A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof Vilmar A. Silva Neoliberalismo. Conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof Vilmar A. Silva Neoliberalismo. Conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo."— Transcrição da apresentação:

1 Prof Vilmar A. Silva Neoliberalismo

2 Conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

3 Neoliberalismo Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.

4 Características do Neoliberalismo (princípios básicos): mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; política de privatização de empresas estatais; livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;

5 Características do Neoliberalismo (princípios básicos): abertura da economia para a entrada de multinacionais; adoção de medidas contra o protecionismo econômico; desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;

6 Características do Neoliberalismo: diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; posição contrária aos impostos e tributos excessivos; aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;

7 Características do Neoliberalismo: contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços; a base da economia deve ser formada por empresas privadas; defesa dos princípios econômicos do capitalismo

8 Conseqüências: Elevação das taxas de juros; Contração da emissão de moeda monetária; Diminuição da taxação de altos rendimentos; Abolição sobre os fluxos financeiros; Criação de níveis maciços de desemprego; Controle e repressão do movimento sindical; Corte dos gastos sociais pela desmontagem dos serviços públicos; Amplo programa de privatizações.

9 LIBERALISMO NEOLIBERALISMO Combater as restrições pré-capitalistas; Na agricultura, o Liberalismo promovia um desmantelamento das unidades agrícolas auto-suficientes Abriam mercados; Converteu os camponeses em proletários; Forçado a aceitar a legislação trabalhista, a previdência social e as empresas públicas; Estimulou o crescimento das cidades e dos complexo urbano-industrial. Luta contra o capitalismo sujeito às influências do sindicalismo. Prejudicam a indústria nacional, pública e privada.Mudam o mercado doméstico para o mercado externo, para atender consumidores internacionais. Convertem os trabalhadores assalariados em setores informais ou autônomos. Prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislação social e representa um retorno a fase inicial do liberalismo. Prejudica as cidades, transformando-as em enormes favelas, dividindo-as entre muito ricos/muito pobres.

10 As políticas do modelo neoliberal podem ser resumidas em cinco metas essenciais, são elas: Estabilização de preços e contas nacionais; Privatização dos meios de produção e das empresas estatais; Liberalização do comércio e do fluxo de capitais; Desregulamentação da atividade privada; Austeridade fiscal e restrições aos gastos públicos; Na realidade, o neoliberalismo formula um mundo formado por indivíduos, e supõe-se que tais indivíduos devam comportar-se de forma competitiva para maximizar os lucros.


Carregar ppt "Prof Vilmar A. Silva Neoliberalismo. Conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google