A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDITOR DE APRESENTAÇÃO Organização: Dilma Maria do Socorro do Amaral Correa Multiplicadores: * Claudio Luiz Fernandes * Claudete Costa Quaresma Maria da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDITOR DE APRESENTAÇÃO Organização: Dilma Maria do Socorro do Amaral Correa Multiplicadores: * Claudio Luiz Fernandes * Claudete Costa Quaresma Maria da."— Transcrição da apresentação:

1 EDITOR DE APRESENTAÇÃO Organização: Dilma Maria do Socorro do Amaral Correa Multiplicadores: * Claudio Luiz Fernandes * Claudete Costa Quaresma Maria da Conceição Oliveira * Marilene Ferreira Vieira * Vitória Lúcia Albuquerque Miranda

2 Editor de Apresentações O BrOffice.Org Impress é o Editor de Apresentação do Sistema Linux Educacional similar ao Power Point que entre outras tarefas possibilita: A criação de slides de aparência profissional com a atribuição de um número de efeitos dinâmicos aos slides, incluindo animação e efeitos de transição; A criação de apresentações contendo um número de slides com variados formatos de páginas; A exibição dos slides na tela ou sua publicação sob a forma de folhetos ou como documentos HTML; Fazer a apresentação de uma forma manual ou automática. Apresentação Além de seu formato de gravação de textos padrão o Impress é capaz de abrir e gravar documentos no formato da maioria dos produtos comerciais, incluindo entre eles o.PPT gerado pelo aplicativo Microsoft Power Point, o que traz uma facilidade ainda maior para o intercâmbio entre sistemas.

3 É importante notar que quando se faz uma apresentação o conteúdo deve ser o foco central de atenção. Assim, as ferramentas que você usar (animações, aplica- ção de sons) devem enfatizar os tópicos, mas não devem desviar a atenção para os efeitos especiais. Por exemplo. 1 – Texto: como a leitura de português é feita da esquerda para a direita, pode-se projetar imagens animadas de modo que os tópicos deslizem para a direita. Depois, para enfatizar um tópico específico, faça com que ele deslize para a esquerda. Essa alteração destacará o tópico, chamando atenção. 2 – Som: a inserção de uma música ou som ocasional concentra atenção na apresentação de slides. No entanto, o uso freqüente de efeitos sonoros pode desviar a atenção. 3 – Transição e efeitos: o ritmo da apresentação não pode ser muito, rápido, pois torna-se cansativo nem muito lento, pois deixa todos sonolentos. Portanto, deve-se fazer testes antes de fazer uma apresentação e escolher um bom ritmo. 4 – Equilíbrio visual: não deve existir nada em grande quantidade: nem texto, nem figuras. Cuidado com o tamanho da fonte: as pessoas no fundo da sala devem ser capazes de ler todos os slides. Cuidados ao criar uma apresentação

4 Tela principal do Impress

5 A tela principal do aplicativo conta com algumas áreas importantes, que serão referenciadas ao longo desta apresentação. Barra de títulos: contém o nome do arquivo que está sendo editado, o nome do aplicativo e sua versão, os ícones de minimizar, maximizar e fechar; Barra de Menus: Contém os nomes dos menus para acesso às listas de comandos e funções do BrOffice.Org; Barra de Objetos: Contém os botões para acesso rápido aos comandos de edição de texto, tais como: tipo, tamanho de letra, estilos de parágrafos, etc; Barra de Ferramenta: Contém os botões para o acesso rápido aos comandos de inserção de tabelas, gráficos, corretor ortográfico, etc; Barra de Status: Apresenta informações para orientação do usuário, tais como o número da página, zoom, tipo de texto, etc; Barra de Rolagem: Utilizadas para mover e visualizar os trechos de seu texto; Painel de Slids: Utilizado para conter os slides já criados pelo usuário como parte integrante da apresentação que está sendo editada; Painel de Tarefas: Utilizado para conter página que permitirão ao usuário especificar páginas mestras, layouts, animação personalizada e transição de slids. Clicando no pequeno símbolo triangular, no canto superior fará com que a respectiva página se abra com as opções existentes e a página anteriormente aberta será fechada.

6 Criando uma apresentação 1. Menu Iniciar – Ferramenta de produtividade – Apresentação eletronica (BrOffice.org.Impress.

7 Surgirá a seguinte janela

8 2. Teste as possibilidades (apresentação vazia, a partir de modelo ou abrir uma apresentação existente). Por fim escolha uma apresentação vazia;

9 2 - Para o primeiro slide, selecione o segundo Layouts à direita: Escreva um título e subtítulo. Na nova janela que abre, conheça as ferramentas:

10 3. Colocar um plano de fundo – Menu Formatar – Página Clique na aba Plano de fundo. 3.4 – Conheça as opções de plano de fundo: invisível, cor, gradien te, Hachuras e Bitmap Selecione uma cor que lhe agrade e clique em OK.

11 4. Escolha uma cor neste caso a cor Salmão.

12 Determine SIM para todas as páginas ficarem na cor Salmão selecionado ou NÃO para formatar apenas a página que está em uso;

13 5. Para inserir novo slide clique no menu Inserir na opção Slide Faça a apresentação do projeto criado em sala (para facilitar, copie e cole seu projeto já digitado no editor de texto) para cada ítem crie um slide. Veja os Layouts no painel de tarefa;

14 Inserindo Figura Para inserir figura você poderá buscar nos arquivos do computador, ou nas unidades de armazenamento removíveis. Ao buscar uma imagem da internet, salve primeiro em seu computador e depois insira no slide. Você vai no menu inserir - figura de um arquivo...

15 Efeitos - animação personalizada e transição de slids Coloque efeitos em sua apresentação, para isto conheça as possibilida- des existentes no painel de tarefa (animação personalizada e transição de slides), teste vários!

16 Modos de exibição No impress existem 5 modos de exibição 1- Normal: exibe o slide permitindo criar e editar; 2- Estrutura de tópicos: é o sumário da apresentação. Exibe os títulos e os textos principais de cada slide; 3- Notas: permite adicionar notas em seu slide. Durante a apresentação o público não pode vê-las, permanecem ocultas; 4- Folheto: permite determinar o número de slides em uma página impressa. Para modificar o número de slide, vá ao Menu formatar escolha layout de slide a direita da janela do impress; 5- Classificador de slids: exibe miniaturas dos slids, permitindo mover slids para organizar a sequência dos slids de apresentação, excluir, remover temporariamente um slide de apresentação.

17 Teste as possibilidades dos modos de exibição. Comece a visualizar seu slide no menu Apresentação de slide ou pressionando a tecla F5.

18 Parabéns você conseguiu! Agora crie outras apresentações eletrônicas e comece a utilizar em suas aulas.


Carregar ppt "EDITOR DE APRESENTAÇÃO Organização: Dilma Maria do Socorro do Amaral Correa Multiplicadores: * Claudio Luiz Fernandes * Claudete Costa Quaresma Maria da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google