A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEOLIBERALISMO E SUAS FACES. O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO É UMA DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA SURGIDA NA EUROPA, NA IDADE MODERNA, NA QUAL O SISTEMA DEFENDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEOLIBERALISMO E SUAS FACES. O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO É UMA DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA SURGIDA NA EUROPA, NA IDADE MODERNA, NA QUAL O SISTEMA DEFENDE."— Transcrição da apresentação:

1 NEOLIBERALISMO E SUAS FACES

2 O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO É UMA DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA SURGIDA NA EUROPA, NA IDADE MODERNA, NA QUAL O SISTEMA DEFENDE AS LIBERDADES INDIVIDUAIS DIANTE DO PODER DO ESTADO E PREVÊ OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS, PELO MENOS NA TEORIA. O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO É UMA DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA SURGIDA NA EUROPA, NA IDADE MODERNA, NA QUAL O SISTEMA DEFENDE AS LIBERDADES INDIVIDUAIS DIANTE DO PODER DO ESTADO E PREVÊ OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS, PELO MENOS NA TEORIA.

3 BASEADO EM UM CONJUNTO DE IDÉIAS, O NEOLIBERALISMO SE APRESENTA AO MUNDO COMO UMA NOVA TEORIA ECONÔMICA, ALICERÇADA NAS IDÉIAS DO LIBERALISMO E NA DIMINUIÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO ESTADO E SUA MENOR INTERVENÇÃO NA ECONOMIA. BASEADO EM UM CONJUNTO DE IDÉIAS, O NEOLIBERALISMO SE APRESENTA AO MUNDO COMO UMA NOVA TEORIA ECONÔMICA, ALICERÇADA NAS IDÉIAS DO LIBERALISMO E NA DIMINUIÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO ESTADO E SUA MENOR INTERVENÇÃO NA ECONOMIA.

4 SEGUNDO A TEORIA NEOLIBERAL, O ESTADO DEVERÁ CONTER GASTOS, CONTROLAR A INFLAÇÃO E PERMITIR A LIVRE CONCORRÊNCIA E A AUTO- REGULAMENTAÇÃO DO MERCADO. OU SEJA, PREÇOS, DESTINO E VOLUME DE PRODUÇÃO DEVEM SER CONTROLADOS PELO MERCADO. AO ESTADO CABE APENAS DISCIPLINAR O MERCADO, ATRAVÉS DE LEIS QUE IMPEÇAM OS ABUSOS DA LIVRE CONCORRÊNCIA. SEGUNDO A TEORIA NEOLIBERAL, O ESTADO DEVERÁ CONTER GASTOS, CONTROLAR A INFLAÇÃO E PERMITIR A LIVRE CONCORRÊNCIA E A AUTO- REGULAMENTAÇÃO DO MERCADO. OU SEJA, PREÇOS, DESTINO E VOLUME DE PRODUÇÃO DEVEM SER CONTROLADOS PELO MERCADO. AO ESTADO CABE APENAS DISCIPLINAR O MERCADO, ATRAVÉS DE LEIS QUE IMPEÇAM OS ABUSOS DA LIVRE CONCORRÊNCIA.

5 PRIVATIZAÇÃO O NEOLIBERALISMO SE CARACTERIZA POR APRESENTAR UMA MENOR PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. PARA CONSOLIDAR ESSE PROCESSO, OS GOVERNOS DEVEM PROMOVER A PRIVATIZAÇÃO DE SUAS ESTATAIS. O NEOLIBERALISMO SE CARACTERIZA POR APRESENTAR UMA MENOR PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. PARA CONSOLIDAR ESSE PROCESSO, OS GOVERNOS DEVEM PROMOVER A PRIVATIZAÇÃO DE SUAS ESTATAIS.

6 NO BRASIL, O NEOLIBERALISMO SE INSTALOU COM MAIS INTENSIDADE A PARTIR DE 1990, NO GOVERNO DE FERNANDO COLLOR DE MELO. NO BRASIL, O NEOLIBERALISMO SE INSTALOU COM MAIS INTENSIDADE A PARTIR DE 1990, NO GOVERNO DE FERNANDO COLLOR DE MELO.

