A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estado Gasoso E suas características Carlos Bernardino Col. Manuel Bernardes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estado Gasoso E suas características Carlos Bernardino Col. Manuel Bernardes."— Transcrição da apresentação:

1 Estado Gasoso E suas características Carlos Bernardino Col. Manuel Bernardes

2 Estado gasoso Tem como características macroscópicas conhecidas de todos o volume e forma variáveis. Essas características podem ser explicadas pelo facto das unidades estruturais (moléculas ou átomos) estarem muito afastadas entre si. Se as moléculas (ou átomos) estão muito afastadas não têm ligação entre si. Se não têm ligação entre si, andam livres, aleatóriamente.

3 Gás ideal Num gás as moléculas descrevem um movimento aleatório no recipiente em que se encontram. Como as moléculas estão muito afastadas, a distância que as separa é MUIIIIIIITOOO maior que o tamanho das moléculas. Nessas condições consideramos que as moléculas nunca chocam ou interagem umas com as outras: temos um gás ideal.

4 As partículas de um gás não colidem umas com as outras mas têm de chocar e interagir com as paredes do recipiente em que se encontram! O recipiente é sólido... Se não chocassem o gás saia desse recipiente. Ao chocar com as paredes do recipiente as partículas vão exercer uma determinada força. Essa força dá origem à...

5 PRESSÃO Será tanto maior, quanto maior for a força exercida. Isso varia com o tamanho do recipiente (S) e a força que nele é exercido. F – Força (N) S – área de superfície (m 2 ) P – Pressão (Pascal, Pa=N/m 2 ), tem muitas unidades possíveis: mmHg, atm, torr…

6 Mais importante A pressão varia então com... A temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a velocidade média das moléculas, logo maior pressão no recipiente O número de moléculas. Mais moléculas fazem mais colisões, logo mais força nas paredes do recipiente. O Volume. Maior volume vai diminuir o número de colisões por segundo, logo diminui a pressão. (VEJAMOS UM SIMULADOR)

7 Resume-se em Que podemos complicar, usando muitas expressões do tipo P1V1=P2V2, etc Pressão Volume Quantidade de gás constante temperatura

8 Sr. Avogadro MUITO simples: Em condições PTN(0ºC, 1atm), 1 mole de moléculas de gás ocupam 22,4 litros. SEJA QUAL FOR A MOLÉCULA!


Carregar ppt "Estado Gasoso E suas características Carlos Bernardino Col. Manuel Bernardes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google