A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

…uma mente, dois cérebros…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "…uma mente, dois cérebros…"— Transcrição da apresentação:

1

2 …uma mente, dois cérebros…

3 Foi feita esta pergunta a mais de 10.000 pessoas:
Durante as últimas duas décadas procura-se entender a origem do PROCESSO CRIATIVO. Foi feita esta pergunta a mais de pessoas: Em que situações surgiram as suas melhores ideias?

4 Quando obtens suas melhores ideias?
As respostas obtidas foram surpreendentes, tendo em vista que a maioria das pessoas passam a maior parte do seu tempo no ambiente de trabalho. 97% 3% • Trabalhando… • Durante o banho • Antes de dormir • Descansando • Caminhando • Conversando • Meditando • Refletindo • Contemplando • Ouvindo música • E outras atividades lúdicas... Quando obtens suas melhores ideias?

5 Por que isto acontece? Temos mais de um cérebro… Um “faz o trabalho”. O outro intue “ideias criativas” que não tem nada que ver com o trabalho...

6 Platão foi o primeiro a postular, no mundo ocidental, a ideia de que há dois aspectos distintos na mente humana. A um destes aspectos chamou “Logistikon”, o lado racional do ser humano. Ao outro chamou “Nous”, a parte intuitiva das pessoas.

7 No Ocidente, a maioria das pessoas não tinham ideia do que Platão quiz dizer com a sua teoría sobre as funções dos dois cérebros e a ignoraram por centenas de anos, ou mais. Em contrapartida, no Oriente, as pessoas entenderam os principios que regem os lados esquerdo e direito do cérebro e os aplicaram no aprimoramento da sua natureza física, mental, e espiritual.

8 até que se deram conta de que o mesmo era composto
Depois veio a Era da Razão, seguida da Era da Ciência, e assim começaram as pesquisas dos mistérios que envolviam a natureza psico-física do ser humano e do universo. No Século XIX, os cientistas começaram a especular a respeito do cérebro, até que se deram conta de que o mesmo era composto por duas metades ou “hemisférios”, que provavelmente controlavam diferentes aspectos do organismo humano. Com o passar do tempo, uma série de teorias começaram a ser criadas sobre os “dois cérebros”... ...muitas das quais estavam de acordo com o que Platão havia descoberto há anos…

9 O lado esquerdo está associado com o intelecto, e está relacionado com o pensamento convergente, abstrato, analítico, calculado, linear, sequencial e objetivo; concentra-se nos detalhes e nas partes do todo. Este lado produz pensamentos que são diretos, verticais, sensíveis, realistas, frios, poderosos e dominantes Os engenheiros têm fama de usar este tipo de pensamento…

10 e se concentra no TODO das coisas.
O lado direito está associado com a intuição e está relacionado com o pensamento divergente, imaginativo, metafórico, não linear, subjetivo e se concentra no TODO das coisas. Este lado produz pensamentos que são flexíveis, divertidos, complexos, visuais, diagonais, místicos e abstratos. Os artistas, músicos, inventores, e empreendedores têm fama de usar esse tipo de pensamento (junto com algum dos rebeldes companheiros seus de trabalho, dos quais VOCÊ pode ser um deles…)

11 Quando uma pessoa está trabalhando, a maior parte do tempo usa o lado
esquerdo do cérebro e concentra-se nos detalhes, na busca de solução de problemas, e no aprimoramento de sua área de conhecimento, investigação e trabalho. Lógica e praticidade estão na ordem do dia. Afinal, isto não é tão mau, pois, tendo o lado esquerdo do cérebro feito o trabalho pesado, o lado direito pode emergir com ideias novas e possibilidades fora dos padrões habituais. Mas deve-se levar em conta que o lado direito do cérebro é “tímido”, pois dificilmente é convidado para exercer as suas funções.

12 Praticar ações que o lado direito controla !
Então, o quê devemos fazer para que as funções do lado direito de nosso cérebro estejam mais presentes em nossa vida diária ? Praticar ações que o lado direito controla !

13 …por exemplo… Sair para passear Exatamente isto: vá caminhar, dar uma volta, inclusíve pular ou correr. Quando seu corpo se move, seu lado direito se ativa. …Sabia que Mozart fazia exercício antes de compor?

14 Escute música relaxante
Quando estiver estudando procure ouvir músicas instrumentais que não atraiam a sua atenção, pois assim o conhecimento será transferido para sua memória através do hemisfério esquerdo do seu cérebro. Yokimura Nakamatsa, inventor japonês com mais de patentes registradas, escuta sempre a nona sinfonia de Beethoven antes de elaborar seus projetos.

15 Desenhe, pinte, faça esculturas, ou qualquer outro trabalho artístico.
Crie representações visuais de seu objetivo ou ideia.

16 Manifeste o seu contentamento e humor !
“Ahá” e “há,há,há” estão muito conectados. O riso nos libera da tiranía da lógica e da linearidade.

17 Mude seu visual Mude o aspecto do seu espaço de trabalho e lazer. Use posters inspiradores. Reordene sua coisas. Mude ou renove os seus antigos hábitos.

18 Procure sentir com os olhos do seu coração…
V I S U A L I S E Procure sentir com os olhos do seu coração… o que está tentando ver racionalmente. “Raramente penso com palavras.” Albert Einstein

19 BUSQUE: Relaxe; Reflita; Medite; Interiorize; Contemple; E a inspiração se manifestará.

20 Sempre que possível ative o lado direito do seu cérebro?
1. Para não ter que esperar até sair do trabalho para ter uma boa ideia; 2. Para não ficar limitado e pensar somente de forma racional e linear, OUÇA, VEJA E SINTA o seu lado emocional e intuitivo.

21 Este é o segredo: Exercitar as funções dos dois lados do cérebro
Dica: mova-se fluidamente de um lado para o outro sempre que possível.

22 Para que lado gira a figura?
TESTE Se você vê a figura girando no sentido dos ponteiros do relógio está utilizando o hemisfério direito de seu cérebro. Se ver a figura girar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio está utilizando o hemisfério esquerdo de seu cérebro. Algumas pessoas podem vê-la girar em ambos sentidos, outras so conseguem vê-la girar em um só sentido. Se você consegue ver a figura girar em ambos sentidos (um de cada vez), dizem os experts que seu QI está acima de 160. Para que lado gira a figura?

23 Funções do lado esquerdo do Cérebro Funções do lado direito do Cérebro
emprego da lógica orientado a detalhes baseado em feitos, palavras e linguagem presente e passado Matemáticas e ciência pode compreender o conhecimento reconhece ordem/percepção de modelos Conhece o nome de objetos baseado na realidade formas de estratégias pratico seguro Funções do lado direito do Cérebro usa os sentimentos orientado a ver o panorama geral imaginativo símbolos e imagens presente e futuro filosofía e religião pode ampliar crê aprecia percepção espacial sabe a função dos objetos baseado na fantasía apresenta possibilidades impetuoso assume riscos

24 F I M © Idea Champions, 2003 pps criado e desenvolvido por
Reedición de formato e incorporación del test de la bailarina cortesía de Carlos Rangel Santiago de Querétaro, Mex. Abr.2008


Carregar ppt "…uma mente, dois cérebros…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google