A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno(a): Dionéia Sileide Soares Conceito: Friedrich von Hayek Santo Augusto-RS Data: 24/03/2008

2

3 Friedrich von Hayek, nasceu em Viena na Áustria, em 08 de maio de 1899, numa família de cientistas e professores acadêmicos, seu pai era professor de Botânica na Universidade de Viena.

4 Quando jovem, esteve indeciso entre seguir a carreira de economista e a de psicólogo. Escolheu a economia, e seu trabalho nesse campo é notável. Em 1974, ganhou o Prêmio Nobel de Economia.

5 ->Sua juventude é marcada por um clima político difícil. ->Assiste a desorganização do regime ameaçado pelo populismo. ->Apaixona-se pelas teses da Sociedade Fabiana.

6 Sobre a vida de Hayek Onde em 1921, recebeu o Doutorado em Direito Estudou na Universidade de Viena Se tornou um do maiores economistas do mundo Foi um expoente da Escola Austríaca de Economia E um dos mais importantes liberais do século XX E em 1923 o Doutorado em Ciências Políticas

7 Carreira profissional de Hayek 1922 a 1927, Trabalhou num Órgão Governamental 1929 a 1932 Lecionou na Universidade de Viena Fundou em 1947 um Centro de Debates 1950 a 1962 Lecionou na Universidade de Chicago 1962 a 1968 Lecionou na Universidade de Freiburg 1962 a 1968 Lecionou na Universidade de Salzburg 1964 recebeu o doutorado honorário da Universidade de Rikkio 1974 recebeu o Prêmio Nobel de Economia Escreveu diversos livros e produziu ensaios

8 Hayek poderia ter se tornado um grande psicólogo: em 1952 publicou um livro sobre a percepção sensorial.

9 Propôs a teoria de que a mente humana é um sistema adaptativo.

10 A partir dos anos 40 passou a ser respeitado pelas novas visões que trouxe ao pensamento liberal real, nos campos jurídico, político, filosófico e histórico. A partir dos anos 40 passou a ser respeitado pelas novas visões que trouxe ao pensamento liberal real, nos campos jurídico, político, filosófico e histórico.

11 O trabalho de Friedrich divide-se em 3 partes: a primeira, teoria econômica; a segunda, problemas de economia política; a terceira, filosofia política e teoria do direito.

12 Foi o teórico que mais contribuiu para a desmistificação do ideal socialista, sendo referência na defesa da liberdade.

13 Hayek enfatizava a importância da moralidade no desenvolvimento da civilização.

14 Demonstrou que uma economia próspera e evoluída requer uma ordem moral sólida.

15 Defendia que os traços menores da personalidade dos agentes econômicos são mais importantes do que as instituições formais ou os recursos materiais.

16 Sua principal obra foi o livro O caminho da servidão, publicado em 1944.

17 Em setembro de 1945, publicou um de seus ensaios mais importantes O uso do conhecimento na sociedade.

18 Hayek esteve no Brasil na década de 70, e trouxe uma mensagem de menos estado e mais liberdade econômica.

19 O pensamento econômico e político de Hayek impôs-se como fundamento ideológico da ordem liberal É O PRODUTO DE UMA HISTÓRIA PARTICULAR E de uma rede relacional que se desenvolveu à sombra das grandes fundações dos Estados Unidos.

20 Hayek, na continuidade da tradição liberal iniciada por Adam Smith, defende uma concepção mínima do Estado.

21 O economista empenhou-se em desacreditar toda a forma de regulação da economia por ser complexa para que se pretenda organizá-la.

22 A sua teoria do Estado Mínimo tornou-se a religião do Partido Republicano dos Estados Unidos. Inspirou os governos de Pinochet, Reagan e de Thatcher.

23 >> O pensamento de Hayek é uma mistura de conservantismo e de liberalismo. >> Recusando aderir à idéia de justiça social, Hayek desenvolve uma concepção particular da justiça.

24 A partir de 1955, os ultra-liberais conduzidos por Hayek são marginalizados face aos representantes de uma terceira via, social-democrata.

25 Keines (principal rival de Hayek) vê na ação do governo uma verdadeira necessidade. Hayek, defende a idéia de uma intervenção mínima do Estado. Keines (principal rival de Hayek) vê na ação do governo uma verdadeira necessidade. Hayek, defende a idéia de uma intervenção mínima do Estado.

26 Limitação da razão, é nisso que reside, segundo Rayek, o erro socialista.

27

28 Friedrich von Hayek, faleceu em Friburgo, na Brisgóvia, em 23 de março de 1992.

29 Bibliografia: Bibliografia: Google Google


Carregar ppt "UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google