A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/video-mostra-reencontro-de-pai-com-o-filho-na-siria/2795867/ Fantástico...3:45 Vídeo crianças...2:05.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/video-mostra-reencontro-de-pai-com-o-filho-na-siria/2795867/ Fantástico...3:45 Vídeo crianças...2:05."— Transcrição da apresentação:

1 Fantástico...3:45 Vídeo crianças...2:05

2 É bom saber que... A Convenção de Armas Químicas (CWC) é consequência do Protocolo de Genebra de 1925, que proíbe o uso de gases tóxicos e métodos biológicos para fins bélicos. Porém, foi interrompida pela II G. Md. Em 1993, a CWC foi concluída, sendo adotada a partir de abril de 1997. No mês seguinte foi criada a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW), encarregada de supervisionar a destruição de arsenais químicos e assegurar a não proliferação de armas químicas, com exceção do gás lacrimogêneo para conter revoltas e tumultos, medida considerada pacificadora.

3 Problema... Há, produtos químicos usados para fins militares e que não estão listados na Convenção, tais como: Desfolhantes, que destroem a vegetação mas cujos efeitos tóxicos sobre os seres humanos não são imediatos, como o agente laranja, usado pelos Estados Unidos no Vietnam, que contém dioxinas, substâncias cancerígenas que causam também alterações genéticas e deformidades fetais. Incendiários ou explosivos, como napalm, também extensivamente usado pelos Estados Unidos no Vietnam. Vírus, bactérias ou outros organismos, cujo uso é classificado como guerra biológica. As toxinas produzidas por organismos vivos podem ser consideradas armas químicas, já que envolvem processos bioquímicos, porém as toxinas são objeto da Convenção de armas biológicas.

4 É Bom relembrar... Onde fica? Na região abalada pela “Revolução de Jasmim” Que virou “Primavera árabe”

5

6 Políticamente... A Síria é uma república parlamentar. Seus cidadãos votam desde 1970 em um presidente e deputados de uma lista única organizada pelo partido político Baath . O presidente Hafez al-Assad foi "eleito" desta forma para cinco mandatos consecutivos e, com a sua morte, o seu filho Bashar al-Assad foi escolhido para o suceder e confirmado por um "referendo" em Julho de 2000.

7 Os Al-Assad são alauitas/xiitas (10% da população) comandam um país onde cerca de 80% das pessoas são sunitas (o restante é cristão)

8 Apoio internacional para evitar o radicalismo islâmico, anti Israel e EUA, aos moldes do Irã (1979)...

9 Justificado para evitar o radicalismo aliado ao Hamas e Hezbollah...

10 ...inclusive intervenções externas...

11 JN Obama 2:56 JN Obama x Rússia 2:02
2:56 JN Obama x Rússia 2:02

12 http://www. brasilescola
A soberania de um país, em linhas gerais, diz respeito à sua autonomia, ao poder político e de decisão dentro de seu respectivo território nacional, principalmente no tocante à defesa dos interesses nacionais. Por outro lado, o conceito de ordem mundial remete à ideia de uma organização ou hierarquia dada pelas relações de poder entre atores internacionais, isto é, os próprios países ou Estados.

13 c. (Uel) Em sua obra Leviatã, o filósofo inglês Thomas Hobbes ( ) descreveu uma sociedade marcada pela ausência de uma liderança que se mostrasse capaz de reunir os indivíduos sob um comando soberano. Hobbes constatou a falência do Estado monárquico absolutista e reconheceu que da anarquia da guerra civil deveria se erguer uma sociedade de normas, regida por leis comuns, e sob a liderança de uma autoridade soberana que não conheceria limites para o exercício de seu poder. A vantagem evidente da passagem do estado de natureza ao estado civil, segundo Thomas Hobbes, estava no fato de que a nova ordem pública, a ser instituída por meio de um contrato social (entre todos os indivíduos) e por um pacto político (entre os indivíduos e o governante), levaria à completa superação de aspectos peculiares à vida precária no estado de natureza como, por exemplo, a morte prematura e violenta.

14 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a nova forma de representação do poder político proposta por Hobbes: a) Critica o absolutismo de direito civil e propõe em seu lugar uma democracia forte, lançando, assim, as bases do liberalismo clássico. b) Indica que o contrato social hobbesiano é democrático, pois busca preservar o direito dos súditos em detrimento do poder absoluto do soberano. c) Sugere que o contratualismo proposto por ele levaria à constituição de um regime político autoritário, já que as leis emanam da vontade exclusiva do governante. d) Revela que seu pensamento é incompatível com a defesa de formas autoritárias do exercício do poder, porque sua proposta se firma na soberania do povo. e) Aponta que, se não fosse o risco da morte prematura e violenta, o estado de natureza dispensaria a necessidade do estado civil.

