A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E como ela evoluiu? Como surgiu a vida no ambiente terrestre?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E como ela evoluiu? Como surgiu a vida no ambiente terrestre?"— Transcrição da apresentação:

1 E como ela evoluiu? Como surgiu a vida no ambiente terrestre?

2 Hipóteses... Abiogênese (geração espontânea) Seres vivos originam-se espontaneamente da matéria bruta. Exemplos: moscas a partir da carne podre; sapos a partir do lodo dos rios; ratos a partir de camisas suadas, trigo e queijo. Biogênese Seres vivos originam- se de outros seres vivos já existentes. A teoria da abiogênese foi contestada por vários cientistas que, por meio de experimentos, provaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo; essa é a teoria atualmente aceita, a teoria da biogênese.

3 Hipóteses... Abiogênese Helmont (1577) - Ratos a partir de camisa suada, com trigo e queijo. Leeuwenhoek (1674) – Com o surgimento do microscópio, identificou micro-organismos na água, partes do corpo, no solo etc. Needham (1745) – Analisou caldos nutritivos de carne aquecidos e fechados e encontrou diversos micro-organismos. Biogênese Redi (1626) - Usou larvas de mosca, pedaços de carne, gaze e frascos de vidro para contestar a abiogênese. Spallanzani ( 1770) - Contestou Needham repedindo o seu experimento, porém ao invés de aquecer ele ferveu os caldos de carne tornando- os estéreis. Pasteur (1822) – empregou a técnica da pasteurização para provara biogênese.

4 Experimentos que contestaram a teoria da abiogênese... Redi

5 Experimentos que contestaram a teoria da abiogênese... Spallanzani (1770)

6 Experimentos que contestaram a teoria da abiogênese... Pasteur

7 Hipóteses sobre a origem as vida na Terra... Se os organismos surgem a partir de outros, como se originou o primeiro organismo? Criação divina Panspermia Evolução molecular

8 Hipóteses evolucionistas: transformações moleculares Oparin e Haldane propuseram a teoria dos coacervados... As condições da Terra antes do surgimento dos primeiros seres vivos eram muito diferentes das atuais. As erupções vulcânicas eram muito freqüentes, liberando grande quantidade de gases e de partículas para a atmosfera. Esses gases e partículas ficaram retidos por ação da força da gravidade e passaram a compor a atmosfera

9 Hipóteses evolucionistas: transformações moleculares Provavelmente a atmosfera primitiva era formada por metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e vapor dágua (H2O). Não havia gás oxigênio (O2) ou ele estava presente em baixíssima concentração. Nessa época, a Terra estava passando por um processo de resfriamento, o que permitiu o acúmulo de água nas depressões da sua crosta, formando os mares primitivos. Acredita-se que as primeiras moléculas orgânicas foram formadas a partir das descargas elétricas e das radiações presentes na atmosfera.

10 Hipóteses evolucionistas: transformações moleculares Naquela época (3,5 bilhões de anos atrás) não havia a camada de ozônio (O3) contra as radiações, especialmente a ultravioleta, as quais atingiam a Terra com grande intensidade. As moléculas orgânicas (aminoácidos) eram arrastadas pelas águas das chuvas e passavam a se acumular nos mares primitivos, que eram quentes e rasos (sopas nutritivas, ricas em matéria orgânica). As moléculas orgânicas agregaram-se formando os coacervados (conjunto de moléculas orgânicas isolados do meio). Imagina-se que a primeira célula tenha surgido a partir dos coacervados, que juntamente com uma molécula de ácido nucleico, foram envoltos por uma membrana, constituída por lipídios e proteínas - protocélulas. A presença do ácido nucléico teria conferido a capacidade de reprodução e regulação das reações internas.

11 Experimento de Miller

12 Processos Nutritivos Hipótese heterotrófica (Oparin e Haldane) – Os primeiros seres vivos eram incapazes de sintetizarem o seu próprio alimento, sendo assim, obtinham seus nutrientes de fontes externas. À medida que foram de multiplicando, houve competição e a partir daí novas formas de seres teriam surgido, os autotróficos. Hipótese autotróficas – Defende a ideia que as primeiras células formadas utilizavam a energia proveniente da oxidação de substâncias inorgânicas para obterem os compostos orgânicos (nutrientes) - processo de quimiossíntese.

13 Processos Nutritivos Processo anaeróbico – Fermentação O açúcar, glicose, é degradado em álcool etílico (etanol) e gás carbônico, liberado energia para as várias etapas do metabolismo celular. Fotossíntese Energia luminosa e molécula de clorofila, geram compostos orgânicos (glicose), a partir de água e gás carbônico. Respiração aeróbica Produção de ATP (energia) a partir de matéria orgânica (glicose).


Carregar ppt "E como ela evoluiu? Como surgiu a vida no ambiente terrestre?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google