A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo da Matéria O que é matéria? Tudo o que existe é matéria que pode ser definida como: TUDO QUE TEM MASSA E OCUPA UM LUGAR NO ESPAÇO (Volume).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo da Matéria O que é matéria? Tudo o que existe é matéria que pode ser definida como: TUDO QUE TEM MASSA E OCUPA UM LUGAR NO ESPAÇO (Volume)."— Transcrição da apresentação:

1

2 Estudo da Matéria O que é matéria? Tudo o que existe é matéria que pode ser definida como: TUDO QUE TEM MASSA E OCUPA UM LUGAR NO ESPAÇO (Volume).

3 Estados Físicos da matéria:
Sólido – forma e volume constante (partículas bem agrupadas) Líquido – forma variável e volume constante (partículas menos agrupadas) Gasoso – forma e volume variáveis (partículas distantes)

4 EXEMPLOS: SÓLIDO LIQUIDO GASOSO

5 Matéria - propriedades
Como distinguimos um elemento do outro? Pelo sabor ou odor. Quanto identificamos substâncias por suas diferenças ou semelhanças estamos nos referindo as PROPRIEDADES da matéria

6 PROPRIEDADES DA MATÉRIA
PROPRIEDADES GERAIS PROPRIEDADES FUNCIONAIS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS

7 PROPRIEDADES GERAIS Massa Volume Inércia impenetrabilidade Dureza
As propriedades gerais são comuns a todos os materiais.

8 PROPRIEDADES FUNCIONAIS
Hidrocarbonetos são inflamáveis. Os ácidos têm sabor azedo. Os sais fundidos conduzem corrente elétrica. As propriedades funcionais são aquelas apresentadas por um grupo de substâncias, chamado função química .

9 PROPRIEDADES ESPECÍFICAS
Ponto de Fusão / Solidificação Ponto de Ebulição / Liquefação Densidade ou Massa Específica Coeficiente de Solubilidade As propriedades específicas caracterizam cada tipo de substância .

10 Ponto de Fusão / Solidificação
Ponto de Fusão é a temperatura em que uma substância muda do estado sólido para o estado líquido. Ponto de Solidificação corresponde ao processo inverso, embora as temperaturas sejam equivalentes. Obs. O PF e o PS são obtidos em uma dada pressão, quando esta não é citada, considera-se a pressão atmosférica

11 Ponto de Ebulição / Liquefação
Ponto de Ebulição é a temperatura em que uma substância muda do estado líquido para o estado gasoso. Ponto de liquefação corresponde ao processo inverso, embora as temperaturas sejam equivalentes. Obs. O PE e o PL são obtidos em uma dada pressão, quando esta não é citada, considera-se a pressão atmosférica

12 O fenômeno físico não altera a natureza da matéria.
SUBLIMAÇÃO FUSÃO VAPORIZAÇÃO SOLIDIFICAÇÃO CONDENSAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO O fenômeno físico não altera a natureza da matéria.

13 RESPONDA AGORA SE VOCÊ ENTENDEU:
1. O QUE É MATÉRIA?

14 2. Quais os estados físicos da matéria?

15 3. Quais as propriedades da matéria?

16 4. Cite as mudanças dos estados físicos da matéria?
Fim de Aula


Carregar ppt "Estudo da Matéria O que é matéria? Tudo o que existe é matéria que pode ser definida como: TUDO QUE TEM MASSA E OCUPA UM LUGAR NO ESPAÇO (Volume)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google