A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO
Módulo I – Nível Básico – Painel de Indicadores

2 EXCEL

3 EXCEL O QUE É? É um aplicativo que utiliza tabelas, também conhecidas como planilhas, para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas.

4 EXCEL COMO O USAREI NA CONSTRUÇÃO DOS INDICADORES?
Os dados tabulados no Tabwin e no Epi Info serão copiados ou exportados para a planilha do Excel, assim facilitando a edição e formatação das tabelas para uma melhor apresentação dos dados.

5 EXCEL REDIMENSIONANDO LINHAS E COLUNAS Passe o mouse entre as letras das colunas ou os números das linhas até aparecer o ícone ( ). Quando aparecer o ícone, clique com o botão esquerdo do mouse, segure e arraste do tamanho que desejar.

6 EXCEL

7 EXCEL INSERINDO E EXCLUINDO LINHAS E COLUNAS Clique em uma célula com o botão direito do mouse, no menu que se abre clique em “Inserir” ou “Excluir”. Na próxima janela clique em “Coluna inteira” ou “Linha inteira”.

8 EXCEL MESCLANDO CÉLULAS Mesclar células significa juntar duas ou mais células adjacentes em uma única célula. Selecione as células a serem mescladas, clique no menu “Página Inicial” e depois em “Mesclar e Centralizar”.

9 EXCEL

10 Toda fórmula começará com o sinal de igual =
EXCEL USANDO FÓRMULAS Fórmulas são equações que efetuam cálculos com os valores na planilha. Adição Subtração Multiplicação Divisão ATENÇÃO! Toda fórmula começará com o sinal de igual =

11 EXCEL = B2 + C2 25 = B2 - C2 5 = B2 * C2 100 = B2 / C2 0,5 ATENÇÃO! No Excel, o símbolo de multiplicação não é a letra X(xis) e sim o asterisco ( * ).

12 EXCEL PORCENTAGEM 15 30 = B2 / C2 0,5 50% 50,00% 15 30 = (B2 / C2)*100

13 TABWIN

14 DEFINIÇÃO O aplicativo TABWIN é um tabulador de dados desenvolvido pelo Datasus/MS para permitir a realização de tabulações rápidas a partir das bases de dados dos sistemas de informação do SUS.

15 ESTRUTURA Para seu funcionamento, além da instalação do programa, é necessário um conjunto de arquivos em três formatos: Arquivo de conversão (cnv) Arquivo de base de dados (dbf) Arquivo de definição (def) Importante: é necessário ter instalado um programa para descompactar os arquivos!

16 ARQUIVO DE CONVERSÃO (.cnv)
É um arquivo texto que converte os códigos dos campos numa descrição compreensível ao usuário. Numa seleção, o arquivo CNV é responsável por permitir filtrar os registros que atendam a um determinado critério.

17

18 ARQUIVO DE BASE DE DADOS (.dbf)
É um arquivo de dados no formato DBASE contendo as variáveis e os registros individuais de casos de um sistema de informação.

19

20 ARQUIVO DE DEFINIÇÃO (.def)
É um arquivo texto que, através de uma formatação própria, informa ao Tabwin o local de origem da base de dados que será tabulada, os campos dessa base de dados que estão disponíveis e onde eles serão exibidos no painel de tabulação.

21

22 INSTALAÇÃO Como o tabwin é um tabulador de dados, sua instalação é diferente da maioria dos programas de análise. Seu uso depende diretamente da criação de pastas com nomes e locais específicos.

23 Passo 1: Baixar os arquivos

24 Passo 1: Baixar os arquivos
O arquivo vem compactado (.zip)

25 Passo 1: Baixar os arquivos
IMPORTANTE: Os arquivos nos formatos .def, .dbf e .cnv estão armazenados em área protegida por senha pois contém dados de identificação dos casos notificados. NÃO divulgue essa senha.

