A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Natureza corpuscular da matéria. Toda a matéria é constituída por corpúsculos em constante movimento, entre os quais existe espaço vazio. Exemplo: Imagina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Natureza corpuscular da matéria. Toda a matéria é constituída por corpúsculos em constante movimento, entre os quais existe espaço vazio. Exemplo: Imagina."— Transcrição da apresentação:

1 Natureza corpuscular da matéria

2 Toda a matéria é constituída por corpúsculos em constante movimento, entre os quais existe espaço vazio. Exemplo: Imagina que desenhas um ponto com o lápis no teu caderno… Nesse ponto existem cerca de de corpúsculos, que constituem a grafite do teu lápis!

3 Natureza corpuscular da matéria Os corpúsculos têm dimensões muito reduzidas. Actualmente já é possível ver esses corpúsculos, as moléculas, os átomos e iões.

4 Natureza corpuscular da matéria A agitação dos corpúsculos relaciona-se com os estados físicos da matéria e com a temperatura. Maior temperatura Maior agitação Menor temperatura Menor agitação

5 Estados físicos e agitação dos corpúsculos Os estados físicos da matéria explicam-se em termos de organização corpuscular. EstadosólidoGrandeorganização Forças de ligação fortes

6 EstadolíquidoMédiaorganização médias Estados físicos e agitação dos corpúsculos

7 EstadogasosoPequenaorganização Forças de ligação fracas

8

9 Estado sólido Estado gasoso Estado líquido Fusão Solidificação Sublimação Condensação Vaporização Estados Físicos

10 A Pressão dos Gases O estado gasoso é o estado físico em que há maior liberdade de movimento dos corpúsculos, menores forças de ligação e menor organização corpuscular. No balão os corpúsculos estão em constante movimento e chocam contra as suas paredes.

11 A Pressão dos Gases Cada corpúsculo exerce uma força muito pouco intensa na superfície do balão. Como o número de corpúsculos do gás que enche o balão é muito grande a força exercida na superfície do balão é muito intensa.

12 Pressão de um gás é a força que os corpúsculos que constituem o gás exercem por unidade de área da superfície em que chocam. Quando se divide o valor da força exercida por todos os corpúsculos que chocam ao mesmo tempo com a superfície do balão, pela área da superfície do balão obtem-se o valor da pressão. A Pressão dos Gases Newtons (N) Metros quadrados (m 2 ) N/m 2 ou Pascal (Pa)

13 A pressão de um gás depende da temperatura: Maior temperatura Maior pressão Menor temperatura Menor pressão Pressão e temperatura

14 A pressão de um gás depende do volume do recepiente: Maior volume Menor pressão Menor volume Maior pressão Pressão e volume


Carregar ppt "Natureza corpuscular da matéria. Toda a matéria é constituída por corpúsculos em constante movimento, entre os quais existe espaço vazio. Exemplo: Imagina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google