15 Como buscar benefício comum (harmonia) ???
Segundo Giovanni Arrighi, o caos sistêmico (entre soberanias) demanda uma ordem, e tal situação favorece o surgimento de uma hegemonia. O poder hegemônico é dado, de certo modo, pelo consentimento e coesão entre os países e, dessa forma, quem (dentre os países) atender à demanda criada pelo referido caos sistêmico será tido como hegemônico. Como buscar benefício comum (harmonia) ???

16 (Ufsj 2012) “Algumas criaturas vivas, como as abelhas e as formigas, que vivem socialmente umas com as outras [...] tendem para o benefício comum”. A passagem do enunciado, retirada do Leviatã, compara as formas de agregação do homem com a de algumas outras criaturas vivas, como as abelhas e as formigas. Hobbes reconhece que a sociedade dessas criaturas é diferente da sociedade humana e, então, procura as razões dessa diferença.

17 c(Ufsj 2012) “Algumas criaturas vivas, como as abelhas e as formigas, que vivem socialmente umas com as outras [...] tendem para o benefício comum”. Para Thomas Hobbes, essa tendência não ocorre entre os homens porque a) esses insetos, dentro da sua irracionalidade natural, dão lições de conduta aos seres humanos; seja na tarefa diária, seja na politização paradoxal do modelo comunista difundido por Joseph Stalin e Karl Marx. b) as abelhas e as formigas têm a peculiaridade de construir suas sociedades dentro de uma unidade dinâmica e circular, que poderia ser bem definida como um contrato social se elas fossem humanas. Os seres humanos não atingiram tal estágio ainda. c) estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil. d) o motivo maior que guia a vida de tais criaturas é a engrenagem da soberania da vontade de criar, da vontade de poder, retomada por Nietzsche e pelo existencialismo.

18 b(Ufsj 2012) “A honra do soberano deve ser maior do que a de qualquer um, ou a de todos os seus súditos”. Assinale a alternativa que apresenta a fundamentação para essa ideia preconizada por Thomas Hobbes. a) “A condição de súdito é muito miserável, mas sujeita a uma superação, pois se encontra sujeita aos apetites e paixões irregulares daquele ou daqueles que detêm em suas mãos poder tão ilimitado”. b) “É na soberania que está a fonte da honra”. c) “O Homem nunca pode deixar de ter uma ou outra inconveniência e a maior que é possível cair sobre o povo em geral é de pouca monta se comparada ao poder do soberano, que deve ser revitalizado de tempos em tempos”. d) “Todos os homens são dotados de grandes lentes de aumento; todo pagamento parece um imenso fardo, o que gera lamentos e sofrimentos. Honra maior consiste em o soberano ter piedade e compreensão para com tais falhas humanas e doar poderes aos infelizes”.

19 A soberania, segundo Hobbes, é constituída mediante o contrato, através do qual cada homem renuncia à sua liberdade natural e transfere o seu poder ao soberano. Este pode ser ou um homem ou uma assembleia, e adquire o direito exclusivo do uso da força e a função de proteger seus súditos da morte, sobretudo da morte violenta.

20 c(Ufsj 2011) Sobre a ideia de soberania concebida por Hobbes, é CORRETO afirmar que a soberania:
a) “se dá por meio do sufrágio universal, seja na república ou na monarquia”. b) “é a manifestação da virtù como condição indispensável no governo do príncipe”. c) “reside em um homem ou em uma assembleia de mais de um”. d) “é a realização plena da paz perpétua entre as nações”.

21 Hobbes concebe a natureza humana como naturalmente agressiva e beligerante, assim, o homem se encontra na “guerra de todos contra todos”, e nas palavras de Hobbes, sendo “o homem lobo do homem”, é movido pelas paixões e desejos o que não o faz hesitar de matar e destruir seu semelhante. A liberdade do homem nada mais é do que a ausência de impedimento para sua ação.

