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Memória Humana Viviane Abreu Terapeuta Ocupacional Clinica de Memória

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Apresentação em tema: "Memória Humana Viviane Abreu Terapeuta Ocupacional Clinica de Memória"— Transcrição da apresentação:

1 Memória Humana Viviane Abreu Terapeuta Ocupacional Clinica de Memória
Mestre em Gerontologia Presidente da ABRAz- Associação Brasileira de Alzheimer

2 Memória Humana: Questões básicas
Como a informação entra para a memória? Como a informação é mantida na memória? Como a informação puxada de volta da memória? A memória é muito mais do que a informação recolhendo e o pôr em algum compartimento mental… nós têm que o começar para trás para fora, demasiado. Muitos psicólogos estudam os fatores que ajudam ou hinder ao armazenamento e à recuperação da memória… que tentam assim responder a 3 perguntas básicas… Como a informação começa na memória? Como a informação é mantida na memória? Como a informação é puxada para trás fora da memória? Memory is much more than taking in information and putting it in some mental compartment…we have to get it back out, too. Many psychologists study factors that help or hinder memory storage and retrieval…thus attempting to answer 3 basic questions… How does information get into memory? How is information maintained in memory? How is information pulled back out of memory? Abreu, VPS

3 Como o Conhecimento está Representado e Organizado na Memória?
Agrupamentos e Hierarquias Conceituais Esquemas e Roteiros (scripts) Redes Semânticas Redes Coneccionistas e modelos Distribuição Paralela de Processamento (PDP) Aglomerar-se é a tendência recordar artigos similares ou relacionados nos grupos. As hierarquias conceptuais são sistemas de classificação multilevel baseados em propriedades comuns entre artigos. Os Schemas são conjuntos organizados do conhecimento sobre um objeto ou um evento particular abstraído da experiência precedente. Um certificado é um tipo particular de schema, organizando que pessoa sabe sobre as atividades comuns… por exemplo que vão a um restaurante. A pesquisa mostra que os povos são mais prováveis recordar as coisas que são consistentes com seus schemas do que as coisas que não são… o reverso são também verdadeiras - povoe às vezes a recordação melhor da exibição se a informação clashes realmente com um schema. As redes semânticas consistem nos nós que representam os conceitos, juntados junto pelos pathways que ligam conceitos relacionados….explica porque pensar do pão dos makes da manteiga mais fácil de recordar… descreveu na corrediça seguindo. Connectionist, ou a paralela distribuiu - processar modelos, supõe que os processos cognitive dependem dos testes padrões da ativação nas redes computacionais altamente interconectadas que se assemelham a redes neural….isto é, este modelo de usos da memória como a inspiração os neurônios da maneira parece segurar a informação através das conexões… de acordo com este modelo, memórias específicas corresponde aos testes padrões específicos da ativação nestas redes. Clustering is the tendency to remember similar or related items in groups. Conceptual hierarchies are multilevel classification systems based on common properties among items. Schemas are organized clusters of knowledge about a particular object or event abstracted from previous experience. A script is a particular type of schema, organizing what a person knows about common activities…for example going to a restaurant. Research shows that people are more likely to remember things that are consistent with their schemas than things that are not…the reverse is also true – people sometimes exhibit better recall if information really clashes with a schema. Semantic networks consist of nodes representing concepts, joined together by pathways that link related concepts….explains why thinking of butter makes bread easier to remember…depicted on following slide. Connectionist, or parallel distributed processing models, assume that cognitive processes depend on patterns of activation in highly interconnected computational networks that resemble neural networks….that is, this model of memory uses as inspiration the way neurons appear to handle information through connections…according to this model, specific memories correspond to specific patterns of activation in these networks. Abreu, VPS

4 DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA: Dois Modelos de Memória
Modelos de armazenamento recentemente colocados pelos modelos de redes da memória Redes Interconectadas para informação associada Modelos de Rede consistem em conceito de nós conectados por ligações (links) Ligações variam em força As redes enfatiza, que a informação pode ser ativada por graus variando em qualquer ponto A propagação da ativação aumentar o grau de ativação dos nós conectados Abreu, VPS

