A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIÃO EUROPEIA Existe um remédio que (...), em poucos anos, poderia tornar toda a Europa (...) livre e (...) feliz. Trata-se de reconstituir a família.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIÃO EUROPEIA Existe um remédio que (...), em poucos anos, poderia tornar toda a Europa (...) livre e (...) feliz. Trata-se de reconstituir a família."— Transcrição da apresentação:

1 UNIÃO EUROPEIA Existe um remédio que (...), em poucos anos, poderia tornar toda a Europa (...) livre e (...) feliz. Trata-se de reconstituir a família europeia ou, pelo menos, a parte que nos for possível reconstituir e assegurar-lhe uma estrutura que lhe permita viver em paz, segurança e liberdade. Devemos criar uma espécie de Estados Unidos da Europa.

2 UNIÃO EUROPEIA 1948 – BENELUX
Bélgica, Holanda e Luxemburgo. 1948 – OECE (Organização Europeia de Cooperação Econômica) Administrar o Plano Marshall. Em 1961 é substituída pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o chamado “Clube dos Ricos”. 1951 – Tratado de Paris - Ceca (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Europa dos Seis: França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

3 UNIÃO EUROPEIA 1957 – Tratado de Roma – CEE (Comunidade Econômica Europeia). Objetivos econômicos para facilitar a circulação de mercadorias. Formado pela Europa dos Seis. 1973 – Europa dos Nove – Reino Unido, Dinamarca e Irlanda. Entre 1981 e 1986 – Grécia, Portugal e Espanha. 1992 – Tratado de Maastrich – UE (União Europeia) As 4 Liberdades: 1ª Livre Circulação de Mercadorias 2ª Livre Circulação de Serviços 3ª Livre Circulação de Pessoas 4ª Livre Circulação de Capitais

4 UNIÃO EUROPEIA 1992 – Tratado de Maastrich – UE (União Europeia) EURO
Objetivos: Zona de Livre Comércio (incentivo à troca de mercadorias) União Aduaneira (Impostos de importação iguais) Livre Circulação de Pessoas e Capitais Moeda Única (Euro) EURO Implantado em 1999 e adotada em 2002. Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.

5 UNIÃO EUROPEIA 1992 – Tratado de Maastrich – UE (União Europeia)
Atualmente com 27 países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos,  Polônia,  Portugal, Romênia,  Eslováquia,  Eslovênia,  Espanha,  Suécia e Reino Unido. Em Adesão: Croácia (em 2013), Islândia, Macedônia, Montenegro e Turquia.

6 CRISE DO EURO BASICAMENTE: Países devem mais do que arrecadam! ORIGEM:
Crise dos Subprimes Quebra do Lehman Brothers Comprometimento estatais para manterem os bancos (neoliberalismo) – Cerca de 20% dos PIBs. Grécia – O berço da filosofia, da democracia e da crise! 2002 – Manipulação de dados para entrar na zona do Euro. 2004 – Gastos sem retorno com Olimpíadas. Bola de neve a partir de 2005. Medidas emergenciais: FAIL! (aumento de salários e pensões + diminuição de impostos = aumento dos juros).

7 CRISE DO EURO PIIGS Portugal Irlanda Itália Grécia Espanha

8 CRISE DO EURO

9 CRISE DO EURO

10 CRISE DO EURO

11 CRISE DO EURO

12 CRISE DO EURO

13 CRISE DO EURO SOLUÇÃO DA CRISE: Medidas de Austeridade
Diminuição de funcionalismo público Diminuição de Pensões Diminuição de salários Privatizações

14 CRISE DO EURO MANDA-CHUVAS: Christine Lagarde – Diretora-Geral do FMI
Angela Merkel – Chanceler Alemã Christine Lagarde – Diretora-Geral do FMI

15 CRISE DO EURO QUEDAS: Nicolas Sarkozy – Centro-Direita - (maio 2012)> socialista François Hollande

16 CRISE DO EURO QUEDAS: Mark Rutte – abril de 2012 (centro-direita)

17 CRISE DO EURO QUEDAS: Emil Boc – fevereiro de 2012 e Mihai Razvan Ungureanu – abril de 2012 (centro-direita)

18 CRISE DO EURO QUEDAS: Georges Papandreou – novembro de 2011 (centro-esquerda)

19 CRISE DO EURO QUEDAS: Silvio Berlusconi – novembro de 2011 (direita)

20 CRISE DO EURO QUEDAS: Jose Luiz Rodrigues Zapatero – dezembro de 2011 (centro-esquerda)

21 CRISE DO EURO QUEDAS: Iveta Radicova – outubro de 2011 (centro-direita)

22 CRISE DO EURO QUEDAS: José Sócrates – março de 2011 (centro-esquerda)

23 CRISE DO EURO QUEDAS: Brian Cowen – janeiro de 2011 (centro-direita)

24 CRISE DO EURO QUEDAS: Gordon Brown – maio de 2010 (governo de centro-esquerda)

25 CRISE DO EURO QUEDAS: Geir Haarde – janeiro de 2009 (governo de centro-direita em coalizão com social-democratas)

26 CRISE DO EURO AUSTERIDADE: REMÉDIO OU VENENO?
Povo exige a taxa Robin Hood 0,05% de transações financeiras internacionais. Nova (des)ordem Mundial China oferece a colonização invertida Brasil de devedor a credor.

27 CRISE DO EURO SUGESTÃO: Vídeo no youtube - Matéria de Capa – Crise do Euro

28 FIM


Carregar ppt "UNIÃO EUROPEIA Existe um remédio que (...), em poucos anos, poderia tornar toda a Europa (...) livre e (...) feliz. Trata-se de reconstituir a família."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google