A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Ai que calor!!!!!!!!!” Prof.: Joni Cruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Ai que calor!!!!!!!!!” Prof.: Joni Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 “Ai que calor!!!!!!!!!” Prof.: Joni Cruz

2 Porque a Suécia e não outro lugar???

3 Termologia A termologia (termo = calor, logia = estudo) é a parte da Física que estuda o calor e seus efeitos sobre a matéria. A termologia se divide em: Termometria: é a parte da termologia voltada para o estudo da temperatura. Calorimetria: é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor.

4

5 O conceito de Temperatura
A temperatura é a indicação de que um corpo está muito quente ou muito frio em relação a um corpo de referência. Quando um corpo se aquece as partículas que o compõem vibram cada vez com mais intensidade: esse fenômeno denomina-se temperatura. Quanto maior a agitação, maior a temperatura. 

6 A explicação atômica da temperatura
Quanto maior a temperatura de um corpo, mais depressa se movem seus átomos ou moléculas. Altas temperaturas, altas velocidades moleculares Baixas temperaturas, baixas velocidades moleculares

7 Zero absoluto No século XIX, os cientistas chegaram a conclusão de que havia uma temperatura mínima possível, que recebeu o nome de zero absoluto e seria atingida quando todas as partículas de um corpo estivessem imóveis. De acordo com a mecânica quântica, quando um corpo é resfriado continuamente, os átomos não chegam a ficar totalmente imóveis, mas atingem um estado no qual é impossível extrair mais energia do corpo; esta é definição moderna de zero absoluto.

8 Termômetro: precisão e confiança
A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura. A medida da temperatura de um corpo é sempre indireta, ou seja, mede-se outra grandeza (propriedade) que está relacionado com a temperatura. Escolhe-se de preferência grandezas que variem linearmente com a temperatura.

9 O “Termômetro” de Galileu Galilei
Um dos primeiros dispositivos criado para avaliar temperaturas. Não pode ser considerado propriamente um termômetro, uma vez que não estabelece valores numéricos para a temperatura, ou seja, apenas indica se o corpo está mais quente ou mais frio que outro tomado como referência.

10 Termômetro de mercúrio (clínico)
Um termômetro de mercúrio possui um bulbo (reservatório de vidro) contendo mercúrio ligado a uma haste de vidro. Entre 1700 e 1750 foram construídos os primeiros termômetros de bulbo pelos físicos Daniel Gabriel Fahrenheit e Anders Celsius.

11 Como funciona o termômetro clínico

12 O nível de mercúrio sobe mais no caso da água quente do que no da água gelada.

13 Termômetros digitais Podem ser encontrados em relógios de pulso e em equipamentos eletrônicos como computadores. A medida da temperatura é feita através da variação de suas características elétricas. Os mais comuns utilizam um resistor que faz parte de um circuito elétrico que aciona o indicador de temperatura de acordo com o valor da resistência.

14 Outros tipos de termômetro
Termômetro bimetálico: o aquecimento faz com que a espiral bimetálica se encurve, movendo o ponteiro, que indica o valor da temperatura. Pirômetro ótico: a temperatura do objeto (uma fornalha, por exemplo) é obtida comparando-se sua cor com a cor do filamento de uma lâmpada elétrica.

15 Termômetro de máximo e de mínimo
Utiliza como grandeza termométrica o aumento de volume do mercúrio e do álcool. Esse termômetro é largamente utilizado pela meteorologia com o objetivo de obter as temperaturas máximas e mínimas em um período de tempo determinado (geralmente 1 dia).

16 O que acontece entre o termômetro e a pessoa para alterar o nível de mercúrio?
Corpo B Corpo A Fluxo de calor T2 T1 T1 > T2 Quando dois corpos A e B, com temperaturas T1 e T2, respectivamente, estão em contato, há fluxo de calor do corpo de maior temperatura para o de menor.

