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Informática para concursos

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Apresentação em tema: "Informática para concursos"— Transcrição da apresentação:

1 Informática para concursos
Prof.: Fabrício M. Melo Facebook: Fabricio Melo

2 1. O que é preciso fazer para funcionar um computador?
Hardware Software peopleware Parte física (Tangível). Parte lógica (Intangível). Usuários.

3 Processamento de dados
execução

4 Placa mãe (motherboard)

5 Memória ROM (Memória somente leitura)
Fixa/Permanente - Não volátil Memória Principal Chip que já vem de fábrica com informações gravadas (programação embarcada - Firmware) Memória responsável pela inicialização do sistema (Carregamento do sistema operacional, boot...) Tecnologia atual: FlashROM. (Tecnologia dos pendrives) Obs.: Atualmente pode ser alterada através de softwares

6 Firmwares BIOS (Basic Input Output System) Sistema Básico de Entrada e Saída, que é responsável por "ensinar" ao processador da máquina a operar com dispositivos básicos, como a unidade de disquete, o disco rígido e o vídeo em modo texto.

7 Firmwares Setup (configuração)
É o programa responsável por alterar os parâmetros armazenados na memória de configuração (CMOS).

8 CMOS (memória de configuração)
Firmwares CMOS (memória de configuração) Todas as informações manipuladas e alteradas no setup são armazenadas única e exclusivamente na memória de configuração (CMOS) do micro.

9 POST (Power On Self Test, Autoteste)
Firmwares POST (Power On Self Test, Autoteste) É o programa responsável pelo autoteste que é executado toda a vez em que ligamos o micro (contagem de memória, por exemplo). Voltar

10 RPM (Rotações por minuto)
HD (Disco Rígido) Memória Auxiliar/Secundária Não Volátil Winchester Disco eletro mecânico magnético Memória de massa Velocidade medida em: RPM (Rotações por minuto) lento Dica: Geralmente é a maior memória de um PC (computador pessoal) 160GB-3TB...

11 SSD (Dispositivo de estado sólido)
Tecnologia: Memória Flash Velocidade medida em: Hz(Hertz) Rápida Menos durável que o HD Tamanhos menores que o HD Tecnologia de alto custo

12 Nuvem computacional (Computação nas nuvens)
Armazenamento e até mesmo processamento a partir de servidores na Web

13 Memória RAM (memória de acesso aleatório)
Temporária / Transitória volátil Memória Principal Armazenar temporariamente os programas executados no computador Tecnologia atual: DDR3 – SDRAM Atualmente variam entre 1GB e 32GB Quanto maior a RAM, melhor é o desempenho do computador Obs.: Existem outras RAM’s no computador. Ex: a da placa de vídeo

14 Processador (UCP) Socket
Principal dispositivo do computador – cérebro do computador – motor do computador 3 componentes principais Velocidade: HZ(Hertz) – atualmente GigaHertz Ex: 2GHZ (+ou – 2 bilhões de instruções por segundo)

15 UC Unidade de controle A unidade de controle, controla o funcionamento da unidade lógica e aritmética e da memória. Além disso, ela distribui e organiza tarefas, transfere informações da entrada para a memória e da memória para a saída.

16 Unidade lógica e aritmética
ULA/UAL Unidade lógica e aritmética A unidade lógica e aritmética (ULA) é responsável pelas operações elementares (soma, subtração, multiplicação e divisão) e pelas decisões lógicas (isto é, comparações entre informações; por exemplo, decidir se 5 <= 3 ou se 5 > 3).

17 Registrador O Registrador
E um tipo de memória de pequena capacidade porém muito rápida, contida no CPU; utilizada no armazenamento temporário durante o processamento. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim são o meio mais rápido e caro de se armazenar um dado.

18 RISC X CISC RISC (Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) é uma linha de arquitetura de computadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.

