A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fight Club - Sinopse Abruptamente somos introduzidos a um narrador (cujo nome desconhecemos) que nos fala da sua vida. É inspector numa empresa de automóveis,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fight Club - Sinopse Abruptamente somos introduzidos a um narrador (cujo nome desconhecemos) que nos fala da sua vida. É inspector numa empresa de automóveis,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Fight Club - Sinopse Abruptamente somos introduzidos a um narrador (cujo nome desconhecemos) que nos fala da sua vida. É inspector numa empresa de automóveis, sendo o seu estilo de vida profundamente marcado pelos paradigmas apresentados pela publicidade e pela sociedade em geral. O narrador sofre de uma estranha insónia crónica, esta insónia afecta-o de tal modo que nunca se sente completamente acordado. Procurando restabelecer o seu sono natural junta-se a várias terapias de grupo (desde pacientes com cancro testicular até grupos doentes em fase terminal) cuja companhia e afecção aparentemente causam a normalização do seu sono natural.

3 Fight Club - Sinopse Esta solução é rapidamente abalada por uma mulher chamada Marla, cuja presença bloqueia o efeito psicológico que as terapias de grupo tinham sobre o narrador, provocando assim novamente a insónia. Numa das habituais viagens de negócio, o narrador conhece a bordo do avião um homem chamado Tyler Durden. Numa breve conversa falam de si e trocam e contactos. Chegando a casa encontra o seu apartamento em chamas devido a uma misteriosa explosão. Procura abrigo na casa de Tyler Durden que o introduz a um novo estilo de vida.

4 Fight Club - Sinopse Juntos vivem numa casa ocupada e criam um clube de combate. Rapidamente e misteriosamente, o clube de combate transforma-se numa organização anti-governamental espalhada pelo país. Interrogando-se sobre o desconhecimento desta expansão do clube, o narrador apercebe-se que Tyler Durden tem trabalhado enquanto ele dormia, descobrindo mais tarde que Tyler é outra pessoa no seu corpo.

5 Fight Club e a Identidade Pessoal
Duas pessoas num corpo? Será que cada um tem um self? Identidade Narrativa (Paul Ricoeur) Conhecimento de Si e Sentimento de Si. Identidade Narrativa e a Identificação Ética.

6 Um Corpo, Duas Pessoas O Narrador e Tyler têm consciências separadas.
Sentem que o outro é outra pessoa. Existe um Conflito entre estas duas pessoas, na luta pelo domínio do corpo. A tendência de associarmos um corpo com uma pessoa não é ameaçada, na medida em que estas pessoas se revelam alteradamente no corpo.

7 Um Corpo Duas Pessoas? “ Num determinado momento, apenas uma entre as múltiplas identidades consegue obter suficiente controlo para ser uma pessoa e para se exprimir ( melhor ainda , para exprimir o seu si). ( A. Damásio, O Sentimento de Si, p. 172). Há 3 sinais indicadores da presença da consciência: Manifestações externas. Manifestações internas relatadas pelo sujeito observado. Manifestações internas em nós. (O Sentimento de Si, p. 106).

8 Duas Interpretações do Si, uma História ( Paul Ricoeur)
Os factos históricos possibilitam a construção de uma narrativa. Encontramos na memória elementos chave para desenharmos o precurso de uma vida. Face uma ausência de certos pormenores históricos, a narrativa é compensada pela ficção. Esta ficção involuntária permite que a narrativa corra com fluidez. Tudo parece ser factual. Nota : Nem A ausência de factos nem a introdução da ficção são actos (mentais) percebidos pelo sujeito.

9 Duas Interpretações do Si, uma História ( Paul Ricoeur)
Esta Narrativa possibilita o Conhecimento do Si/Self. O Conhecimento de Si é uma Interpretação. A situação do Narrador e de Tyler: A certa altura do filme o narrador reconhece que os factos da sua vida são incompletos. A ausência de Consciência foi representada pelo sono natural, mas de facto houve uma transição para outra pessoa.

10 Conhecimento e Sentimento
Os factos aparentemente históricos, são falsos (o caso do Narrador). O seu novo conhecimento interfere com o seu antigo Conhecimento de Si. E o seu Sentimento de Si? Apesar do seu conhecimento (dos factos), o narrador não se identifica com Tyler. Não se sente como Tyler.

11 Conhecimento e Sentimento
Se o Narrador tem acesso a factos novos por que razão estes não provocam uma nova Narrativa e Interpretação de Si? Será por somente por não ter memórias das acções praticadas por Tyler? Tyler aparece durante a ausência de si do Narrador. A Mesmidade corporal não afecta a Ipseidade das pessoas. Cada um tem um Self. Cada um luta por si mesmo.

12 Conhecimento e Sentimento
O Narrador é condicionado por Tyler e ele sabe que condiciona Tyler. A relação recíproca sublinha a noção de : “O Eu não Eu” que gera a noção: o outro. (Ludwig Feuerbach, Princípios da Filosofia do Futuro.) “ Será que Tyler é o meu pesadelo ou sou eu o pesadelo de Tyler?” ( Narrador , Fight Club) “ Se eu acordar num lugar e tempo diferente serei eu uma pessoa diferente?” ( Narrador, Fight Club)

13 Identidade Narrativa e Ética
O Narrador vive uma vida sem objectivos, deixando-se levar por aquilo que é uma inter- pretação dos paradigmas sociais e publicitários. Paradigma - Identificação. Expressão : Tu és aquele que faz aquilo. Tyler que é o extremo oposto. Para Tyler não são as acções que nos definem, nem os objectos que possuímos.

14 Identidade Narrativa e Ética
“Who am I then? Tell me that first, and then, if I like being that person, I’ll come up: if not, I’ll stay here till I’m somebody else”. (Lewis Caroll, Alice’s Adventures in Wonderland, in Complete Works, p.26). “ Mas então, que sou eu? Digam-me isso primeiro, e depois, se eu gostar ser essa pessoa, eu voltarei para cima: se não, cá ficarei até eu ser outro.”


Carregar ppt "Fight Club - Sinopse Abruptamente somos introduzidos a um narrador (cujo nome desconhecemos) que nos fala da sua vida. É inspector numa empresa de automóveis,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google