sabem o que é o ábaco? O ábaco é uma moldura de madeira com umas bolinhas (como as de um colar) enfiadas em arames esticados. Deslizando-as de acordo com algumas regras, o que permite realizar contas de somar e de subtrair. Em 1834, Charles Babbage projectou uma máquina chamada analítica, que executava operações de matemática a partir de cartões com pequenos buraquinhos (cartões perfurados). Esta máquina possuía já os mesmos princípios físicos que constituem o computador moderno.

3 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Em 1945, foi construído o chamado ENIAC, capaz de receber e processar informação em alta velocidade e fazer vários cálculos em segundos! Pesava mais ou menos 30 toneladas (o mesmo que seis ou sete elefantes juntos) e ocupava 100 metros quadrados (a medida de um campo de futebol!) O seu tamanho era portanto muito grande e trazia muitos problemas! Apesar dos primeiros computadores gigantes terem sido construídos no início da década de 50, só em meados da década de 70 se consegue reduzir o tamanho dos componentes do computador, a utilização de outro tipo de material para a criação de componentes e, o aumento do poder de cálculo dos computadores permitiu criar o que conhecemos hoje de : PC que quer dizer computador pessoal (do inglês: Personal Computer).

4 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Componentes do computador PC – a parte mais importante é a caixa que contém o cérebro do computador. Este controla e toma decisões a partir das informações que recebe. Assim recebe dois tipos diferentes de informações: os dados (são os números 0 e 1, texto, imagens ou som) e as instruções (vêm dos programas e jogos) Monitor – é a parte do computador onde está instalado o ecrã, para podermos visualizar o que estamos a fazer Teclado – é um conjunto de teclas alfabéticas e numéricas que possibilita ao utilizador inserir texto no computador Rato – é um pequeno aparelho controlado pela mão, quando o rato se move desloca uma seta no ecrã do computador

5 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Colunas de som - são pequeno aparelhos através dos quais podes ouvir música gerada a partir do computador. Impressora – aparelho que permite imprimir diversas informações concebidas no computador (como texto e imagem) em papel Scanner - serve para digitalizar imagens. Ele possui uma superfície vidrada sobre a qual se coloca a imagem a digitalizar, como numa fotocopiadora. Assim podes passar por exemplo desenhos teus para o computador.

6 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa No PC podemos encontrar várias funcionalidades, vamos agora descobri-las: 1 – Botão ON/OFF – Serve para tu ligares e desligares o computador; 2 – Botão RESET - Serve para reiniciar (iniciares uma segunda vez) o computador quando ele bloqueia, sem teres que desligá-lo; 3 – Actividade do Sistema – Se a luz piscar é porque o computador está ligado e está a trabalhar; 4 – Unidade de disquetes – Permite leres e gravares informações para uma disquete; 5 – Unidade de CD-ROM – Serve para leres e gravares informações para um CD;

7 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa 6 – Unidade de DVD-ROM – Serve para leres e gravares informações para um DVD 7 – Botão de EJECT – Serve para abrires a porta da unidade para introduzires o DVD ou o CD 8 – Entrada de auscultadores – para tu ligares uns auscultadores ao PC, assim podes curtir a música só para ti.

8 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Após termos aprendido um pouco sobre a história do computador e, termos ficado a conhecer os seus componentes, vamos agora ligar o computador para aprendermos um pouco mais. Vamos passar agora a descobrir o mundo novo que lá podemos encontrar e, quais os programas que existem para podermos trabalhar.

9 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Vamos ligar o computador e vamos ver o que é o Ambiente de Trabalho? Ambiente de Trabalho é a imagem que nos aparece no ecrã assim que ligamos o computador. (tal como podes ver na imagem seguinte) Porém, quando ligamos computadores diferentes, as imagens e as cores variam, uma vez que és tu próprio a escolhê-la. Mas, o essencial que lá se encontra são os ícones. Aqueles pequenos desenhos que nos mostram alguns programas que podemos utilizar para trabalhar e, algumas pastas que lá se encontram guardadas.

10 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa E sabes como se cria uma Pasta no Ambiente de Trabalho? 1º Passo – Clicas no botão direito do rato. (e irá aparecer-te uma imagem igual a esta) 2º Passo – Escolhem a Opção NOVO, passando com o rato por cima da palavra.

11 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa 3º Passo – Agora, só falta clicares, com o botão do lado esquerdo do rato, em cima da palavra PASTA. Surge-te, então, uma nova Pasta no Ambiente de Trabalho. Por fim, escreve o teu nome, e prime a tecla ENTER. Assim, a pasta ficará com o teu nome.

12 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Para escreveres um texto, qual é o programa que vamos utilizar? Exactamente, o Microsoft Word. E onde podemos encontrar, esse programa? No Ambiente de Trabalho, através do ícone relativo a este programa, ou então, através do menu INICIAR – Todos os Programas – Microsoft Word

13 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa E, como imprimes o teu trabalho? Para imprimires o teu trabalho, tens de clicar em cima da palavra Ficheiro. Aparece-te, então, uma caixinha com varias opções que podes escolher. Assim, deslocas-te com o rato até a palavra IMPRIMIR. E, surge-te uma janela deste género. Depois, basta clicares em OK, e o teu texto começara a ser imprimido.

14 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa E, para guardares o teu trabalho? Sabes que este é um aspecto importante para o teu trabalho, porque se o computador se desliga sem o teres guardado, vais acabar por perde-lo. E, não queres ficar de novo a passa-lo, pois não? Então, para guardá-lo, precisas de clicar em cima da palavra FICHEIRO. E, aparece-te as vários opções que podes escolher, neste caso, irás clicar em GUARDAR COMO. E, terás de ter em atenção onde se encontra a pasta onde queres guardar o teu trabalho e o nome que lhe pretendes dar.

15 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa E, para inserir uma imagem? Para inserires uma imagem, precisas de clicar em cima da palavra INSERIR, no menu superior. E, aparece-te as vários opções que podes escolher, neste caso, irás clicar em IMAGEM - CLIPART. Aqui irão surgir várias possibilidades e diferentes temas, nos quais tu podes escolher.

16 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Agora que já aprendeste um pouco mais sobre o computador e, sobre um dos seus programas é a vez de colocares em prática isso. Para isso vais digitar um pequeno texto, está bem? Vamos ao trabalho?

17 Formadora: Isabel Saraiva Barbosa FIM Bom trabalho


Carregar ppt "Formadora: Isabel Saraiva Barbosa Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google