19 RISC X CISC CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é um processador capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil

20 Modelos Intel Usos diversos (Desktop e Notebooks) Básicos Gráficos
Netbooks Servidores

21 Modelos AMD Usos diversos (Desktop e Notebooks) Básico Gráficos
Notebooks e Netbooks Servidores

22 (Tecnologia dos registradores)
Memória cache Função: Acelerar a velocidade de processamento Memória rápida Volátil Memória cara (Tecnologia dos registradores) Pequena capacidade (256KB – 12MB) Cache Hit (Acerto) – Cache Miss (Erro) L1 (primária), L2, L3...(secundárias)

23 Memória cache

24 Memória Virtual Espaço variável e reservado no disco rígido
Criada na instalação do Sistema Operacional (Windows, Linux...) Quando utilizada o sistema fica extremamente lento Pode receber outros nomes: page-file, paginação, paginada, swap ou memória de troca Dica: Reserva da RAM

25

26 Periféricos Entrada Saída Entrada e Saída

27 Monitores CRT(tubo de raios catódicos) LCD(Display de cristal líquido)
Plasma LED (diodo emissor de luz) Resolução: Pixels (800X600) OLED (diodo emissor de luz orgânico) Polegadas: Diagonal da tela

28 Impressoras Velocidade: CPS (caracteres por segundo) / PPM (Páginas por minuto) Resolução: DPI (Pontos por polegadas) Matricial (Impacto) Jato de tinta Laser Desvantagens Desvantagens Desvantagens Alto custo de compra Baixa velocidade (CPS) Alto nível de ruído Baixo DPI (resolução) Alto custo da cópia manutenção Vantagens Vantagens Vantagens Baixo custo da cópia Baixa Manutenção Impressão em carbono Baixo custo de compra Baixo nível de ruído Media velocidade (PPM) Média/Alta DPI (resolução) Médio custo de compra Baixo nível de ruído Alta velocidade (PPM) Alta DPI (resolução) Baixo custo da cópia

29 Impressora de uso especifico Alto custo de compra Alto custo da cópia
Cera Térmica Plotter Desvantagens Desvantagens Desvantagens Impressora de uso especifico Alto custo de compra Alto custo da cópia Impressora de uso especifico Impressão perecível Vantagens Vantagens Vantagens Impressora de uso especifico Baixo nível de ruído Alta velocidade (PPM) Altíssima DPI (resolução) Impressora de uso especifico

30 Barramentos Interfaces/Portas/Conectores/Slots...
Conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.

31 É possível instalar e remover dispositivos
Barramentos Universal Serial Bus (USB) USB é a sigla de Universal Serial Bus. Trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples e fácil a conexão de diversos tipos de aparelhos (câmeras digitais, drives externos, modems, mouse, teclado, etc) ao computador, evitando o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo. USB 1.0 (12Mbps) É possível instalar e remover dispositivos sem reiniciar o S.O USB 2.0 (480Mbps) USB 3.0 (5Gbps) Aceita até 127 dispositivos simultaneamente Plug and Play Transmissão de dados e energia elétrica

32 É possível instalar e remover dispositivos
Firewire FireWire é uma tecnologia que permite a conexão e a comunicação em alta velocidade de vários dispositivos entre si, especialmente para dispositivos multimídia. Firewire 800 (800Mbps) É possível instalar e remover dispositivos sem reiniciar o S.O Plug and Play Transmissão de dados e energia elétrica Aceita até 63 dispositivos simultaneamente

33 substituto do Firewire
Thunderbolt Dispositivos multimídia Altíssima velocidade 10 Gbps substituto do Firewire Transmissão de dados e energia elétrica

34 Serial PS/2 - MiniDin Serial DIN SuperVídeo/VGA Mouse Mouse E Teclado
Monitor

35 Paralela HDMI SCSI DVI Impressora - Scanner Monitor Monitor
– Drives Externos

36 E-Sata PCMCIA CardExpress Drives Externos
Adaptadores: Rede, Modem, Tv... CardExpress

37 Barramentos Internos (conectados por cabos)
IDE Drives Internos: HD, CD, DVD, BluRay...

38 Barramentos Internos (conectados por cabos)
SATA/Serial-Ata Drives Internos: HD, CD, DVD, BluRay...

39 Barramentos Internos Conectados por placas/Slots
PCI ISA Placas: Exclusivamente de VÍDEO Placas: Video, Som, Rede, Fax-Modem, TV...

40 Barramentos Internos Conectados por placas
Placas: Video, Som, Rede, Fax-Modem, TV...

41 Chipset conjunto de chips da placa-mãe responsável pela comunicação com os componentes do micro. Southbridge (Ponte-Sul), controlador de periféricos, baixa velocidade. Northbridge (Ponte-Norte), controlador de memória, alta velocidade.


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