5 Processamento da Memória
Codificação Colocar a information dentro de um “armazém” Manutenção Mantê-la “viva” Recuperação Encontrar a informação codificada Abreu, VPS

6 Codificação: Iniciando a informação na memória
A função da atenção Focando a consciência Atenção seletiva = seleção da entrada Filtrar: cedo ou tarde? A primeira etapa em começar a informação na memória é pagar a atenção a ela. A atenção envolve focalizar a consciência em uma escala estreitada dos stimuli ou dos eventos. A atenção seletiva é um termo usado por muitos psicólogos descrever este pag-atenção-à-algo processo; entretanto, a palavra seletiva é… atenção realmente redundante É seleção da entrada. Geralmente, a atenção é comparada a um filtro em um modelo information-processing da memória… as telas de filtro para fora a maioria de stimuli, ao permitir que a um seleto poucos comecem perto. Muita pesquisa foi feita para determinar se este processo filtrando ocorre cedo na seqüência processando de informação ou mais tarde. Parece que ambos podem estar no jogo… às vezes que você está prestando atenção a alguém que fala com você em um partido, e você ouve de repente seu nome através do quarto. The first step in getting information into memory is to pay attention to it. Attention involves focusing awareness on a narrowed range of stimuli or events. Selective attention is a term used by many psychologists to describe this paying-attention-to-something process; however, the word selective is really redundant…attention IS selection of input. Usually, attention is likened to a filter in an information-processing model of memory…the filter screens out most stimuli, while allowing a select few to get by. Much research has been done to determine whether this filtering process occurs early in the information processing sequence or later. It appears that both may be at play…sometimes you are paying attention to someone talking with you at a party, and you suddenly hear your name from across the room. Abreu, VPS

7 Modelos de Atenção Seletiva
Modelos de Seleção inicial colocam o filtro aqui Modelos de Seleção tardia colocam o filtro aqui Estímulo Detecção Sensorial Reconhecimento de significado Seleção da resposta Resposta Modelos de Atenção Seletiva Abreu, VPS

8 Teoria dos Níveis de Processamento
Tipos de Codificação Exemplos de questões usadas para elicitar a codificação apropriada Processamento Primário Codificação Estrutural: Ênfase na estrutura física do estímulo A palavra está escrita em letras maiúsculas? Profundidade do processamento Processamento Intermediário Codificação Fonêmica: Ênfase no som da palavra A palavra combina com seu peso? Processamento Profundo Codificação Semântica: Ênfase no significado da entrada verbal A palavra caberia na sentença: “Encontrou-se com um _____________na rua”? Teoria dos Níveis de Processamento Abreu, VPS

9 O Modelo de Armazenamento Múltiplo Waugh e Norman (1965)
Alça Ensaio Transfer para armazenagem Estímulo permanente Memória de Longa Duração Armaze nagem Sensorial Memória de Curta Duração Esquecimento Resposta Abreu, VPS

10 O Modelo de Armazenamento Múltiplo
Características do modelo de armazenamento múltiplo Propõe três partes distintas para a memória. Armazenagem Sensorial Armazenagem de Curta Duração Armazenagem de Longa Duração ensaios múltiplos com relação direta entre a quantidade de ensaio na armazenagem de Curta Duração e a força da memória na armazenagem de Longa Duração Propõe três partes distintas para a memória. Armazenagem Sensorial Informação e conhecimento que vem a nós de sentidos é armazenada momentaneamente. Depois de processada, algumas dessas informações são enviadas para a armazenagem de Curta Duração Armazenagem de Curta Duração Algumas das informações da armazenagem de Curta Duração são então passadas para a armazenagem de Longa Duração Armazenagem de Longa Duração O modelo de armazenagem múltipla postula que a armazenagem de Longa Duração da informação depende de ensaios múltiplos, com uma relação direta entre a quantidade de ensaio na armazenagem de Curta Duração e a força da memória na armazenagem de Longa Duração Abreu, VPS

