Carregar apresentação
1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL Década de 60 Trajetória da Educação Ambiental e sua relação com aspectos históricos, econômicos e socioculturais
2
EQUIPE Daniela Santana Débora Nunes Kyra Teles Yasmin Bittar
Profª. Rosiléia Oliveira de Almeida
4
O que acontecia no MUNDO?
Época de euforia consumista gerada nos anos do pós-guerra nos EUA; Grandes mudanças no comportamento; Explosão de juventude em todos os aspectos; A palavra de ordem era "quero que vá tudo pro inferno“; Arte Pop (Ex: Andy Warhol, Roy Lichetenstein e Robert Indiana ); Desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual; A chegada do homem à Lua;
5
Consumismo
6
POP ART - Andy Warhol
7
Moda, Música, Comportamento...
9
O grande show “Woodstock Music & Art Fair”
10
No entanto, não se discutia tanto sobre a questão ambiental, até a publicação do livro “Primavera Silenciosa” de Rachel Carson.
11
Primavera Silenciosa - 1962
13
”Nós permitimos que esses produtos químicos fossem utilizados com pouca ou nenhuma pesquisa prévia sobre seu efeito no solo, na água, animais selvagens e sobre o próprio homem”. (Primavera Silenciosa – Rachel Carson)
14
CONSELHO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1968
Nasce o Conselho para Educação Ambiental , no Reino Unido. Reunindo mais de 50 organizações voltadas para temas de educação e meio ambiente. CLUBE DE ROMA 1968 Discutiam sobre o consumo, reservas de recursos naturais não-renováveis , crescimento da população mundial, atividades industriais e etc
16
A Contracultura Uma busca por um outro tipo de vida;
Uma cultura com valores e costumes colidentes com os da sociedade estabelecida; O Tropicalismo; Os hippies ; Maior capacidade de expressão crítica (poluição atmosférica, questão ambiental, racismo, pobreza, o estilo dos pais, o consumismo exagerado); Pregavam a paz e o amor, através do poder da flor [flower power], do negro [black power], do gay [gay power] e da liberação da mulher [women's lib]; Sociedades alternativas;
17
TROPICÁLIA – Caetano e Gal
18
“A exacerbação no diferencial eloquente ofusca O esplendor da criação brilhante que declina Invadindo mentes estreitas e passivas Uniformizadas sem horizontes, Sem opções ou vida... sem alcançar o céu conformado Em prosseguir beirando o abismo... Monocromático , insípido, inodoro e inaudível, Massificando em prol do lucro A cegueira e mudez reproduzida, Que compra a materialidade, despindo a informação e cultura da verdade No detrimento da real felicidade.”
19
Caminhando contra o vento Sem lenço e sem documento No sol de quase dezembro Eu vou...
O sol se reparte em crimes Espaçonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou... Em caras de presidentes Em grandes beijos de amor Em dentes, pernas, bandeiras Bomba e Brigitte Bardot... O sol nas bancas de revista Me enche de alegria e preguiça Quem lê tanta notícia Eu vou... Por entre fotos e nomes Os olhos cheios de cores O peito cheio de amores vãos Eu vou Por que não, por que não? Alegria, Alegria – Caetano Veloso
21
O que acontecia no BRASIL?
No Brasil, lutava-se contra a ditadura militar, contra a reforma educacional, o que iria mais tarde resultar no fechamento do Congresso e na decretação do Ato Institucional nº 5. Em linhas gerais: Ditadura militar, repressão, movimentos de resistência, movimentos estudantis, hippie, milagre econômico.
23
Contexto Socio-político-ambiental
Uma sociedade de mercado (capitalismo); O processo de globalização e seus impactos na natureza; Processo de industrialização; Os fenômenos ditos “naturais” passam a ser estudados; "Milagre Econômico" ou “Anos de Chumbo" e a Ditadura Militar; O desmatamento da floresta Amazônica; O projeto da Rodovia Transamazônica; Uso do nacionalismo em prol do progresso.
26
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.