A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Prof. Dejalma Cremonese Lisiane Francisquina LAISSEZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Prof. Dejalma Cremonese Lisiane Francisquina LAISSEZ."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Prof. Dejalma Cremonese Lisiane Francisquina LAISSEZ – FAIRE. Santa Rosa, 20 de setembro de 2007.

2

3 Ideologia econômica, surgida no afã do século XVIII, durante o período Iluminista.

4 Elaborada por Montesquieu. Teve como maior defensor Adam Smith

5 Defendia a existência de mercado livre nas trocas comerciais internacionais.

6 Contraposição ao protecionismo, fulcrado em elevadas tarifas alfandegárias, típicas do mercantilismo da época.

7 O comércio internacional isento de tarifas alfandegárias seria mais benéfico ao mundo que o protecionismo da produção nacional.

8 Autorizar a livre troca de mercadorias entre de mercadorias entre países permite uma maior especialização da produção e o aumento das economias e o aumento das economias de escala. de escala.

9 Traria melhor aproveitamento das vantagens comparativas de cada país e favoreceria a economia mundial.

10 O Tratado de Methuen, assinado em 1703, de signatários, Inglaterra e Portugal - primeiro tratado comercial importante – norteou-se pelas idéias do livre comércio. assinado em 1703, de signatários, Inglaterra e Portugal - primeiro tratado comercial importante – norteou-se pelas idéias do livre comércio.

11 Olvidava que algumas atividades econômicas se sujeitam a rendimentos crescentes, enquanto outras a decrescentes.

12

13 A maioria das atividades industriais têm rendimento crescentes.

14 Portugal perdeu nas trocas e teve que pagar a diferença para a Inglaterra em ouro.

15 O laissez-faire tornou-se o chavão do liberalismo na versão mais pura de capitalismo: o mercado deve funcionar livremente, sem interferência.

16 Tornou-se filosofia dominante nos Estados Unidos e nos países ricos da Europa, durante o século XIX até o início do século XX.

17 Decaiu com grande depressão nos Estados Unidos da América.

18 Para solucionar a crise substituiu o ideal vigente e deu início ao Neocapitalismo. Destarte, Roosevelt, adotou o New Deal e inaugurou políticas econômicas.

19 Ressurgiu na década de 1970 e 1980, Nos Estados Unidos, um forte movimento político em defesa do laissez-faire, liderado por Milton Friedman.

20 Culminou com a promulgação do Consenso de Washington Consenso de Washington, o que teve influência em todo o mundo.

21 Contemporaneamente a China tem-se beneficiado amplamente da onda neoliberal pregada pelos seguidores do LAISSEZ-FAIRE.

22 Bibliografia: faire, acesso em 27 de setembro de 2007, às 15:00 horas. KEYNES, John Maynard. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General theory of employment, interest and money). Tradutor: CRUZ, Mário Ribeiro da. São Paulo: Editora Atlas, 1992.

23


Carregar ppt "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Prof. Dejalma Cremonese Lisiane Francisquina LAISSEZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google