A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico
Ana Maria Munhoz Fett

2 Dificuldades de Ensinagem ...
...“é o movimento de ensinar carregado de emoção: ansiedade por ter de cumprir uma missão, medo e/ou frustração por não entender o aluno, fantasias de incompetência... “ ... "não diz respeito à competência técnica e sim o despreparo pessoal... " Polity (2002) Ana Maria Munhoz Fett

3 Aprender e ensinar ... ...“são os dois lados de uma mesma moeda que se complementam, e que não podem se sustentar a não ser na relação que se estabelecem entre si... “ Polity (2002) Ana Maria Munhoz Fett

4 Dinâmica Ana Maria Munhoz Fett

5 Responda: Questão 1) Mamãe, por que você fechou a porta do quarto ontem a noite? Questão 2) Professora, você fez sexo ontem? Ana Maria Munhoz Fett

6 Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar!
Ana Maria Munhoz Fett

7 - Sabe, papai não fez como na escola
- Sabe, papai não fez como na escola. Não me disse: - “Hoje é dia de aprender a andar de bicicleta”! - Primeira aula: andar direito. - Segunda aula:andar rápido. - Terceira aula: correr. Não tinha boletim onde anotar: Muito bem! Excelente! Regular...porque, se tivesse sido assim, não sei, algo em meus pulmões não me teria deixado aprender. Ana Maria Munhoz Fett

8 Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar!
Ana Maria Munhoz Fett

9 RELAÇÃO ENTRE MODALIDADES DE APRENDIZAGEM E MODALIDADES DE ENSINO
Ana Maria Munhoz Fett

10 Hipoassimilação- Hipoacomodação Hiperacomodação- Hipoassimilação
"COMO? POR QUÊ? QUANDO?" APRENDIZAGEM ASSIMILAÇÃO-ACOMODAÇÃO MOSTRAR-GUARDAR Hipoassimilação- Hipoacomodação INIBIÇÃO COGNITIVA "NÃO ME INTERESSA" Hiperacomodação- Hipoassimilação PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM "NÃO POSSO" EXIBIR ESCONDER DESMENTIR Hiperassimilação- Hipoacomodação PATOGENIA "NÃO SEI" Ana Maria Munhoz Fett

11 EXIBIR - INIBIR Ana Maria Munhoz Fett

12 É como olhar diretamente para o sol do meio dia!
Exibir não é mostrar, mas mostrar-se; não tem relação com mostrar o conhecimento, mas com mostrar-se conhecedor, de tal maneira que o aprendente terá dificuldade em conectar-se com o conhecimento. É como olhar diretamente para o sol do meio dia! O ensinante aqui será visto como se fosse o conhecimento. Ana Maria Munhoz Fett

13 Isto dará lugar ao mecanismo de evitação: evitar entrar em contato com o objeto de conhecimento, pois não há distância entre a pessoa que possui o conhecimento e o próprio conhecimento. Exemplo: o excesso de estimulação inibe o aprender Resposta: Não me interesso! Ana Maria Munhoz Fett

14 ESCONDER - ESPIAR Ai, não posso!!! Ana Maria Munhoz Fett

15 A culpa por conhecer faz-se sintoma (problema de aprendizagem)
O ensinante esconde como segredo uma informação necessária para o aprendente, ou se esconde ele mesmo como ensinante, ou esconde sua possibilidade ensinante Consequências: Quem não recebe uma informação fica excluído, segregado do líquido aglutinante de qualquer grupo humano que é o conhecimento compartilhado. Quando algum dos integrantes de uma família fica excluído de um conhecimento que lhe compete, tal exclusão costuma atacar a capacidade de pensar. Então, o pensar desse sujeito é o que fica culpabilizado e, como pensar é pergunta, não pode perguntar. A culpa por conhecer faz-se sintoma (problema de aprendizagem) Ana Maria Munhoz Fett

16 O saber proporciona uma espécie de molde, de marcas daquilo que falta; marcas que como pegadas, buscam a resposta do pé que as produziu. Essas pegadas dizem que por ali passou alguém, mas não se sabe quem, nem porquê, nem quando. O saber diz, como a Árvore da Sabedoria no Paraíso, que há um fruto para alimentar-se. Porém, como fazer para encontrá-lo? Ou ainda, o que acontecerá quando o conhecermos? Exemplo: em vez de transmitir a informação de acordo com o que foi perguntado o ensinante transmite outra informação ou o vazio do silêncio, podendo produzir rupturas na modalidade de aprendizagem. Ana Maria Munhoz Fett