22 O poder soberano existe para impedir que o “estado de natureza” acorde e não coexista com os homens evitando que se exterminem entre si. Para isso, os indivíduos cedem uma parte de seus direitos e os transferem a um soberano que consiste num contrato social, por meio da qual a sociedade civil organizada evita a guerra de todos contra todos que pode ser tanto exercido por uma assembleia, um parlamento ou mesmo um rei. No Brasil, um dos maiores exemplos de “extermínio” completou 20 anos ...(29/08/93 = 21)

23 Arq. N – Chacina Vigário Geral...9:13

24 a. (Uerj 2007) Desde que, em 1993, frequentei por dez meses a favela de Vigário Geral para escrever "Cidade Partida", muita coisa piorou no quadro da violência no Rio. (...) [Nesse espaço de tempo, porém,] nem tudo foi retrocesso. Ao contrário, há que se comemorar nos últimos anos o surgimento de importantes ações afirmativas em que se destacam os trabalhos de personagens como MV Bill, na Cidade de Deus; Jaílson de Souza e Silva, na Maré; Celso Athayde, à frente da CUFA [Central Única das Favelas], entre outros. Estes movimentos se caracterizam pelo empenho em sair do gueto e ganhar visibilidade não pelos tiros de AR-15, mas pelos sons, cores e gestos da arte e da cultura. (VENTURA, Zuenir. A cultura une o que a economia separa. "O Globo", 02/04/2006.) As frases de Zuenir Ventura expressam um ponto de vista sobre as ações afirmativas realizadas por diversos grupos na tentativa de redução da distância entre "asfalto" e "favela". Para o autor, essas ações afirmativas decorrem da: a) atuação social do terceiro setor b) formação de novas agremiações políticas c) entrada de investimentos produtivos nas áreas de periferia d) produção de programas sociais pelos governos municipal e estadual

25 (Chico Buarque)... Música...até 1:00 de 3:26
(Uerj 2007) SUBÚRBIO Lá não tem brisa / Não tem verde-azuis / Não tem frescura nem atrevimento / Lá não figura no mapa / No avesso da montanha, é / Labirinto / É contra-senha, é a cara a tapa / Fala, Penha / Fala, Irajá / Fala, Olaria / Fala, Acari, Vigário Geral (...) / Desbanca a outra / A tal que abusa De ser tão maravilhosa. (Chico Buarque)... Música...até 1:00 de 3:26 A letra de Chico Buarque revela um Rio de Janeiro marcado pelos contrastes entre a Zona Sul e os subúrbios. Cite dois processos socio-espaciais verificados simultaneamente nessas duas áreas nos dias atuais e dois elementos característicos do espaço suburbano, existentes desde o início do século XX.

26 b. (Uel) “Hobbes realiza o esforço supremo de atribuir ao contrato uma soberania absoluta e indivisível [...]. Ensina que, por um único e mesmo ato, os homens naturais constituem-se em sociedade política e submetem-se a um senhor, a um soberano. Não firmam contrato com esse senhor, mas entre si. É entre si que renunciam, em proveito desse senhor, a todo o direito e toda liberdade nocivos à paz”.  (CHEVALLIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos dias. Trad. de Lydia Cristina. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, p. 73.)  Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contrato político em Hobbes, considere as afirmativas a seguir. I. A renúncia ao direito sobre todas as coisas deve ser recíproca entre os indivíduos. II. A renúncia aos direitos, que caracteriza o contrato político, significa a renúncia de todos os direitos em favor do soberano. (todo...nocivos à paz) III. Os procedimentos necessários à preservação da paz e da segurança competem aos súditos cidadãos. (soberano) IV. O contrato que funda o poder político visa pôr fim ao estado de guerra que caracteriza o estado de natureza.  Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

27 a. (Ufu) A filosofia política de Thomas Hobbes combatia as tendências liberais de sua época. Hobbes sustentava que o poder resultante do pacto político deveria ser I. ilimitado, julgando sobre o justo e o injusto, acima do bem e do mal e em que a alienação do súdito ao soberano deveria ser total. II. dividido entre o rei e o parlamento, superando as discórdias e disputas em favor do bem comum da coletividade. III. absoluto, podendo utilizar a força das armas para manter a soberania e o silêncio dos súditos. Assinale a alternativa correta. a) I e III b) II e III c) I e II d) II

28 “o homem lobo do homem”, é movido pelas paixões e desejos o que não o faz hesitar de matar e destruir seu semelhante... Música...3:25


Carregar ppt "Http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/video-mostra-reencontro-de-pai-com-o-filho-na-siria/2795867/ Fantástico...3:45 Vídeo crianças...2:05."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google