7 NO CURTO PERÍODO EM QUE GOVERNOU, COLLOR IMPLANTOU O NEOLIBERALISMO À BRASILEIRA, QUE SE CARACTERIZOU POR: NO CURTO PERÍODO EM QUE GOVERNOU, COLLOR IMPLANTOU O NEOLIBERALISMO À BRASILEIRA, QUE SE CARACTERIZOU POR: - ABRIR A ECONOMIA DO PAÍS. DE UMA HORA PARA OUTRA, FICOU MAIS BARATO COMPRAR PRODUTOS IMPORTADOS DO QUE PRODUTOS NACIONAIS, POIS NOSSAS INDÚSTRIAS NÃO ERAM AINDA COMPETITIVAS - ABRIR A ECONOMIA DO PAÍS. DE UMA HORA PARA OUTRA, FICOU MAIS BARATO COMPRAR PRODUTOS IMPORTADOS DO QUE PRODUTOS NACIONAIS, POIS NOSSAS INDÚSTRIAS NÃO ERAM AINDA COMPETITIVAS

8 CORTEJAR O CAPITAL ESTRANGEIRO, OFERECENDO- LHE TODOS OS BENEFÍCIOS, O QUE PROVOCOU INÚMERAS FALÊNCIAS, ESPECIALMENTE, ENTRE AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NACIONAIS. CORTEJAR O CAPITAL ESTRANGEIRO, OFERECENDO- LHE TODOS OS BENEFÍCIOS, O QUE PROVOCOU INÚMERAS FALÊNCIAS, ESPECIALMENTE, ENTRE AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NACIONAIS.

9 A PARTIR DE 1991, O ENTÃO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DEU PROSSEGUIMENTO AO PROCESSO INICIADO POR COLLOR. A PRIMEIRA ESTATAL PRIVATIZADA FOI A USIMINAS E LOGO APÓS, OUTRAS SIDERÚRGICAS FORAM PRIVATIZADAS, ASSIM COMO EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES (TELESP, TELERJ, TELEMIG, TELEPAR, TELEBRASÍLIA, ENTRE OUTRAS. A PARTIR DE 1991, O ENTÃO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DEU PROSSEGUIMENTO AO PROCESSO INICIADO POR COLLOR. A PRIMEIRA ESTATAL PRIVATIZADA FOI A USIMINAS E LOGO APÓS, OUTRAS SIDERÚRGICAS FORAM PRIVATIZADAS, ASSIM COMO EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES (TELESP, TELERJ, TELEMIG, TELEPAR, TELEBRASÍLIA, ENTRE OUTRAS.

10 USIMINAS

11 FHC CONSOLIDOU O NEOLIBERALISMO NO BRASIL ATRAVÉS DAS SEGUINTES AÇÕES: FHC CONSOLIDOU O NEOLIBERALISMO NO BRASIL ATRAVÉS DAS SEGUINTES AÇÕES: - PRIVATIZOU EMPRESAS ESTATAIS DO PAÍS - PRIVATIZOU EMPRESAS ESTATAIS DO PAÍS -CONTROLOU A INFLAÇÃO, MAS PROVOCOU DESEMPREGO E ARROCHO SALARIAL; -CONTROLOU A INFLAÇÃO, MAS PROVOCOU DESEMPREGO E ARROCHO SALARIAL; - ENFRAQUECEU OS SINDICATOS, QUE NÃO TENDO MAIS COMO PROMOVER GREVES OU REIVINDICAR AUMENTOS SALARIAIS, PASSARAM A NEGOCIAR REDUÇÃO DE SALÁRIOS EM TROCA DA MANUTENÇÃO DO EMPREGO. - ENFRAQUECEU OS SINDICATOS, QUE NÃO TENDO MAIS COMO PROMOVER GREVES OU REIVINDICAR AUMENTOS SALARIAIS, PASSARAM A NEGOCIAR REDUÇÃO DE SALÁRIOS EM TROCA DA MANUTENÇÃO DO EMPREGO.

