A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 01 – O território brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 01 – O território brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 01 – O território brasileiro
Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap.01 - Formação do território brasileiro

3 Extensão do território
O Brasil é o 5º maior país do mundo em extensão territorial com cerca de km2. Toda essa extensão é resultado de um longo processo de conquistas de terras, iniciado pelos portugueses em 1500.

4 Os Limites territoriais
Os atuais limites do nosso território começaram a ser definidos já em 1494, com o Tratado de Tordesilhas. Por meio desse acordo, portugueses e espanhóis dividiram entre si as terras já descobertas e as que viessem a ser conquistadas por suas expedições ultramarinas a partir de então.

5

6 Capitanias Hereditárias
Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como franceses e holandeses, além dos próprios espanhóis, a coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras doadas pelo Rei de Portugal a pessoas de sua confiança. As pessoas que recebiam esses lotes tinham a missão de povoar e proteger as terras da colônia de povos invasores, criando exércitos.

7

8 Expansão territorial O território inicialmente dominado pelos portugueses teve uma grande expansão, ultrapassando a linha de Tordesilhas. Muitos fatores contribuíram para a ocupação do território desde o século XVI, entre os quais se destacam: 1 - Atuação dos Bandeirantes 2 - O Papel dos Jesuítas 3 - Exploração econômica do território.

9 Bandeirantes

10 Jesuítas

11 Exploração econômica do território

12 Cap.02 – Localização do território brasileiro

13 Onde está o Brasil? Hemisférios: O Brasil possui 93% de suas terras no hemisfério sul e está inteiramente no Hemisfério Oeste. Zonas Térmicas: Possui a maior parte das suas terras na zona tropical. O Brasil e os Continentes: O Brasil integra a América do Sul, sendo o 3º maior país do continente americano. Possui grande extensão latitudinal (Norte-Sul) e Longitudinal (Leste-Oeste).

14

15 Fuso Horário: Por estar inteiramente no Hemisfério Oeste, possui horas atrasadas em relação a Londres (Hora Mundial). Em nosso país existem ao todo 4 fusos: 1 - Ilhas da costa atlântica (-2 GMT); 2 - Brasília (Hora oficial) (-3 GMT); 3 - Oeste do Brasil (-4 GMT) 4 - Acre (-5 GMT)*.

16

17 Tarefa: Responder questões da Apostila p. 230 e 231

18 Cap.03 - Organização e regionalização
Prof. Raphael Barbosa Ramos

19 Organização do Estado Brasileiro
No Brasil, há um total de municípios, distribuídos em 26 estados e o Distrito Federal. O Estado brasileiro está organizado em três poderes: Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos – Executam projetos e leis de interesse popular); Legislativo (Deputados Estaduais e Federais, Senadores e Vereadores – Criam leis e fiscalizam as ações do executivo) e o Judiciário (Juízes – julgar a constitucionalidade das leis e controlar sua execução).

20

21 Região Corresponde a um agrupamento de áreas com características semelhantes. Podemos regionalizar bairros, cidades, estados e países.

22 Por que regionalizar? Além de servir para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, a regionalização também facilita a reunião de informações e a realização de estudos sobre determinado território.

23 O IBGE já realizou diversas regionalizações do território brasileiro, com o objetivo de facilitar seu trabalho de pesquisa e permitir uma organização mais eficiente das informações, utilizadas por governantes em suas decisões políticas.

24 Divisão regional do Brasil
Entre as várias formas de divisão territorial brasileira, destacam-se: Divisão Político-administrativa (IBGE) Divisão Geoeconômica

25 Divisão Político-administrativa (IBGE)
Divide o nosso país em 5 grandes regiões, também chamada de macrorregiões, sendo a mais utilizada em nosso país. Para dividir o Brasil em 5 regiões, o IBGE agrupou os estados de acordo com uma combinação de aspectos naturais sociais e econômicos. Nesse tempo o nosso país se modificou e com ele o mapa também, vejam:

26

27 As Regiões são: 1 – Norte – Amazonas (AM), Amapá (AP), Acre (AC), Pará (PA), Tocantins (TO), Rondônia (RO) e Roraima (RR); 2 – Nordeste – Bahia (BA), Pernambuco (PE), Ceará (CE), Paraíba (PB), Maranhão (MA), Rio Grande do Norte (RN), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Piauí (PI); 3 – Sudeste – São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES); 4 – Centro-Oeste – Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e Distrito Federal (DF); 5 – Sul – Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

28 Divisão geoeconômica (Complexos Regional)
Outra divisão conhecida e utilizada em nosso país, que separa o Brasil em 3 grandes complexos regionais. Essa divisão foi proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967, considerando as diferentes formações históricas e econômicas das regiões sem se ater as delimitações das fronteiras políticas interestaduais, não havendo a preocupação em colocar os estados “inteiros” num mesmo complexo.

29

30 As Regiões são: 1 – Amazônia – Amazonas (AM), Amapá (AP), Acre (AC), Pará (PA), Tocantins (TO), Rondônia (RO), Roraima (RR), norte de Mato Grosso (MT) e Oeste do Maranhão (MA). 2 – Nordeste – Paraíba (PB), Piauí (PI), Ceará (CE), Bahia (BA), Rio Grande do Norte (RN), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Pernambuco (PE), leste do Maranhão (MA), e norte de Minas Gerais (MG). 3 – Centro-Sul – Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO), Distrito Federal (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Grande parte de Minas Gerais (MG), e sul do Mato Grosso (MT).

31 Políticas regionais no Brasil
Com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento regional, foram criadas instituições governamentais, são elas: - SUDENE - SUDAM - SUDECO - SUDESUL

32

33 Tarefa: Responder questões da Apostila p. 238 e 239.

34 Referências: Apostila Sistema UNO (7º ano)
Livro Didático Projeto Araribá (Geografia – 7º ano). Imagens: Google Imagens Recurso Multimídia Sistema UNO Montagem: Prof. Raphael Barbosa Ramos


Carregar ppt "Unidade 01 – O território brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google