26 Passo 1: Baixar os arquivos

27 Passo 1: Baixar os arquivos

28 Passo 2: Criando local para os arquivos
Criar DUAS pastas: - Tabwin (C\:Tabwin) - SinanNet e dentro dela uma pasta chamada BaseDbf (C:\SinanNet\BaseDBF)

29 Passo 3: Extraindo os arquivos
Dentro da pasta BaseDbf ficarão os arquivos (após a descompactação) de extensão .dbf, .def e .cnv .

30 Passo 3: Extraindo os arquivos
Dentro da pasta Tabwin ficarão os arquivos (após a descompactação) do tabwin.zip. O arquivo TabWin.exe é o executor das funções do programa e deverá ser encaminhado para a área de trabalho (como atallo).

31 ANÁLISES NO TABWIN

32 Iniciando o programa

33 Selecionando o arquivo para análise

34 Seleções 1 2 4 8 3 5 7 6

35 Seleções que irão compor o layout da tabela a ser criada;
Contém todos os campos da ficha de investigação.

36 Auxilia a filtrar as informações que entrarão na análise, evitando excesso de informações zeradas.

37 É a localização do banco em DBF e os arquivos localizados na referida pasta. Mais de um arquivo poderá ser selecionado.

38 São os filtros que podem ser selecionados durante a análise.

39 Ajuda a procurar a categoria desejada

40 Salvar Registros: cria um banco em dbf com os registros após a seleção dos filtros
Não Classificados: são os registros que tiveram alguma informação que não pode ser codificada.

41 LOG É o registro das seleções e bancos utilizados na análise realizada.

42 Copiando as tabelas geradas
As informações geradas podem ser copiadas através dos ícones: ou

43 EPI INFO®

44 Epi info ® O Epi Info® é um software gratuito que permite a construção de questionários e formulários para entrada de dados, sua análise estatística, entre outros. Criado pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e foi desenvolvido para os profissionais de saúde pública

45 Instalação

46 EPI INFO 7 NÃO LÊ BANCOS DE DADOS EM .DBF

47

48 ÁREA DE ANÁLISES ÁREA DE PROGRAMAÇÃO
ÁREA DE COMANDOS ÁREA DE ANÁLISES ÁREA DE PROGRAMAÇÃO

49 Comando READ É utilizado para localizar o banco de banco de dados a ser trabalhado. Exemplo: READ "dBASE IV" C:\SinanNet\BaseDBF\LEPTONET.DBF'

50 Comando DISPLAY É utilizado para visualizar informações sobre o banco de dados. Ele mostra todas as variáveis do banco de dados, por ordem alfabética e o formato de cada variável. Exemplo: DISPLAY DBVARIABLES

51 Seleciona os registros de acordo com uma condição específica.
Comando SELECT Seleciona os registros de acordo com uma condição específica. Exemplos: SELECT DT_NOTIFIC>=01/01/2014 SELECT ID_MN_RESI ="330455"

52 Comando SELECT Obs: Comando CANCEL SELECT

53 Comando FREQ Produz uma tabela de frequência que mostra os valores, os percentuais e o percentual acumulado da variável selecionada. Exemplo: FREQ CLASSI_FIN

54

55 Comando LIST Cria uma listagem dos registros existentes no banco de dados a partir das seleções executadas. Pode listar todas as variáveis ou apenas algumas. Exemplo: LIST NU_NOTIFIC DT_NOTIFIC NM_PACIENT

56 Comando DEFINE Cria uma nova variável Comando RECODE Recodifica uma variável já existente na nova variável criada com o comando DEFINE Exemplo: DEFINE SEXO RECODE CS_SEXO TO SEXO "M"="masculino" "F"="feminino" "I"="ignorado" end

57 Atribui valor a uma variável criada com o comando DEFINE
Cria uma nova variável Comando ASSIGN Atribui valor a uma variável criada com o comando DEFINE Exemplo: DEFINE Tempo_Internacao ASSIGN Tempo_Internacao = days(DT_INTERNA, DT_OBITO)

58 Construindo os indicadores


Carregar ppt "Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google