A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da Vida: Abiogénese ou Biogénese? Apresentação nº2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da Vida: Abiogénese ou Biogénese? Apresentação nº2"— Transcrição da apresentação:

1 Origem da Vida: Abiogénese ou Biogénese? Apresentação nº2
C.T.V. – 10º Ano Origem da Vida: Abiogénese ou Biogénese?

2 in www.pasteur.fr/pasteur/musees/collections.html
químico e biólogo francês realizou uma série de experiências, hoje justamente célebres uma vez que vieram por um ponto final na controvérsia Abiogénese/Biogénese.

3 Com que intuito Pasteur escolheu estes líquidos “extremamente
“Em balões de vidro coloquei em contacto com o ar atmosférico cada um dos seguintes líquidos, extremamente alteráveis: solução de levedura de cerveja, solução açucarada de leveduras, urina, sumo açucarado de beterraba e solução de pimenta.” in Pasteur (1975) in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993) A in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993) Com que intuito Pasteur escolheu estes líquidos “extremamente alteráveis”?

4 Formula uma hipótese explicativa
“Em seguida alonguei os pescoços dos balões à chama de tal modo que ficassem com um certo número de curvas.” in Pasteur (1975) in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993) B in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993) Formula uma hipótese explicativa para o facto de Pasteur ter feito esta alteração aos tubos de ensaio.

5 Por que será que Pasteur ferveu o seu preparado?
“Fervi então os líquidos dos frascos durante vários minutos até que o vapor saísse livremente pela extremidade estreita dos pescoços, sem qualquer outra precaução.” in Pasteur (1975) in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993) C in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993) Por que será que Pasteur ferveu o seu preparado?

6 Por que será que o líquido permaneceu “indefinidamente inalterado”?
“Os balões foram depois deixados arrefecer (...) e o líquido dos frascos permaneceu indefinidamente inalterado.” in Pasteur (1975) in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993) D in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993) Por que será que o líquido permaneceu “indefinidamente inalterado”? (...) a entrada de ar é suficientemente lenta de modo que ele deixa nas curvas húmidas do pescoço todas as poeiras capazes de actuar na infusão e causar nela o desenvolvimento de microrganismos.” in Pasteur (1975) in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993)

7 No entanto, ainda existia a objecção de
Nedham que dizia que aquando a fervura o “princípio activo” era destruído. Como pensas que Pasteur conseguiu provar que tal não era verdadeiro? E in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993)

8 “Acontece que, após um ou mais meses de incubação, se o pescoço do balão for quebrado, sem voltar a tocar-se no balão, aparecem fungos e infusórios ao fim de 24, 36 ou 48 horas, tal como aconteceria se as poeiras do ar tivessem sido inoculadas nos balões (...).” “Creio ter demonstrado com todo o rigor (...) que, em infusões previamente fervidas, todos os microorganismos se originam a partir de partículas só que o ar sempre transporta.” in Pasteur (1975) in Cristo, J.C.A. & Galhardo, M.L. (1993)

9 Ao delinear as suas investigações, Pasteur conseguiu reunir as duas condições indispensáveis para pôr ponto final na controvérsia acerca da origem dos seres vivos: A presença de ar que garantia a existência do "princípio activo", exigida pelos defensores da geração espontânea; A possibilidade de destruir pelo calor todos os microrganismos (esterilização). Toma Nota

10 Biogénese Os resultados mostraram que,
efectivamente, os conteúdos dos balões se mantiveram inalterados muito tempo após ter cessado a ebulição. Como contraprova do que havia demonstrado Pasteur quebrou alguns dos balões. Evidentemente, o líquido, passado algum tempo, encheu-se de microrganismos. Os resultados destas experiências permitiram afastar definitivamente a teoria da geração espontânea, e comprovar a teoria da Biogénese

11 Sendo assim, como teriam
surgido os primeiros seres vivos?


Carregar ppt "Origem da Vida: Abiogénese ou Biogénese? Apresentação nº2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google