A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem mundial – A Ordem Multipolar - Novos atores na Ordem Mundial Multipolar, do Pós-Guerra Fria

2 Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? Nova Ordem ou Desordem?

3 O que é a Nova Ordem Mundial ?
Nova Ordem Mundial é um conceito sócio-econômico-político que faz referência ao contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria. A expressão foi usada a primeira vez pelo presidente norte americano Ronald Reagan da década de 1980. Disponível em: escola.britannica.com.br

4 Fatos que desencadearam a nova ordem mundial
- Queda do Muro de Berlim (1989); - A unificação da Alemanha (1990); - O fim da União Soviética (1991). Outros fatos relevantes: - Criação da CEI; - Fim do Pacto de Varsóvia; - Tratados de redução de armas nucleares Disponível em:

5 REUNIFICAÇÃO DA ALEMANHA
Após a Queda do Muro de Berlim, o chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl, propôs a reunificação das duas Alemanhas e, em 03 de outubro de 1990, verificou-se a reunificação entre Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental, formando novamente um só país. Disponível em:

6 A DESAGREGAÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA
-1985, Mikhail Gorbachev assumiu o poder da União Soviética e lançou um programa de reformas que provocaram transformações profundas no mundo soviético. Glasnost (transparência) e Perestroika (reestruturação). Causas da crise e do descontentamento: - Atraso material e técnico; - Excessivos gastos com defesa; - Regime ditatorial que limitava liberdades fundamentais – ir e vir, expressão, votar e ser votado; - Queda na produção industrial e agropecuária; - Crise no abastecimento; - Perda da corrida tecnológica; - Transformações culturais, sociais e comportamentais na URSS e no mundo; - Revolução da Informação; - Glasnost e Perestroika.

7 A DESAGREGAÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA
Através da Glasnost, Gorbachev pretendia provocar uma gradual abertura política do regime soviético, como a diminuição da censura na imprensa e maior liberdade de expressão nas artes. Dentro desse processo presos políticos ganharam a liberdade e velhos políticos foram substituídos por reformistas. A Perestroika, que como programa de reformas acelerou a democratização do regime político, levando à desagregação do velho mecanismo burocrático de planejamento e gestão estatais da economia. Disponível em:

8 As FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS DA NOVA ORDEM MUNDIAL – A ORDEM MULTIPOLAR

9 As FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS DA NOVA ORDEM MUNDIAL – A ORDEM MULTIPOLAR

10 As FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS DA NOVA ORDEM MUNDIAL – A ORDEM MULTIPOLAR

11 Novos atores na ordem mundial multipolar, do pós-guerra fria
BRICS Maiores economias emergentes. Conceito criado por Jim O’Neil, do Banco de Investimento Goldman Sachs

12 Novos atores na ordem mundial multipolar, do pós-guerra fria
G20 FINANCEIRO Reúne países desenvolvidos e em desenvolvimento mais importantes. Criado para propor resoluções para crises por meio de cooperação econômica. Estabelecido em 1999.


Carregar ppt "Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google