A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da Vida. Maior defensor: Aristóteles ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) Os seres vivos também podem se originar a partir da matéria inanimada, na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da Vida. Maior defensor: Aristóteles ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) Os seres vivos também podem se originar a partir da matéria inanimada, na."— Transcrição da apresentação:

1 Origem da Vida

2 Maior defensor: Aristóteles ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) Os seres vivos também podem se originar a partir da matéria inanimada, na presença de um princípio ativo. Surgimento de girinos nas lagoas – a lama do lago se transforma em girinos Surgimento de larvas de insetos no lixo – o lixo se transformava em larvas de insetos Exemplos:

3 Receita de Helmont Colocando-se num ambiente, grãos trigo e uma camisa com suor, após três semanas surgem ratos. Segundo Helmont, os grãos de trigo se transformavam em ratos devido a presença do suor (princípio ativo)

4 BIOGÊNESE Os seres vivos se originam a partir de outros seres vivos (reprodução) Francesco Redi (século XVII) Aparecimento da larvas de moscas na carne em decomposição

5 ABIOGÊNESE x BIOGÊNESE Descoberta dos microrganismos – retomada das discussões sobre a origem da vida. Needham (1745) - defensor da abiogênese Aquecimento do caldo nutritivo Com presença de micro-organismos

6 Spallanzani (1770) - defensor da biogênese Fervura do caldo nutritivo Sem presença de micro-organismos Needhan alegava que Spallanzani havia destruído o princípio ativo ao ferver o caldo. Spallanzani alegava que Needhan não havia eliminado todos os micro-organismos presentes no caldo.

7 Confirmação da Biogênese (Pasteur, 1860) * O formato do tubo torcido (pescoço de cisne) e as gotículas de água nas dobras (filtro) dificultam o contato de micro-organismos com o caldo nutritivo.

8 EVOLUÇÃO QUÍMICA (Oparin - Haldane,1920) Atmosfera primitiva – CH 4, NH 3, H 2 e H 2 O (vapor), radiação ultravioleta e descargas elétricas Reações químicas compostos orgânicos que se precipitaram com as chuvas Formação de proteínas (superfície de rochas quentes), arrastadas para os mares primitivos (sopa orgânica) Coacervados proteicos (aglomerado de moléculas envolvidas por uma película de H 2 O) Aperfeiçoamento – envoltório lipídico, proteínas catalizadoras, ácidos nucléicos e capacidade de autoduplicação (1 os seres vivos)

9 Terra em formação Terra atual Coacervados proteicos

10 Stanley Miller (1953) Obtenção de substâncias orgânicas a partir dos elementos da atmosfera primitiva Deposição de compostos orgânicos

11 Evolução do Metabolismo Energético Os 1 os seres vivos (incapazes de produzir o próprio alimento) utilizavam substâncias orgânicas do meio como fonte de alimento – heterótrofos fermentadores (ausência de oxigênio na atmosfera) A partir da fermentação houve produção e aumento da concentração de CO 2 na atmosfera, criando condições para o surgimento dos 1 os organismos autótrofos fotossintetizantes Hipótese heterotrófica

12 A atividade fotossintética produziu e acumulou O 2 na atmosfera, criando condições para o surgimento dos 1 os seres aeróbicos, além da formação da camada de ozônio. Glicoseálcool + 2CO 2 + 2ATP fermentação 6CO 2 + 6H 2 O + luzglicose + 6O 2 fotossíntese Glicose + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O + 38ATP respiração aeróbica

13 Hipótese autotrófica Os 1 os seres vivos surgiram em ambientes extremos (mais protegidos), nutrindo-se a partir de reações entre substâncias inorgânicas, assim como bactérias (archaeas) atuais (quimiolitoautotróficas). A partir desses 1 os seres vivos surgiram organismos fermentadores, depois os fotossintetizantes, e por fim os heterótrofos aeróbicos. FeS + H 2 S FeS 2 + H 2 + ENERGIA

14 O planeta não dispunha de matéria orgânica suficiente para sustentar a multiplicação dos primeiros seres vivos até o surgimento da fotossíntese. Argumentos: A instabilidade das condições ambientais do planeta só permitiriam a sobrevivência dos primeiros seres vivos em locais mais protegidos (fontes termais submarinas dos mares primitivos).

15 Teoria de Robertson Células procariontes teriam desenvolvido evaginações da membrana (aumento da superfície) que formaram as estruturas endomembranosas, dando origem às células eucariontes.

16 Mitocôndrias e cloroplastos eram organismos livres (procariontes) que passaram viver no interior de outros organismos (unicelulares) numa relação mutualística (endossimbiose). Lynn Margulis (Teoria Endossimbiótica)

17

18 OUTRAS TEORIAS Criacionismo Os seres vivos teriam sidos criados por ato Divino. Panspermia ou Cosmogênese A vida teria surgido em outras partes do Universo, e trazida à Terra através de meteoritos.


Carregar ppt "Origem da Vida. Maior defensor: Aristóteles ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) Os seres vivos também podem se originar a partir da matéria inanimada, na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google