17 A verdade por mais terrível e dolorosa que seja nunca adoece
A verdade por mais terrível e dolorosa que seja nunca adoece. O que adoece é o falso conhecimento. O que adoece tanto ao ensinante como ao aprendente, é a existência de conhecimentos escondidos, secretos, não-ditos. Em que medida cada um de nós, sente que é melhor não conhecer com a desculpa de não sofrer? Ana Maria Munhoz Fett

18 Quem conhece espiando vai culpabilizar-se por ter conhecido, não somente por ter desejado conhecer, mas por ter, por possuir conhecimento. Ao significar-se a si mesmo espiando, de algum modo, vai necessitar expiar, oferecer em sacrifício algo de si mesmo para pagar a culpa de ter espiado algo que estava proibido. A partir desse lugar de expiação, o aprender não é facilitado, podendo construir-se o que se chama problema de aprendizagem da ordem do sintoma. Ana Maria Munhoz Fett

19 Desmentir-Adoecer Eu não sei!!!! Ana Maria Munhoz Fett

20 Desmentida é o modo de exibir e esconder. Exibe-se o que se esconde.
A mentira, o escondido e, mais ainda, a desmentida adoece o pensar. Quando a desmentida está instalada como modalidade predominante, pode acontecer que se estruture uma modalidade de aprendizagem doentia. Ana Maria Munhoz Fett

21 Exemplo: História de Pedro e seu avô.
Essa modalidade ensinante exerce uma violência secundária patógena; “aquilo que o outro deseja que eu pense é o que eu penso que não penso”. A desmentida em relação ao próprio pensamento é um “não sei” que adoece. Exemplo: História de Pedro e seu avô. Ana Maria Munhoz Fett

22 A modalidade ensinante de uma pessoa está em relação, por sua vez, com sua própria modalidade de aprendizagem. Quando digo que está em relação, não digo que seja a mesma. Para poder mudar a modalidade de ensino, é necessário mudar a modalidade de aprendizagem. Alicia Fernandez (2001) Ana Maria Munhoz Fett

23 Quanto mais saudável for a modalidade de aprendizagem de uma pessoa, mais possibilidade terá de construir modalidades de ensino possibilitadoras para a aprendizagem dos outros. Ana Maria Munhoz Fett

24 ASSIMILAÇÃO - ACOMODAÇÃO
MOSTRAR - GUARDAR Ana Maria Munhoz Fett

25 Se uma criança ou adolescente e um adulto podem perguntar-se, fazer perguntas e fazer-se perguntas, isto é indicador de saúde em aprendizagem de liberdade para pensar. Ana Maria Munhoz Fett

26 O problema de aprendizagem, quando se instala, deixa o sujeito sem palavras para relatar seu drama. Os transtornos de aprendizagem, em relação a outros padecimentos psíquicos, apresentam uma particular especificidade. Eles têm um certo caráter de urgência, pois, quando se trata de crianças, se a inteligência está ferida, pode ocorrer que os efeitos dessa dor sejam permanentes. Ana Maria Munhoz Fett

27 Tal urgência também se relaciona ao que nossa sociedade reclama cada vez mais, o êxito profissional, associando-o de modo lamentável à realização da pessoa como tal. É na escola, na universidade e na atividade de trabalho, no espaço público onde se opõe à prova a capacidade intelectual das pessoas. Alicia Fernandez (2001) Ana Maria Munhoz Fett

28 Aprender está para aprendizagem assim como ensinar está para a ensinagem, portanto, o que permite considerar que a dificuldade de aprendizagem está intimamente relacionada à dificuldade de ensinagem, é que ambas podem gerar o fracasso escolar... Polity (2002) Ana Maria Munhoz Fett

29 Dinâmica Ana Maria Munhoz Fett

30 Saídas??? Reconhecer-se;
Conhecer a sua história das aprendizagens e a história das aprendizagens da sua família; Reconhecer suas dificuldades; Aceitar-se; Gostar-se; Perguntar-se; Amar-se; Respeitar-se....e Ana Maria Munhoz Fett

31 MUITO OBRIGADA !!! Ana Maria Munhoz Fett


Carregar ppt "DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google