A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da Vida. pANSPERMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da Vida. pANSPERMIA."— Transcrição da apresentação:

1 Origem da Vida. pANSPERMIA

2 De acordo com essa proposta, os seres vivos não se originaram na terra, mas em outros planetas.Eles teriam sido trazidos para cá como esporos ou outras formas de resistência, aderidos a meteoritos, que caíram e continuam a cair em nosso planeta.

3

4 CRIACIONISMO

5 Essa é a mais antiga de todas as idéias sobre a origem da vida e tem um forte cunho religioso, sendo até hoje aceita por fiéis de várias religiões. Essa corrente afirma que os seres vivos foram criados individualmente por uma divindade.

6

7 ABIOGÊNESE

8 A teoria da abiogênese ou geração espontânea foi a primeira idéia proposta pela origem da vida e teve uma participação muito importante do filósofo grego Aristóteles. Naquela época, como Aristóteles influenciava o pensamento de muitas pessoas, e até de grandes cientistas, essa teoria foi muito aceita.

9 EXPERIMENTO DE FRANCESCO REDI

10 Francesco Redi um médico Italiano, realizou alguns experimentos que comprovaram que a teoria da geração espontânea estava errada. Na teoria, vermes brotavam de cadáveres e alimentos podres. Ele observou que esses vermes não brotavam, mas sim se originavam de ovos que eram depositados pelas moscas.

11

12 BIOGÊNESE

13 No século XVII Francisco Redi, naturalista e poeta, pôs em causa as idéias de Aristóteles, negando a existência do princípio activo e defendendo que todos os organismos vivos surgiam a partir de inseminação por ovos e nunca por geração espontânea.

14 EXPERIMENTO DE LOUIS PASTEUR

15 Pasteur colocou diversas infusões em balões de vidro, em contacto com o ar. Alongou os pescoços dos balões á chama, de modo a que fizessem várias curvas. Ferveu os líquidos até que o vapor saísse livremente das extremidades estreitas dos balões.

16 Verificou que, após o arrefecimento dos líquidos, estes permaneciam inalterados , tanto em odor como em sabor. No entanto, não se apresentavam contaminados por microrganismos.

17

18 A hipótese de Oparin e Haldane.

19 Embora não exista um consenso sobre a composição da atmosfera primitiva, foi proposto no início que, provavelmente, era formada por metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e vapor d’água (H2O).

20 Não havia gás oxigênio (O2) ou ele estava presente em baixíssima concentração; por isso se fala em ambiente redutor, isto é, não oxidante.

21 Nessa época, a Terra estava passando por um processo de resfriamento, que permitiu o acúmulo de água nas depressões da sua costa, formando os mares primitivos.

22

23 EXPERIMENTO DE MILLER

24 A experiência de Urey-Miller foi uma experiência concebida para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Segundo o experimento, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida.

25 A experiência de Miller consistiu basicamente em simular as condições da Terra primitiva. Para isto criou um sistema fechado, onde inseriu os principais gases atmosféricos, tais como hidrogênio, amônia, metano, além de vapor d'água.

26 Através de descargas elétricas, e ciclos de aquecimento e condensação de água, obteve após algum tempo, diversas moléculas orgânicas (aminoácidos). Deste modo, conseguiu demonstrar experimentalmente, que nas condições primitivas da Terra, seria possível aparecerem moléculas orgânicas através de reações químicas na atmosfera. Estas moléculas orgânicas são indispensáveis para o surgimento da vida.

27

28 Alunas: Geovana Luiza e Carolaine Cristina. Professor:Mirko
Alunas: Geovana Luiza e Carolaine Cristina. Professor:Mirko. Disciplina: Biologia.


Carregar ppt "Origem da Vida. pANSPERMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google