A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Eu sou meu corpo ou meu corpo sou eu?”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Eu sou meu corpo ou meu corpo sou eu?”"— Transcrição da apresentação:

1 “Eu sou meu corpo ou meu corpo sou eu?”
Professora Yama Elice

2 Somos feitos de duas substâncias: alma e corpo?
O que comanda o ser humano: sua razão ou seus desejos? Você é realmente a pessoa que seus pais pensam que você é? Qual a importância do seu corpo para que você seja quem você é?

3 Elas mantém a mesma IDENTIDADE?
CORPO E MENTE Elas mantém a mesma IDENTIDADE?

4 Para a Sociologia, Identidade é o compartilhar de várias idéias e ideais de um determinado grupo. Alguns autores, como Karl Mannheim, elaboram um conceito em que o indivíduo forma sua personalidade, mas também a recebe do meio, onde realiza sua interação social. Para a Medicina legal consiste numa série de exames feitos no vivo ou no morto, onde se apuram, no ser humano, a raça, sexo, estatura, idade, dentição, peso e conformação corpórea, sinais particulares (má-formações, cicatrizes, tipo sangüíneo, feições faciais, etc.) E pra você? Na Filosofia a identidade constitui objeto de cogitações por variados pensadores e correntes filosóficas, e seu conceito varia, portanto, de acordo com os mesmos. Para a Antropologia, Identidade consiste na soma nunca concluída de um aglomerado de signos, referências e influências que definem o entendimento relacional de determinada entidade, humana ou não-humana, percebida por contraste, ou seja, pela diferença ante as outras, por si ou por outrem. Portanto, Identidade está sempre relacionada a idéia de alteridade, ou seja, é necessário existir o outro e seus caracteres para definir por comparação e diferença com os caracteres pelos quais me identifico.

5 Afastar da realidade - ABSTRAÇÃO

6 Somos a soma de duas substâncias diferentes(mente e corpo) que trabalham juntas no dia a dia? Os filósofos respondem... Filósofo empirista: À pergunta “quem eu sou?”, ele responde que o corpo não é suficiente para me definir e que apenas a memória de ser a mesma pessoa garante a identidade Filósofo dualista: À pergunta “quem eu sou?”, ele acredita que a parte material de quem somos (o corpo) existe apenas para receber a essência ou forma divina – a mente. O corpo seria, nessa concepção, parecido a um cofre onde se deposita uma joia de grande valor, a mente.

7 Atividade avaliativa Entregar dia _______
Questões numero 6 e 7, pagina 15 do livro 4. Fotografe algo ao seu redor. Depois procure fotografar a mesma coisa a partir de um ângulo ou de um detalhe que faça com que o observador da fotografia não possa reconhecer o objeto fotografado original. Observações: Não usar imagens recortadas de revistas, jornais ou impressas da internet; fotografar 2 imagens no minimo. Depois, pense no que efetivamente mudou entre a realidade que você vê e aquela que aparece na ultima fotografia. Anote suas conclusões. Observação: Texto mínimo de 8 linhas Avaliados: O layout - 1,0 pontos Texto conclusivo – 2,0 pontos


Carregar ppt "“Eu sou meu corpo ou meu corpo sou eu?”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google