A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimento Revolucionário 8 de Outubro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimento Revolucionário 8 de Outubro"— Transcrição da apresentação:

1 Movimento Revolucionário 8 de Outubro
MR-8

2 Contexto histórico O Brasil vivia uma Ditadura militar, onde não havia o direito de expressão, a censura era muito grande e todo o poder do país estava concentrado na mão do executivo. Regime em que qualquer tipo de manifestação acabava em prisão, tortura e assassinato. O povo clamava por liberdade.

3 Ditadura Militar, nunca mais!

4 Manifestações:

5 MR-8 O que é isso companheiro?
 Foi uma organização política que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira. Surgido em 1964 com o nome de Dissidência do Rio de Janeiro, foi depois rebatizado, inspirado no dia em que Ernestro “Che” Guevara foi preso na Bolívia, em 8 de outubro de 1967.

6

7 Objetivos do MR8 Tinha como objetivo a instalação de um Estado socialista no Brasil e acabar com a ditadura.

8 Quem fazia parte desse grupo?
Os grupos de Esquerda armada no Brasil foram formados, em sua maioria, por estudantes secundaristas e universitários influenciados pelas teses marxista-leninista. Mas também existiram guerrilheiros oriundos do exército, de sindicatos e de alas progressistas da Igreja Católica.

9 Sequestro do embaixador
Tornou-se nacional e internacionalmente conhecida pelo sequestro do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969.

10 Exigências: O plano funcionou, as exigências foram aceitas e os prisioneiros foram libertados. Os integrantes do grupo foram duramente perseguidos e reprimidos o que levou à quase extinção da organização.

11 Operações armadas Mesmo com as perseguições, as operações armadas, como roubos e assaltos a continuaram.

12 Outras ações importantes
No MR-8 militava Lara Lavelberg, companheira do ex-capitão Carlos Lamarca e em 1971, com a quase completa destruição da VPR da qual ele era um dos dirigentes, o MR-8 passou a contar com a militância do líder guerrilheiro. Aquele ano, porém, Lamarca foi morto na Bahia Seguindo-se à morte de Iara em Salvador, pouco menos de um mês antes

13 Quem fim levou o MR-8 ? Em 1971 a repressão do regime militar aumentou muito e o MR-8 quase chegou ao fim em 1972. A maioria dos militantes se refugiaram no Chile, onde a direção teve que se reestruturar. A luta armada deu lugar ao jogo político e o MR-8 aproximou-se do MDB, tendo Orestes Quércia como principal liderança. O grupo passa a editar o periódico “Hora do Povo”.

14 Até hoje o MR-8 continua atuando como uma corrente dentro do PMDB, aparecendo em movimentos sindicais e nas diretorias da União Nacional dos Estudantes (UNE). O braço juvenil é conhecido como Juventude Revolucionária Oito de Outubro (JR-8). Politicamente o MR-8 tem afinidade atualmente com o regime socialista cubano e também com o presidente venezuelano Hugo Chávez.

15 Nele vocês encontram informações e podem estudar para a prova!
Grupo: Felipe Fernandes Victor Mateus Tales de Marco Anna Letycia Se tiver interesse em saber mais sobre esse movimento visite nosso blog: Nele vocês encontram informações e podem estudar para a prova!


Carregar ppt "Movimento Revolucionário 8 de Outubro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google