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Introdução ao MS-Excel

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Apresentação em tema: "Introdução ao MS-Excel"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao MS-Excel
Aula 04 Prof. M.Sc. Anderson Pazin

2 Roteiro de Aula PLANILHA ELETRÔNICAS - EXCEL
Introdução as planilhas eletrônicas Importância e utilização das planilhas Fundamentos do Excel Excel básico. Como realizar cálculos Gráficos Funções

3 Dica Anotem todas as explicações de como fazer determinadas ações.
Essas anotações poderão ser usadas em prova e serão utilizadas para a realização de um trabalho.

4 Introdução ao Excel Permite a manipulação de planilhas de cálculos.
Possibilita ao usuário criar planilhas de cálculos para orçamentos, previsões e planejamento para investimentos futuros, levantamentos estatísticos, tabelas variadas, controle de gastos pessoais ou da empresa, controle de caixa, desde cálculos simples aos mais complexos.

5 Introdução ao Excel O Excel permite ao usuário formatar suas planilhas de maneira que achar melhor. Na área de gráficos, o usuário tem uma gama muito grande de tipos e gráficos que podem ser criados e alterados.

6 Definição de Planilhas
É uma grade de colunas e linhas (as colunas se desenvolvem de cima para baixo e, as linhas, da esquerda para direita) – as linhas se estendem horizontalmente na tela e as colunas, verticalmente. Existem 256 colunas e linhas em cada planilha do Excel. A interseção de qualquer coluna com qualquer linha é uma célula.

7 Definição de Planilhas
Cada linha e coluna tem um rotulo único: as linhas são identificadas por números e as colunas usam letras. Cada célula é identificada por um endereço, que é o casamento com a letra da coluna do numero da linha. Por exemplo, a primeira célula de uma planilha, no canto superior esquerdo, é A1.

8 Pasta de Trabalho É o termo geral atribuído à ferramenta utilizada na organização e análise de informações numéricas. Fornecem vários recursos para automatização de operações com planilhas. O Excel utiliza o termo planilha para varias planilhas individuais contidas em uma pasta de trabalho.

9 Exemplo de Pasta de Trabalho
Célula A1 Linha Coluna Cabeçalho das Colunas Cabeçalho das linhas Guia das Planilhas

10 Exercícios Mostra a flexibilidade do Excel ao arrastarmos as células.
O Excel utiliza a lógica matemática para adicionar novos valores Conceitos apresentados: Definição das grades, formatação de células, renomear planilhas.

11 Criando Fórmulas Toda Fórmula começa por um sinal de igualdade (=);
Para fixar referencias as células é preciso usar o cifrão ($) $A$1: - estão fixas a coluna A e a linha 1 $A1: - está fixa somente a coluna A A$1: - está fixa somente a linha 1 A1: - nada está fixo.

12 Operadores Aritméticos
Para cálculos aritméticos são utilizados os seguintes operadores: Sinal Função + Adição - Subtração * Multiplicação / Divisão ^ Exponencial % Porcentagem

13 Operadores Condicionais
Para a elaboração de formulas condicionais são utilizados os seguintes operadores: Sinal Função > Maior >= Maior igual < Menor <= Menor igual <> Diferente = Igual

14 Exercícios sobre Referências
Calculo de Desconto Tabuada

15 Trabalhando com Funções
Principal característica do Excel é o seu poder de executar cálculos; As funções são os recursos mais empregados na elaboração das fórmulas; As funções facilitam a execução de cálculos complexos; O Excel possui aproximadamente 330 funções.

16 Regras para o uso de Funções
Uma função sempre retorna um valor específico; Deve fazer parte de uma fórmula; O nome é sempre escrito em maiúsculo; Nunca há espaço no nome das funções; Após o nome deve-se abrir parênteses para especificar os seus argumentos; Os argumentos são separado por ponto e virgula (;) ;

17 Classificação das Funções
Funções Lógicas: Contém funções usadas para tomadas de decisão, (SE, E, OU) Funções de Procura e Referência: Geralmente empregadas para retornar um valor contido em uma lista (PROCV, PROCH) Funções Financeiras: Relacionadas a cálculos financeiros (VP, VF, NPER, TAXA..)

18 Classificação das Funções
Funções Data e Hora: Retornam valores baseados em datas e horas Funções de Tratamento de Texto Específica para formatação de texto Funções Estatísticas Funções de Matemática e Trigonometria

19 Exercícios – Levantamento Estatístico
Planilha Exemplo Aula 4-Estatistico

20 Trabalhando com Gráficos
O Gráfico é um instrumento que possibilita transmitir muitas vezes o significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples. O Excel permite a criação de vários tipos de gráficos de forma prática e eficiente, baseado nas informações fornecidas por suas planilhas. Não adianta nada você saber efetuar a confecção de um gráfico se não souber a que finalidade se destina determinado gráfico.

21 Tipos de Gráficos Para se criar um gráfico é preciso:
primeiro conhecer o tipo de informação que se deseja transmitir, pois um gráfico poderá informar de forma visual as tendências de uma série de valores em relação a um determinado espaço de tempo, a comparação de duas ou mais situações e muitas outras situações. A maior parte dos gráficos desenhados no Excel utiliza os dados em relação a um eixo X horizontal e a um eixo Y vertical

22 Tipos de Gráficos O eixo X conter um escala de categorias como: valores, faixas etárias, medidas métricas, anos, meses, dias da semana, localidades geográficas, etc. O eixo Y poderá conter os valores definidos dentro de uma planilha.

23 Trabalhando com Gráficos
Cada tipo de gráfico é adequado para uma diferente situação a ser analisada. Se um gráfico for definido de forma incorreta, poderá ocorrer a análise errada de uma situação, causando um série de interpretações distorcidas do assunto em questão, tornando desta forma o desenho do gráfico sem qualquer efeito aproveitável.


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