A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Cinética dos Gases

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Cinética dos Gases"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Cinética dos Gases
Aula de Física Abril de 2013

2 Teoria Cinética dos Gases
GASES ESTÃO EM MOVIMENTO DESORDENADO, DENOMINADO AGITAÇÃO TÉRMICA. AS MOLÉCULAS SE ENCONTRAM EM MOVIMENTO DESORDENADO, REGIDO PELOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA MECÂNICA NEWTONIANA.

3 Teoria Cinética dos Gases
As moléculas não exercem força umas sobre as outras, exceto quando colidem (elas realizam movimento retilíneo e uniforme). As colisões das moléculas entre si e contra as paredes do recipiente que as contém são perfeitamente elásticas e de duração desprezível (conservação da energia cinética e da quantidade de movimento).

4 Teoria Cinética dos Gases
As moléculas têm dimensões desprezíveis em comparação aos espaços vazios entre elas (o volume do gás é o volume do espaço entre as moléculas, que corresponde ao volume do recipiente onde o gás se encontra). 1 molécula de He = 2, m Distância média entre duas moléculas = m Volume ocupado por cada molécula = m3

5 Teoria Cinética dos Gases
A propriedade que um gás possui de se expandir e de se difundir através de pequenos orifícios é consequência do movimento rápido de suas moléculas. Os gases são facilmente compressíveis porque a distância entre as moléculas pode ser diminuída sem que elas se deformem. Um gás mistura-se rapidamente com outro porque as moléculas de um gás ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro. Os gases têm baixa densidade porque seu volume consiste praticamente, de espaços vazios.

6 Pressão (p) exercida por um gás perfeito
p = 1 F 3 A a = v t  = m  m =  . V V V = A . h v F = m . a F = m . v t F =  . V . v t F =  . A . h . v t p = 1 . A . v² 3 A F =  . A . v²

7 Energia Cinética do Gás Perfeito
p . V = n . R . T A energia cinética de um determinado número de mols de um gás perfeito é diretamente proporcional à temperatura absoluta.

8 Velocidade média das moléculas do gás

9 Energia Cinética média por molécula do gás
k = 1, –23 J/K constante de Boltzmann Gases diferentes à mesma temperatura têm a mesma energia cinética média por molécula.


Carregar ppt "Teoria Cinética dos Gases"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google