A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008

2 NEOLIBERALISMO ANOS 70: DOUTRINA ECONÔMICA QUE DEFENDEU A ABSOLUTA LIBERDADE DE MERCADO E UMA RESTRIÇÃO À INTERVENÇÃO ESTATAL SOBRE A ECONOMIA, SÓ DEVENDO ESTA OCORRER EM SETORES IMPRECINDÍVEIS E AINDA ASSIM NUM GRAU MÍNIMO.

3 NEOLIBERALISMO NOS REMETE À ESCOLA AUSTRIACA NO FINAL DO SÉCULO XIX. FRIEDRICH VON HAYEK e LUDWIG VON MISES CONFRONTO TEÓRICO COM KEYNES (1930) CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL (MUITO PRESENTE AINDA HOJE NOS ESTADOS ESCANDINAVOS) SUÉCIA; SUÉCIA; DINAMARCA; DINAMARCA; NORUEGA; NORUEGA; FINLÂNDIA. FINLÂNDIA.

4 EM 1947: MONT PÉLERIN (SUIÇA). ATIVISTAS CONTRA O ESTADO DE BEM-ESTAR (considerado coletivista e cerceadora das liberdades individuais). CONTINUADORES DA ESCOLA AUSTRIACA.

5 OS NEOLIBERAIS SE OPUSERAM AO RELATÓRIO BENVERIDGE PRINCIPIOS DO BEM-ESTAR SOCIAL POLÍTICA DE PROMOÇÃO DE UMA AMPLA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA BASEADA NO TRIPÉ: EDUCAÇÃO SEGURO NACIONAL LEI DO SERVIÇO NACIONAL BANDEIRA DO PARTIDO TRABALHISTA INGLÊS DE 1945

6 O CAMINHO DA SERVIDÃO 1944 DE HAYEK SE OPÔS AO RELATÓRIO DE BEVERIDGE O CONTROLE DO ESTADO ESTE MODELO LEVARIA A GRÂ-BRETANHA AO MESMO CAMINHO DIRIGISTA QUE OS NAZISTA HAVIAM IMPOSTO A ALEMANHA 1974: HAYEK GANHOU O PRÊMIO NOBEL DE CIÊNCIA ECONÔMICA DEFESA DO LIVRE MERCADO

7 NOS EUA: ESCOLA DE CHICAGO (MILTON FRIEDMAN) FRIEDMAN CRITICOU O NEW DEAL DE ROOSEVELT (1930) - INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA, APÓS A CRISE DE FRIEDMAN CRITICOU O NEW DEAL DE ROOSEVELT (1930) - INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA, APÓS A CRISE DE 1929.

8 NEOLIBERAIS: HAYEK e MISES FRIEDMAN(monetarista) Escola de Chicago FRIEDMAN(monetarista) Escola de Chicago Fundamentalismo do livre mercado. Queda do liberalismo clássico: Queda do liberalismo clássico: 1929com a queda da bolsa de Nova York; 1929com a queda da bolsa de Nova York; Grande depressão. Grande depressão.

9 Emerge a teoria KEYNESIANA Emerge a teoria KEYNESIANA Intervenção do estado na economia. Intervenção do estado na economia. 1944: BRTTON WOODS: REGRAS INTERVENCIONISTA PARA A ECONOMIA MUNDIAL; SURGE O FMI; ANOS DOURADOS DO CAPITALISMO (1940 – 1970).

10 CRISE DO ESTADO DE BEM-ESTAR ANOS 70: CRISE DO PETRÓLEO; ENDIVIDAMENTO DOS PAÍSES SUBDSENVOLVIDOS; INFLAÇÃO; SURGE O NEOLIBERALISMO GLOBALIZANTE.

11 A globalização neoliberal A globalização neoliberal Não intervenção do Estado na economia. Chile de PINOCHET Thatcherismo e Reaganismo. Reaganismo.

12 Neoliberais defendem: Adeptos do laissez-faire e do fundamentalismo do livre mercado; Adeptos do laissez-faire e do fundamentalismo do livre mercado; Defendem a redução gradativa do Estado, com a diminuição generalizada de tributos; Defendem a redução gradativa do Estado, com a diminuição generalizada de tributos; Defendem as privatizações das empresas estatais; Defendem as privatizações das empresas estatais; Diminuição ou neutralização dos sindicatos; Diminuição ou neutralização dos sindicatos; Estabilização da moeda; Estabilização da moeda; Estancamento do déficit público. Estancamento do déficit público.

13 Movimentos antiliberais (antiglobalização) O neoliberalismo trouxe: Mais desigualdade social; Mais desigualdade social; Piora na distribuição de renda; Piora na distribuição de renda; Maior concentração de renda; Maior concentração de renda; Fluxo de capitais dos países pobres para países ricos; Fluxo de capitais dos países pobres para países ricos; Piora nos índices de pobreza. Piora nos índices de pobreza.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google