A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )"— Transcrição da apresentação:

1 CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )

2 CONTRATUALISMO = Acordo entre membros de uma sociedade (reconhecem a autoridade igualmente sobre todos).

3 A passagem do estado de natureza à sociedade civil se dá por meio de um contrato social, pelo qual os indivíduos renunciam à liberdade natural e à posse natural de bens, riquezas e armas e concordam em transferir a um terceiro – o soberano – o poder para criar e aplicar as leis, tornando-se autoridade política. O contrato social funda a soberania.

4 Segundo Rousseau a liberdade está ligada a lei livremente aceita “Seguir o impulso de alguém é escravidão, mas obedecer uma lei auto imposta é liberdade.”

5 = Não renunciam aos direitos naturais, mas entram em acordo para a proteção desses direitos que o Estado > (é a união/vontade geral) é criado para preservar.

6 O contrato social (ou contratualismo) é um acordo entre os membros de uma sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante. O contrato social parte do pressuposto de que os indivíduos o irão respeitar.

7 Um contrato ou um pacto, dizia a teoria jurídica romana, só tem validade se as partes contratantes foram livres e iguais e se voluntária e livremente derem seu consentimento ao que está sendo pactuado.

8 A teoria do direito natural garante essas duas condições para validar o contato social ou o pacto político. Se as partes contratantes possuem os mesmos direitos naturais e são livres, possuem o direito e o poder para transferir a liberdade a um terceiro, e se consentem voluntária e livremente nisso, então dão ao soberano algo que possuem, legitimando o poder da soberania. Assim, por direito natural, os indivíduos formam a vontade livre da sociedade, voluntariamente fazem um pacto ou contrato e transferem ao soberano o poder para dirigi-los.

9 Os termos desse acordo é que determinariam a forma e alcance do governo estabelecido: limitado constitucionalmente, segundo Locke, absoluto, segundo Hobbes.

10 No contrato social, os bens são protegidos e a pessoa, unindo-se às outras, obedece a si mesma, conservando a liberdade.

11 O "Contrato social", ao considerar que todos os homens nascem livres e iguais, encara o Estado como objeto de um contrato no qual os indivíduos não renunciam a seus direitos naturais, mas ao contrário, entram em acordo para a proteção desses direitos, que o Estado é criado para preservar.


Carregar ppt "CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google