11 O Modelo de Armazenamento Múltiplo
Armazenagem Sensorial: A persistência da informação sensorial por um momento após sua percepção. A informação é modalidade específica. Visão: A Armazenagem Icônica Pesquisada por Sperling (1960) Abreu, VPS

12 O Modelo de Armazenamento Múltiplo
relatar usualmente apenas 4 ou 5 das 12 letras. A informação na armazenagem icônica geralmente decai dentro de menos de ½ segundo de exposição ao estímulo. Problema com o experimento: memórias das letras decaiu antes que os participantes pudessem relatá-las. Averback e Coriell (1961) - 2 fileiras de 8 letras aleatórias. Uma pequena marca aparecia ao lado de uma posição da letra imediatamente depois que ela apareceu. Recordação dessa letra com a exatidão de aproximadamente 75%, informação de aproximadamente 12 das 16 letras após apenas 50 milissegundos de exposição a elas. Somente um item de cada vez ser recordado a informação não foi perdida durante que os participantes levaram para relatarem o que viram. Os participantes desta tarefa podiam relatar usualmente apenas 4 ou 5 das 12 letras. A pesquisa de Sperling também indicou que a informação na armazenagem icônica geralmente decai dentro de menos de ½ segundo de exposição ao estímulo. Problema com o experimento: memórias das letras decaiu antes que os participantes pudessem relatá-las. Averback e Coriell (1961) apresentaram 2 fileiras de 8 letras aleatórias. Uma pequena marca aparecia ao lado de uma posição da letra imediatamente depois que ela apareceu. Os Participantes puderam recordar essa letra com a exatidão de aproximadamente 75%, sugerindo que os participantes tiveram a informação de aproximadamente 12 das 16 letras após apenas 50 milissegundos de exposição a elas. Esta experiência requereu somente um item de cada vez ser recordado, o que significou que a informação não foi perdida durante que os participantes levaram para relatarem o que viram. Abreu, VPS

13 Estudo de Sperling’s (1960) sobre a memória sensorial
Fixação Mostragem 1/20 seg Tom Aparecem ou antes ou depois de 15, 30, 50 ou 1 segundo Relato Alto Médio Baixo Tempo (frações de segundos) Estudo de Sperling’s (1960) sobre a memória sensorial Abreu, VPS

14 O Modelo de Armazenamento Múltiplo
Armazenagem Sensorial : A persistência da informação sensorial por um momento após sua percepção. A informação é modalidade específica. Audição: A armazenagem Ecóica P. ex. Leitura e escutar Pesquisada por Treisman (1964) Tarefa de Escuta Dicótica Duração Temporal 2 seg aprox. Abreu, VPS

15 Resumo do Registro Sensorial
Memory Systems 2002/03/12 Resumo do Registro Sensorial descrição: uma cópia (fotográfica) de entrada formato: cópia de características capacidade: muito alta Entrada de informação: não-atentiva (automática) duração: cerca de 1/4 segundo Manutenção da informação: impossível Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

16 Modelo de Armazenagem da Memória de Atkinson e Schiffrin
Memória Sensorial Memória Curta Duração Memória Longa Duração Arquivo Entrada Sensorial Atenção Evocação Modelo de Armazenagem da Memória de Atkinson e Schiffrin Abreu, VPS

17 Memória de Curta Duração Memória Operacional
Armazenamento usado para tarefas conscientes Semântica, não icônica Dura cerca de 15 segundos Constantemente sendo ensaiada exemplo: balde de água sob uma torneira de água: Novo material entra (interferência) Material velho flui para fora (decai) Abreu, VPS

18 DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA : Memória Operacional
Refere-se à informação correntemente ativa no sistema de memória e disponível para uso A Informação não é transferida para nenhum lugar, ela simplesmente está disponível Componentes da memória operacional Processamento da informação verbal Processamento da informação auditiva Aloca e monitora os recursos cognitivos tanto quanto o ensaio para a armazenagem temporária da informação Abreu, VPS