17 O conceito de calor Enquanto a temperatura é a medida da agitação das partículas de um corpo, o calor é a energia térmica que é transferida de um corpo de maior temperatura para um de menor temperatura. 

18 O corpo humano é um bom instrumento para avaliar a temperatura dos corpos?
Uma maneira fácil de ver como isso funciona é, depois de lavar as mãos na água em temperatura ambiente, colocar a mão na testa de outra pessoa. Você provavelmente vai senti-la quente, como se ela estivesse com febre

19 Nossos sensores térmicos se adaptam à temperatura mais baixa da água da torneira e depois nos enganam, provocando uma sensação errada. Embora nossa mão não seja 100% confiável para medir temperaturas, podemos confiar nela em algumas situações de temperaturas extremas. Ao tocarmos algo muito quente – uma panela que acabou de sair do fogo, por exemplo – ou muito gelado – como um bloco de gelo –, logo sentimos um desconforto.

20 Escalas Termométricas
Uma escala termométrica corresponde a um conjunto de valores numéricos, onde cada um desses valores está associado a uma determinada temperatura. As escalas de temperatura proporcionam uma forma conveniente de comparar as temperaturas de dois corpos. Escalas mais comum: Celsius Fahrenheit Kelvin

21 Construção de uma escala termométrica
1º Escolher dois pontos de temperatura reprodutível: Ponto de Vapor: Temperatura na qual a água entra em ebulição. Ponto de Fusão: Temperatura que o gelo se derrete. 2º Atribuir um valor aos pontos (escolha arbitrária). 3º Dividir a distância entre os pontos em um certo número de intervalos igualmente espaçados.

22 Escala Celsius É a escala usada no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius ( ). Nessa escala, o intervalo entre os pontos fixos é dividido em 100 partes iguais, sendo que cada divisão corresponde a 1 grau celsius (1° C). Como o intervalo entre os pontos fixos dessa escala foi dividido em cem partes iguais, ela recebeu o nome de escala centígrada ou centesimal.

23 Escala Fahrenheit Escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit ( ), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F). Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos fixos é dividido em 180 partes iguais, sendo que cada divisão corresponde a 1 grau fahrenheit (1°F).

24 Escala Kelvin Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson ( ), também conhecido como Lorde Kelvin. Por convenção, não se usa "grau" para esta escala, ou seja 0 K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin.  Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos é dividido em 100 partes iguais, sendo que cada divisão corresponde a 1 kelvin (1k). Não existem números negativos na escala Kelvin e é utilizado, principalmente, pela comunidade científica.

25 Conversão entre escalas termométricas
Utilizando um processo matemático chamado "Interpolação", podemos definir uma equação de relacionamento entre as escalas :

26 Cont... Temos então: Realizando as subtrações, obtemos: Dividindo os denominadores por 20, chegamos ao seguinte resultado:

27 Com essa temperatura é aconselhável que você sai de short e camiseta.
Exemplo 2: Você acorda em Nova York com um locutor de rádio anunciando que a temperatura máxima prevista para o dia é 90o F. Será o caso de sair para rua agasalhado? Resp.: Com essa temperatura é aconselhável que você sai de short e camiseta. A que temperatura esse mesmo valor corresponde na escala Kelvin? Resp.:

28 Variações termométricas
∆TC ∆TF ∆TK A equação mostrada anteriormente tem a finalidade de converter uma temperatura de uma escala para outra escala. Quando desejamos converter um intervalo de temperatura (variação), utilizamos a relação :

29 Exemplo 3: Em uma certa região da Terra, a temperatura máxima registrada no decorrer de um ano foi de 42 OC e a mínima foi de 17 OC. Determine: A variação de temperatura entre os instantes em que foram registradas as temperaturas máxima e mínima referidas. b) O valor dessa variação de temperatura expresso em OF. Resp.: Resp.:


Carregar ppt "“Ai que calor!!!!!!!!!” Prof.: Joni Cruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google