A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO NEOLIBERALISMO - ETIMOLOGIA DA PALAVRA: NEO= NOVO LIBERALISMO= TEORIA CLÁSSICA DE SUSTENTAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA (SÉCULO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO NEOLIBERALISMO - ETIMOLOGIA DA PALAVRA: NEO= NOVO LIBERALISMO= TEORIA CLÁSSICA DE SUSTENTAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA (SÉCULO."— Transcrição da apresentação:

1 BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO NEOLIBERALISMO - ETIMOLOGIA DA PALAVRA: NEO= NOVO LIBERALISMO= TEORIA CLÁSSICA DE SUSTENTAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA (SÉCULO XVII –XVIII) CARACTERÍSTICAS DO LIBERALISMO CLÁSSICO: =>LIVRE INICIATIVA =>LEI DA OFERTA E DA PROCURA =>LIVRE CONCORRÊNCIA =>LUCRO =>INDIVIDUALISMO =>DIREITOS NATURAIS (LIBERDADE, PROPRIEDADE PRIVADA...) =>ESTADO MÍNIMO

2 PRINCIPAIS TEÓRICOS: · JOHN LOCKE · ADAM SMITH · DAVID RICARDO FUNDAMENTOS DO NEOLIBERALISMO: · ORIGENS NA ESCOLA AUTRÍACA – RECONHECIDA POR SUA ORTOXIA NO CAMPO DO PENSAMENTO ECONÔMICO TENDO COMO FUNDADOR LEOPOLD VON WIESE (RECONHECIDO POR SEUS TRABALHOS SOBRE A ESTABILIDADE DA MOEDA – PUBLICADO NA OBRA O VALOR NATURAL – 1889) · COMO IDÉIA O NEOLIBERALISMO SURGE PELA PRIMEIRA VEZ EM MONT PÉLIER – SUÍÇA – EM UMA REUNIÃO ONDE UM GRUPO DE INTELECTUAIS CONSERVADORES TRATOU DE COMBATER AS POLÍTICAS DO ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL.

3 O QUE FOI O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL? · FOI UM MODELO DE ESTADO QUE TINHA COMO FUNDAMENTO A ADOÇÃO DE PRÁTICAS ASSISTENCIAIS COMO DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E PLENO DOMÍNIO SOBRE A ECONOMIA... · O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL TEVE INÍCIO EM 1942 COM A PUBLICAÇÃO NA INGLATERRA DO RELATÓRIO BENVERIDGE. SEGUNDO O RELATÓRIO, O ESTADO DEVERIA ENCLINAR-SE PARA UMA PROGRAMAÇÃO DE ABERTA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, BASEADA NO TRIPÉ DA LEI DA EDUCACAÇÃO, A LEI DO SEGURO NACIONAL E A LEI DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE. · ESTE PROGRAMA FOI A PRINCIPAL BANDEIRA DO PARTIDO TRABALHISTA INGLÊS QUE, LOGO APÓS TER VENCIDO AS ELEIÇÕES EM 1945, COLOCA EM PRÁTICA OS PRINCÍPIOS DO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL. · OS FUNDAMENTOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS DO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL ESTÃO NA TEORIA KEYNESIANA (KEYNES) E NA SOCIAL-DEMOCRACIA. · ESTE MODELO ENCONTROU PROSPERIDADE NA EUROPA E NOS EUA APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ENTRANDO EM CRISE NA DÉCADA DE 70 (CRISE DO PETRÓLEO) E INFLAÇÃO.

4 A CRÍTICA DE HAYEK: · PARA HAYEK A IMPLANTAÇÃO DESSE PROGRAMA LEVARIA A INGLATERRA AO RETROCESSO. PARA COMBATER TAIS IDÉIAS HAYEK ESCREVE A OBRA O CAMINHO DA SERVIDÃO (1944). · UMA DAS PRINCIPAIS CRÍTICAS DE HAYEK ERA CONTRA O ESTADO CONTROLADOR, O QUE LEVARIA FATALMENTE À COMPLETA PERDA DA LIBERDADE. · HAYEK VAI MAIS LONGE, AFIRMA QUE OS TRABALHISTAS LEVARIAM A GRÃ-BRETANHA PELO MESMO CAMINHO DIRIGISTA QUE OS NAZISTAS HAVIAM IMPOSTO À ALEMANHA. CHURCHILL (PARTIDO CONSERVADOR) AFIRMOU EM CAMPANHA QUE OS TRABALHISTAS ERAM IGUAIS AOS NAZISTAS.

5 OUTRA VERTENTE DO NEOLIBERALISMO: · VEM DOS EUA, CONCENTROU-SE NA CHAMADA ESCOLA DE CHICAGO DO PROFESSOR MILTOM FRIEDMAN. · FRIEDMAN COMBATIA A POLÍTICA DO NEW DEAL DO PRESIDENTE F. D. ROOSEVELT ACUSANDO DE SER UMA POLÍTICA INTERVENCIONISTA E PRÓ-SINDICATOS. · FRIEDMAN ERA CONTRA QUALQUER REGULAMENTAÇÃO QUE INIBISSE AS EMPRESAS E CONDENAVA ATÉ O SALÁRIO MÍNIMO NA MEDIDA EM QUE ALTERAVA ARTIFICIALMENTE O VALOR DA MÃO-DE-OBRA POUCO QUALIFICADA. · TAMBÉM OPUNHA-SE A QUALQUER PISO SALARIAL FIXADO PELAS CATEGORIASSINDICAIS POIS SEGUNDO ELE TERMINAVAM POR ADULTERAR OS CUSTOS PRODUTIVOS, GERANDO ALTA DE PREÇOS E INFLAÇÃO.

6 COM A CRISE DO WELAFE STATE (ESTADO DE BEM- ESTAR SOCIAL) AS IDÉIAS NEOLIBRAIS RESSURGEM: · OS NEOLIBERAIS CULPAM O ESTADO DE BEM- ESTAR SOCIAL PELA CRISE DO SISTEMA CAPITALISTA. UMA DAS RAZÕES SERIA OS ALTOS GASTOS DO ESTADO COM AS QUESTÕES SOCIAIS (SAÚDE, EMPREGO, MORADIA, PREVIDÊNCIA, EDUCAÇÃO...) E O PODER CORPORATISTA DO SINDICATO QUE DEVIA SER DESMANTELADO. · ERA PRECISO QUE O ESTADO PASSE POR UMA REFORMA ESTRUTURAL, ISTO É, O ESTADO DEVERIA SER DESMONTADO E DESATIVADO GRADATIVAMENTE COM A SIMINUIÇÃO DOS TRIBUTOS E A PRIVATIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTATAIS.

7 A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA NEOLIBERAL FOI IMPLATADA EM 1975, NO CHILE, SOB A DITADURA DE PINOCHET. EM 1980, MARGARET TATCHER, NA GRÃ-BRETANHA DÁ INÍCIO ÀS REFORMAS NEOLIBERAIS: ENFRENTOU OS SINDICATOS, PRIVATIZOU EMPRESAS ESTATAIS, AFROUXOU A CARGA TRIBUTÁRIA PARA OS MAIS RICOS E SOBRE AS EMPRESAS E ESTABILIZOU A MOEDA.


Carregar ppt "BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO NEOLIBERALISMO - ETIMOLOGIA DA PALAVRA: NEO= NOVO LIBERALISMO= TEORIA CLÁSSICA DE SUSTENTAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA (SÉCULO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google