19 DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA : Memória Operacional
Capacidade limitada e a informação é perdida no tempo se não há ensaio ou uso Afeta virtualmente todas as tarefas cognitivas e está positivamente relacionada a medidas de outras habilidades Abreu, VPS

20 Memória de Curta Duração (Memória Operacional)
Memory Systems 2002/03/12 Memória de Curta Duração (Memória Operacional) A memória de curta duração é limitada em tamanho ou duração? Teste: apresente brevemente ao sujeito três consoantes GCH Quando a luz se apagar (após alguns segundos) diga quais eram as consoantes Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

21 Tarefa de relato de Consoante: Resultados
Memory Systems 2002/03/12 Tarefa de relato de Consoante: Resultados Observadores podem relatar 3 consoantes Exatas tanto quanto são possíveis ao ensaios duração > 30 segundos (um tempo longo!) Duração Acurácia 100% 50% 0% 30 s 20 s 10 s Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

22 Decaimento da memória de Curta Duração
Memory Systems 2002/03/12 Decaimento da memória de Curta Duração Informação rapidamente decai quando o ensaio para Apresente brevemente ao sujeito as três consoantes Então, faça-o contar inverso por 3s em voz alta a partir de um número dado KBS 504 Quando a luz se apagar (após alguns segundos) diga quais eram as consoantes Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

23 Tarefa de Decaimento: Resultado
Memory Systems 2002/03/12 Tarefa de Decaimento: Resultado Desempenho declina rapidamente com a demora (delay) Essencialmente zero depois de segundos 100% Acurácia 50% Duração 0% 10 s 20 s 30 s Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

24 Interferência e Memória de Curta Duração
Presença do estímulo a ser lembrado Presença de estímulo não-similar Presença de estímulo similar “interferindo” Example: RHT, 520, 294, 93, Vagabundo Abreu, VPS

25 Capacidade da MCD 3 dígitos: 2 7 3 100% 5 dígitos : 9 2 6 1 2 100%
Memory Systems Capacidade da MCD 2002/03/12 Veja como a recordação depende do número de dígitos (amplitude ou extensão) 3 dígitos: 2 7 3 100% 5 dígitos : 100% 7 dígitos : 90% 9 dígitos : 20% Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

26 Memory Systems 2002/03/12 Capacidade da MCD Número de dígitos lembrados: amplitude de dígitos (digit span) Genericamente, capacidade da MCD: amplitude da memória Miller: amplitude da memória é de 7(±2) itens Verdade para visão, audição, etc. “o mágico número 7” Mas.. 7 o que? O que é um “ítem”? Quais são as unidades da MCD? Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

27 Unidades da MCD: “Agrupamentos”
Memory Systems Unidades da MCD: “Agrupamentos” 2002/03/12 Agrupamento: grupo de itens que têm um significado Por exemplo, esta seqüência é difícil de lembrar: (11 letras) Mas esta seqüência é fácil de lembrar: (11 letras) Segunda seqüência tem as mesmas letras - arranjadas como agrupamentos – unidades têm significado Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

28 Aplicações da MCD Usada para muitas tarefas perceptuais/cognitivas
Memory Systems Aplicações da MCD 2002/03/12 Usada para muitas tarefas perceptuais/cognitivas Seguir itens através do espaço Fazer adição/subtração Temporariamente lembrar núm de telelfones Sistemas de MCD especializados para visão, audição, espacial, faces, etc. Baddeley: proposta geral para sistema de “memória operacional” Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

29 Modelo de Baddeley e Hitch (1974)
Memory Systems 2002/03/12 Modelo de Baddeley e Hitch (1974) Executivo Central Alça Alça Fonológica Visuoespacial AF & BAS são sistemas “escravos" Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