12 O SISTEMA NEOLIBERAL GEROU CRISE EM VÁRIOS PAÍSES, PRINCIPALMENTE NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS COMO MÉXICO, ARGENTINA E BRASIL. O MÉXICO FOI UM DOS PRIMEIROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA A ADOTAR O MODELO NEOLIBRAL E, EM FINS DE 1994, ESTAVA VIVENDO UMA GRAVÍSSIMA CRISE. O SISTEMA NEOLIBERAL GEROU CRISE EM VÁRIOS PAÍSES, PRINCIPALMENTE NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS COMO MÉXICO, ARGENTINA E BRASIL. O MÉXICO FOI UM DOS PRIMEIROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA A ADOTAR O MODELO NEOLIBRAL E, EM FINS DE 1994, ESTAVA VIVENDO UMA GRAVÍSSIMA CRISE.

13 OS ESTADOS UNIDOS EMPRESTARAM-LHE 40 BILHÕES DE DÓLARES PARA QUITAR A DÍVIDA QUE ELE TINHA CONTRAÍDO PARA A IMPLANTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO. COM ISSO, O PAÍS PERDEU O CONTROLE DO PETRÓLEO, SUA PRINCIPAL RIQUEZA, QUE FOI ENTREGUE COMO GARANTIA PELO EMPRÉSTIMO CONCEDIDO. OS ESTADOS UNIDOS EMPRESTARAM-LHE 40 BILHÕES DE DÓLARES PARA QUITAR A DÍVIDA QUE ELE TINHA CONTRAÍDO PARA A IMPLANTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO. COM ISSO, O PAÍS PERDEU O CONTROLE DO PETRÓLEO, SUA PRINCIPAL RIQUEZA, QUE FOI ENTREGUE COMO GARANTIA PELO EMPRÉSTIMO CONCEDIDO.

14 ENTRE AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO, PODEMOS CITAR O DESEMPREGO ESTRUTURAL, CAUSADO PELO AVANÇO TECNOLÓGICO. O DESEMPREGO ESTRUTURAL OU TECNOLÓGICO É AQUELE QUE NÃO TEM RETORNO E É PROVOCADO PELA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OU REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, OCASIONANDO O AUMENTO DA MECANIZAÇÃO E DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. É A SUBSTITUIÇÃO DO HOMEM PELA MÁQUINA. ENTRE AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO, PODEMOS CITAR O DESEMPREGO ESTRUTURAL, CAUSADO PELO AVANÇO TECNOLÓGICO. O DESEMPREGO ESTRUTURAL OU TECNOLÓGICO É AQUELE QUE NÃO TEM RETORNO E É PROVOCADO PELA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OU REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, OCASIONANDO O AUMENTO DA MECANIZAÇÃO E DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. É A SUBSTITUIÇÃO DO HOMEM PELA MÁQUINA.

15

16 EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, HOJE SÃO NECESSÁRIOS POUCOS INDIVÍDUOS, E ESTES PRECISAM TER CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REFINADO PREPARO TÉCNICO. É COMUM ENCONTRAR ROBÔS, COMPUTADORES E OUTRAS MÁQUINAS QUE SUBSTITUEM AS EQUIPES HUMANAS. EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, HOJE SÃO NECESSÁRIOS POUCOS INDIVÍDUOS, E ESTES PRECISAM TER CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REFINADO PREPARO TÉCNICO. É COMUM ENCONTRAR ROBÔS, COMPUTADORES E OUTRAS MÁQUINAS QUE SUBSTITUEM AS EQUIPES HUMANAS.

17


Carregar ppt "NEOLIBERALISMO E SUAS FACES. O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO É UMA DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA SURGIDA NA EUROPA, NA IDADE MODERNA, NA QUAL O SISTEMA DEFENDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google