A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neoliberalismo Capitalismo Selvagem. Introdução Neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neoliberalismo Capitalismo Selvagem. Introdução Neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação."— Transcrição da apresentação:

1 Neoliberalismo Capitalismo Selvagem

2 Introdução Neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman.

3 Queda do liberalismo clássico O declínio do liberalismo clássico remonta ao final do século XIX. Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, e a subsequente Grande Depressão, a queda foi vertiginosa. A partir daí, ganharam força teorias de intervenção do Estado na economia, notadamente as idéias de Keynes, aplicadas, quase simultaneamente, pelo plano do New Deal do presidente norte- americano Franklin Roosevelt e pelo governo Nacional Socialista da Alemanha de Hitler. Em 1944, os países ricos criaram os acordos de Bretton Woods e estabeleceram regras intervencionistas para a economia mundial. Entre outras medidas, surgiu o FMI.

4 Características do Neoliberalismo Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; Política de privatização de empresas estatais; Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; Abertura da economia para a entrada de multinacionais; Adoção de medidas contra o protecionismo econômico; Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas; Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; Posição contrária aos impostos e tributos excessivos; Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico; Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços; A base da economia deve ser formada por empresas privadas; Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.

5 Movimentos antineoliberalismo Na América Latina, a ascensão ao poder de políticos, rotulados por seus opositores de "populistas", tais como Néstor Kirchner (Argentina) e Evo Morales (Bolívia), e mais recentemente, Michelle Bachelet, (Chile), a volta de Daniel Ortega (Nicarágua), a vitória de Rafael Correa (Equador), a ampla vitória de Hugo Chávez (Venezuela), a reeleição de Lula (Brasil), com 60,83% dos votos, e até mesmo a vitória dos Partido Democrata no Congresso dos EUA, que renovam o discurso nacional- desenvolvimentista de meados do século XX, agora readaptado para os dias atuais com a denominação de "novo desenvolvimentismo", é vista por alguns analistas como sendo indicativa de um esgotamento do "modelo neoliberal".

6 Governos neoliberais O Chile foi o primeiro país do mundo a adotar o neoliberalismo. O General Augusto Pinochet se baseou em "El ladrillo" e na estreita colaboração de economistas chilenos, principalmente os graduados na Universidade de Chicago, os chamados Chicago Boys, para levar adiante sua reforma da economia. Os outros principais governos que adotaram as políticas neoliberais no mundo foram o de Margaret Thatcher (Inglaterra) e Ronald Reagan (EUA.

7 Lista de neoliberais famosos Augusto PinochetFernando Collor de Mello Fernando Henrique Cardoso

8 Neoliberalismo no Brasil O modelo neoliberal só foi introduzido no Brasil pelo fracasso do modelo econômico anterior, que era a industrialização por substituição de importações, com forte participação estatal. O fato histórico de maior repercussão sobre a política Neo-liberal no Brasil foi a privatização (doação) da Cia. Vale do Rio Doce. Porém, o Brasil não é um país liberal, pois assemelha-se mais a uma social-democracia, que consiste em pequena presença do Estado no plano pessoal, mas grande presença estatal no plano econômico.


Carregar ppt "Neoliberalismo Capitalismo Selvagem. Introdução Neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google