A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964 Características Gerais: Guerra Fria e bipolarização mundial entre Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964 Características Gerais: Guerra Fria e bipolarização mundial entre Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista)."— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964 Características Gerais: Guerra Fria e bipolarização mundial entre Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista). Na política externa o Brasil se aproximava dos Estados Unidos e rompia de vez como socialismo. A Constituição de 1946 propiciou a redemocratização do país. Tinha aspectos liberais: sistema presidencialista e regime federativo; sistema representativo, voto secreto, universal e obrigatório para maiores de 18 anos (exceto analfabetos, cabos e soldados); maior autonomia a Estados e Municípios; três poderes independentes; incorporação da CLT; liberdade de expressão.

2 POPULISMO Com a industrialização e o crescimento das cidades, as camadas trabalhadoras urbanas tornaram-se importante massa de manobra política, levando a ação governamental e a propaganda oficial a buscarem identificação com anseios básicos da população, tais como salário, emprego, assistência social e consumo. ASPECTOS ECONÔMICOS Oscilação entre o incentivo à indústria brasileira (nacionalismo) e o favorecimento às multinacionais (abertura ao capital estrangeiro); Industrialização acelerada e grande produção de bens de consumo duráveis; Crescimento da inflação e da dívida externa; Permanência das desigualdades sociais e de elevados índices de pobreza e exclusão.

3 EURICO GASPAR DUTRA – 1946 a 1951 Cria o PLANO SALTE – Saúde, Alimentação, Transporte e Energia. Não conseguiu atingir todas as metas. Cassou o PCB e rompeu com a URSS. Se aproximou dos Estados Unidos – Harry Truman: a América para os americanos. Por apoiar o liberalismo econômico, houve um retrocesso da indústria nacional. GETÚLIO VARGAS – 1951 a 1954 Cresce o populismo varguista – nacionalismo e populismo. Voltou a incentivar a indústria nacional. Em 1953 criou a Petrobrás. Aumentou em 100% o salário mínimo. Deu incentivo às leis trabalhistas. Por isso recebeu a oposição das oligarquias e do capital estrangeiro. Em , se SUICIDOU com medo de ser deposto. Deixou uma carta testamento, onde dizia que sairia da vida para entrar na história. Com a morte de Vargas o vice-presidente Café Filho comandou o país até o final de 1955.

4 JUSCELINO KUBISTSCHEK – 1956 a Vice-Presidente era João Goulart. Se elege dizendo que iria implantar o Plano de Metas: energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Seu projeto desenvolvimentista se resumia no lema: cinquenta anos de progresso em cinco a de governo. Para isso abriu o Brasil ao capital estrangeiro. Incentivou a indústria automobilística, construiu Brasília (inaugurada em ), e para isso fez muitos empréstimos internacionais. Com isso houve crescimento da dívida externa. Juscelino abriu o Brasil ao capital estrangeiro. O Plano de Metas foi bem sucedido com referência à produção industrial, com predominância da produção de bens de capital (siderurgia, indústria mecânica, etc.).

5 JÂNIO QUADROS Vice-Presidente era João Goulart. Se elegeu com o discurso em defesa do moralismo e do combate à corrupção. Dizia que iria varrer toda a corrupção para fora do país, por isso seu símbolo de campanha era uma vassourinha. Política externa independente: restabeleceu relações diplomáticas com a União Soviética, declarou apoio à revolução Cubana e condecorou o líder revolucionário Ernesto Che Guevara. Dificuldades econômicas: medidas austera para combater a inflação, resultando em recessão econômica. Para enfrentar a crise financeira, criou uma política antiinflacionária, restringindo os créditos, congelando os salários e incentivando as exportações. Com isso teve oposição de quase todos os setores sociais. Em renunciou com sete meses de governo, afirmando estar sendo pressionado por forças terríveis. Isso gerou uma crise política, uma vez que o vice, João Goulart, estava fora do país, tendo o poder passado ao presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli. Muitos não queriam deixar João Goulart tomar posse.


Carregar ppt "REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964 Características Gerais: Guerra Fria e bipolarização mundial entre Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google