A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia Solidária: Outra Economia Acontece 15ª Feicoop 4ª Feira de Economia Solidária do Mercosul Seminário Internacional Economia Solidária como Estratégia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia Solidária: Outra Economia Acontece 15ª Feicoop 4ª Feira de Economia Solidária do Mercosul Seminário Internacional Economia Solidária como Estratégia."— Transcrição da apresentação:

1 Economia Solidária: Outra Economia Acontece 15ª Feicoop 4ª Feira de Economia Solidária do Mercosul Seminário Internacional Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento Regional: A visão da Sociedade Civil para Além das Fronteiras

2 Economia Solidária Um projeto emancipatório que não se restringe a mitigar os problemas sociais gerados pela globalização neoliberal. É um projeto de desenvolvimento integral que visa a sustentabilidade, a justiça econômica, social, cultural e ambiental e a democracia participativa. Fundamenta-se na cultura da cooperação, da solidariedade e da partilha, rejeitando as práticas da competição, da exploração e da lucratividade capitalista. Carta Princípios FBES

3 Economia solidária Uma prática de produção, comercialização, finanças e consumo que privilegia a autogestão, a cooperação e o desenvolvimento comunitário. Se caracteriza por valores culturais que colocam o ser humano na sua integralidade ética e lúdica e como sujeito e finalidade da atividade econômica, ao invés da acumulação privada do capital. 1ª Conferência de Economia Solidária

4 Economia Solidária como um novo projeto de desenvolvimento Algumas questões que a IV Plenária Nacional de Economia Solidária indicaram para a consolidação da economia solidária como matriz transversal aos mais variados projetos, políticas e planos que podem dar visibilidade para um verdadeiro novo tipo de desenvolvimento:

5 Economia Solidária como um novo projeto de desenvolvimento Para uma estratégia de desenvolvimento há necessidade de reforçar as sinergias entre as práticas dos segmentos que compõem o movimento de economia solidária com políticas públicas que sejam cada vez mais controladas socialmente. Elaborar e desenvolver políticas que sirvam de elos com outros programas públicos de desenvolvimento nacional, que dialoguem com os acúmulos apresentados nos espaços que debatem e constróem a economia solidária.

6 Desafios Projeto de desenvolvimento da economia solidária Garantir os direitos historicamente conquistados pelas/ os trabalhadores/as; Radicalizar o exercício da democracia; Estimular o reconhecimento de espaços para a prática das capacidades respeitando a diversidade e a evolução das habilidades; Reforçar as sinergias com o Estado, garantindo o controle social das políticas públicas; Fomentar uma cultura voltada à autonomia, no lugar da dependência e da relação de dominação e exclusão.

7 Desafios Projeto de desenvolvimento da economia solidária Estreitar o relacionamento com outros movimentos sociais e com os demais setores organizados da sociedade, para construir uma agenda de luta e de reivindicações que garantam o pleno exercício da cidadania, cooperação e solidariedade. Constituir coletivo de formação/capacitação profissional e de assessoria com metodologia voltada à promoção de autonomia necessária para desenvolvimento de autogestão e solidariedade. Garantir sistemas de comércio justo e solidário.

8 E por falar em comercialização... Garantir que as bandeiras de comércio justo e solidário assim como as questões ambientais não sejam descaracterizadas ou "esquecidas" tanto pela emergência do mercado convencional que a sua maneira, vem se apropriando do comércio justo, ético, responsável e solidário...

9 Finalizando, por enquanto... Se um projeto de desenvolvimento a partir dos fundamentos da economia solidária contribuir para que a população possa se voltar para a reflexão de seus reais problemas, tenderá a ser multiplicado e incentivará as populações para que aprendam coletivamente a descobrir seus próprios caminhos e suas próprias necessidades, habilidades, capacidades e forma de exercício do poder.


Carregar ppt "Economia Solidária: Outra Economia Acontece 15ª Feicoop 4ª Feira de Economia Solidária do Mercosul Seminário Internacional Economia Solidária como Estratégia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google