A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rumos da América Latina no Século XX

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rumos da América Latina no Século XX"— Transcrição da apresentação:

1 Rumos da América Latina no Século XX

2 Redemocratização (Neoliberalismo, Neopopulismo e “Neoesquerdismo”)

3 A partir da década de 1980, várias nações que conviveram com o regime militar, ditadura e desrespeito à democracia e aos direitos do cidadão (durante as décadas anteriores). Foram surgindo várias revoluções e revolucionários, por muitos países da América Latina, promovendo com muita luta o retorno à democracia.

4 Como em Cuba com: Fidel Castro

5 Raul castro e

6 Ernesto Che Guevara

7 Inicialmente esse processo trouxe consigo uma onda de esperança por dias melhores. Pois os governos autoritários haviam sido superados e novos ares de liberdade apontavam para o progresso. Mas, muito cedo percebeu que não havia circulação ao capital estrangeiro. No fim da década de 1980 e o início da de 1990 trouxeram grandes crises econômicas. Com a dívida externa vindas dos governos anteriores, no período de autoritarismo, os governos que tinham iniciado ao poder, teriam de trabalhar muito para superar esse momento.

8 Dentre as ações governamentais mais utilizadas nessa fase, destacamos a imposição de arrochos salariais associados à tentativa de corte de gastos públicos. Visando a retirar do Estado algumas de suas responsabilidades consideradas excessivas, promoveu-se um amplo processo de privatização de empresas estatais, seguindo o pensamento econômico neoliberal, que prega a presença mínima do Estado na economia. Importações foram liberadas, o que deveria trazer a concorrência para o produto nacional, segurando assim a inflação.

9 Assim, os países latino-americanos foram superando a fase aguda de suas crises. O relativo equilíbrio trouxe novos sonhos e esperança, abrindo espaço para novas ideias políticas e econômicas. Por outro lado, a permanência de desigualdades sociais e de governos ainda dominados por uma minoria desliga, ou melhor, propositalmente desligada das reais necessidades populares abriu caminho para novas propostas populares.

10 O Neopopulismo, assim definido, pois procura sempre o apoio popular, e essa nova forma política os países latino-americanos vem se estabelecendo no poder desde a virada do século. Estudiosos afirmam que essa política seria uma forma de “neoesquerdismo”, ou seja, uma adaptação latino-americana às novas condições políticas e econômicas mundiais. A defesa tradicional dos ideais de esquerda acabou aos poucos saindo do contexto de muitos, com o fim da União Soviética. Muitas críticas às propostas comunistas mais firmadas quanto uma ideia perderam espaço, o que abriu caminho para uma espécie de “esquerda ponderada”.

11 Hoje, podemos perceber que os governos atuais dos países da América Latina possuem grandes traços do neopopulismo, mas são levados em níveis diferentes de acordo com cada país, com até distâncias consideráveis entre um e outro. Mas ainda sim possuem em comum a proximidade com os anseios populares. Ou seja, o neopopulismo, que está presente nos dias atuais, teve seu início entre revoluções por mais democracia, contra o militarismo e mais presença do povo e menos do Estado na economia.

12 Integrantes: 9ºA


Carregar ppt "Rumos da América Latina no Século XX"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google