Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictoria Oliveira Alterado mais de 9 anos atrás
1
PLANEJAMENTO VISUAL Noções básicas Profa. Márcia de Borba Campos
FACIN/PUCRS
2
O que posso fazer para melhorar??
Não gostei ... O que posso fazer para melhorar?? Aparência clara e organizada facilita a leitura. Alunos e colegas reagem de maneira mais positiva às informações dispostas de maneira mais estéticas. Por isso, parte importante em destaque.
3
Conheça o problema É possível que possa sugerir soluções Veja Diga Faça um esboço
4
Planejamento visual: princípios básicos
Proximidade Alinhamento Repetição Informações que não possuem relação entre si, não devem estar próximas. Isso fornece uma pista visual imediata da organização e do conteúdo da página. Contraste
5
Planejamento visual: princípios básicos
Proximidade Itens relacionados entre si devem ser agrupados e aproximados uns dos outros. Alinhamento Repetição Informações que não possuem relação entre si, não devem estar próximas. Isso fornece uma pista visual imediata da organização e do conteúdo da página. Contraste
6
Planejamento visual: princípios básicos
Proximidade Alinhamento Cada elemento deve ter uma ligação visual com o outro elemento da página/slide/cartaz. Repetição Contraste
7
Planejamento visual: princípios básicos
Proximidade Alinhamento Repetição Crie uma organização: repita cores, texturas, bordas, formas; tenha uma identidade visual. Contraste
8
Planejamento visual: princípios básicos
Proximidade Alinhamento Repetição Não utilize elementos similares. Tenha-os iguais ou completamente diferentes. Contraste
9
Psicopedagogia Planejamento visual Proximidade PUCRS 3320-3558
Faculdade de Educação Psicopedagogia Quantos elementos individuais há neste cartão/cartaz? Por onde começastes a leitura? Provavelmente prela parte central, pq é a frase que está no meio e pq está em maior evidência (negrito). O que você leu a seguir? O que aconteceu quando olhastes o canto inferior direito? Seus olhos ficaram vagando para certificar-se de não ter perdido alguma informação espalhada pelos cantos? E no segundo, por onde começar? Pelo canto superior esquerdo ou pelo meio? E depois? Talvez fique indo e vindo entre as duas palavras em negrito, em uma tentativa angustiada de capturar as outras palavras colocadas nos cantos.... É fácil determinar o fim da leitura?
10
Psicopedagogia Planejamento visual Proximidade PUCRS 3320-3558
Faculdade de Educação Psicopedagogia Quantos elementos individuais há neste cartão/cartaz? Por onde começastes a leitura? Provavelmente prela parte central, pq é a frase que está no meio e pq está em maior evidência (negrito). O que você leu a seguir? O que aconteceu quando olhastes o canto inferior direito? Seus olhos ficaram vagando para certificar-se de não ter perdido alguma informação espalhada pelos cantos? E no segundo, por onde começar? Pelo canto superior esquerdo ou pelo meio? E depois? Talvez fique indo e vindo entre as duas palavras em negrito, em uma tentativa angustiada de capturar as outras palavras colocadas nos cantos.... É fácil determinar o fim da leitura?
11
Psicopedagogia Planejamento visual Proximidade Faculdade de Educação
PUCRS Faculdade de Educação Psicopedagogia
12
Planejamento visual Proximidade CD ROM CD infantil CD educacionais
CD de lazer Aplicativos Editor de texto Editor gráfico Editor de slides Hardware Disquetes Impressoras Cabos CD ROM CD infantil CD educacionais CD de lazer Editor de texto Editor gráfico Editor de slides Disquetes Impressoras Cabos Além de agrupar itens, às vezes é necessário alterar tamanho, posicionamento de textos e figuras, pes, etc.o
13
Planejamento visual Proximidade
Não significa que tudo precise estar próximo Elementos logicamente conectados, devem estar visualmente conectados Além de agrupar itens, às vezes é necessário alterar tamanho, posicionamento de textos e figuras, pes, etc.o A proximidade ou a falta de proximidade indica a relação
14
Psicopedagogia Planejamento visual Alinhamento Faculdade de Educação
PUCRS Faculdade de Educação Psicopedagogia
15
Psicopedagogia Planejamento visual Alinhamento Faculdade de Educação
PUCRS Faculdade de Educação Psicopedagogia
16
Psicopedagogia Planejamento visual Alinhamento Faculdade de Educação
PUCRS
17
Planejamento visual Repetição Web E-mail Lista de discussão
Crie uma organização: Serviços da Internet Web Lista de discussão Fórum Videoconferência Serviços da Internet Web Lista de discussão Fórum Videoconferência
18
Planejamento visual Repetição
19
Planejamento visual Contraste Visão geral do PowerPoint
O QUE PODE SER FEITO MODOS DO POWERPOINT Modo de slides - Modo de tópicos - Modo de classificação de slides - Modo de anotações - Modo de apresentação de slides JANELA DO POWERPOINT Janela principal - Barra de status - Barras de Ferramentas Exibindo - Movendo e redimensionando barras de ferramentas Ocultando botões - Adicionando botões a barras de ferramentas
20
Planejamento visual Contraste VISÃO GERAL DO POWERPOINT
O que pode ser feito Modos do PowerPoint Modo de slides - Modo de tópicos - Modo de classificação de slides Modo de anotações - Modo de apresentação de slides Janela do PowerPoint Janela principal Barra de status Barras de Ferramentas Exibindo Movendo e redimensionand Ocultando botões Adicionando botões
21
Referência Bibliográfica
- WILLIAMS, Robim. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. Tradução Laura Karin Gillon. São Paulo: Callis, 1995.
22
PLANEJAMENTO VISUAL Noções básicas Profa. Márcia de Borba Campos
FACIN/PUCRS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.