30 O Modelo de Armazenamento Múltiplo Armazenagem de Curta Duração (Atkinson e Schifrin,1968)
Saída Entrada do Meio Armazenagem Sensorial Armazenag Curta Duração ArmazenagLonga Duração Icônica Controle Processos; Codificação; Recuperação; Estratégias Armazenagem de Curta Duração Atkinson e Schifrin propuseram que a informação que tinha sido atentada na armazenagem sensorial entra em uma armazenagem de Curta Duração (também chamada de memória de curta duração) onde teve de ser ensaiada antes que pudesse entrar na memória de longa duração relativamente permanente. Memória de Curta duração é de capacidade limitada e é frágil (Recordar números de fones ou direções) Capacidade de 5-7 itens Listas de letras/números usadas em experimentos Recordação serial ou livre Agrupamentos são grupos que nós já conhecemos Ecóica Haptic Abreu, VPS

31 Sumário da Memória de Curta duração
Memory Systems 2002/03/12 Sumário da Memória de Curta duração descrição: dados para operações mentais formato: “amostras” capacidade: cerca de 7 “amostras” entrada de informação: requer atenção duração: > 30 segundos (se não perturbada) Manutenção da informação: atenção continuada e exigência de busca Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

32 Memória de Longa Duração (MLD)
Memory Systems Memória de Longa Duração (MLD) 2002/03/12 Sistema separado da MCD Evidência: lesão do complexo temporal medial HM (veja Milner) hipocampo removido de ambos hemisférios Pacientes com Síndrome de Korsakov devido a alcoolismo crônico Para estes pacientes, a aprendizagem de longa duração é impedida, mas: normal amplitude de memória da MCD normal velocidade de escaneamento da MCD Abreu, VPS Psyc , Copyright 2002 Jason Harrison

33 Memória de Longa Duração: Capacidade Ilimitada
Armazenagem permanente? Memórias em Flash Recordação através de hipnose Debate: MCD e MLD são realmente diferentes? Codificação Fonêmica vs. Semântica Esquecimento baseado em Decimento vs. Interferência Quando a maioria de investigadores concordarem que o LTM tem uma capacidade ilimitada; isto é, nossa loja da memória nunca começa COMPLETAMENTE, muito debate remanesce excesso se o armazenamento é permanente. A memória do Flashbulb e a memória baseada hypnosis sugerem que o LTM é certamente permanente, isso a única razão que nós nos esquecemos somos que nós não podemos alcançar a informação que está ainda em LTM (teoria da interferência). A pesquisa mostra, entretanto, que o flashbulb e as memórias baseadas hypnosis não são sempre exatos. É a informação ainda lá, ou ele deteriora sobre o tempo, e nós compensa por isto pelo edifício memórias deterioradas ascendentes de modo que façam o sentido? E são STM e o LTM lojas realmente diferentes? Nós usamo-nos pensar de que o encoding phonemic ocorreu em STM e (ou o meaning baseado) no encoding semântico no LTM. Agora nós sabemos que ambos ocorrem para ambos. Nós usamo-nos também pensar de que a deterioração ocorreu em STM e em interferência no LTM, no que diz respeito a esquecer-se. Agora, é unclear o que ocorre exatamente no LTM, ele pode ser ambos. Alguns investigadores discutem que STM e o LTM são a mesma coisa, esse STM são justos uma parte pequena do LTM que está em um estado da ativação heightened, embora a vista múltipla das lojas seja ainda dominante. While most researchers agree that LTM has an unlimited capacity; that is, our memory store never gets FULL, much debate remains over whether storage is permanent. Flashbulb memory and hypnosis based memory suggest that LTM is indeed permanent, that the only reason we forget is that we aren’t able to access information that is still in LTM (interference theory). Research shows, however, that flashbulb and hypnosis based memories are not always accurate. Is the information still there, or does it decay over time, and we make up for this by building up decayed memories so that they make sense? And are STM and LTM really different stores? We used to think that phonemic encoding occurred in STM and semantic (or meaning based) encoding in LTM. Now we know that both occur for both. We also used to think that decay occurred in STM and interference in LTM, with regard to forgetting. Now, it is unclear what exactly occurs in LTM, it may be both. Some researchers argue that STM and LTM are the same thing, that STM is just a little part of LTM that is in a state of heightened activation, although the multiple stores view is still dominant. Mas, isto não significa que tudo estará disponível mais tarde... Recordação é diferente de Reconhecimento Abreu, VPS


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