A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,"— Transcrição da apresentação:

1 NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM

2 O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes, professores universitários e membros de movimentos sociais criaram um espaço para discussão e reflexão sobre as lutas e conflitos sociais na América Latina, voltando boa parte de suas análises para dois países: Cuba e Venezuela. A escolha desses dois países como objeto de estudo e reflexão teve como principal motivação a opção feita pelos mesmos de seguir um caminho próprio, bastante particular, de desenvolvimento econômico e social. Durante três anos, o Núcleo de Estudos Cuba-Venezuela (NECV) realizou diversas atividades dentro e fora do Centro Universitário Fundação Santo André. Também nos esforçamos para participar de muitos encontros, seminários e debates onde o eixo central era a reflexão crítica sobre a situação da América Latina contemporânea.

3 Na data em que lembramos os 40 anos da prisão (08/10/67) e assassinato (09/10/67) de Ernesto Che Guevara, ampliamos nossos horizontes internacionalistas, transformando o NECV em Núcleo de Estudos Latino –Americanos (NELAM). Nesta nova fase de organização continuaremos insistindo na importância de nos debruçarmos sobre as lutas e conflitos sociais em curso em nossa região, pois o acompanhamento e estudo dos mesmos são uma forma de compreendermos melhor o presente e contribuirmos, de maneira consciente e ativa, na construção de um futuro que seja marcado pela existência de uma nova sociedade, verdadeiramente justa, democrática e humana.

4 FORTALECER O DEBATE SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE OS POVOS DA AMÉRICA: UM DOS OBJETIVOS PRINCIPAIS DO NELAM/CUFSA Toda iniciativa do NELAM/CUFSA também busca fortalecer no interior do CUFSA e nos espaços por onde passamos a necessidade de ampliarmos o debate sobre a integração regional, sobre as propostas de integração latino-americana, pois entendemos que nossa história comum nos obriga a construir uma alternativa de desenvolvimento econômico, político, social e cultural que seja resultado da participação democrática, ativa, consciente e organizada da população.

5 CURSOS GRATUITOS NELAM/CUFSA 2008: 1.Conflitos Sociais e Relações Internacionais na América Latina (Cuba, Chile, Venezuela, Colômbia e Bolívia) 2.Guerra e guerrilhas na Colômbia: a continuação da política por outros meios

6 CURSOS GRATUITOS NELAM/CUFSA 2009: 1. O pensamento de Ernesto Che Guevara: política, economia e relações internacionais. 2. Geopolítica e conflitos na América Latina Contemporânea

7

8

9

10

11

12

13 Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NELAM/CUFSA)


Carregar ppt "NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google