A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da Vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da Vida."— Transcrição da apresentação:

1 Origem da Vida

2 Origem da Vida Teoria da Abiogênese:
Criada por Aristóteles (século IV a. C) ; Afirmava que as espécies surgem por geração espontânea; Os organismos podiam surgir a partir de uma massa inerte segundo um princípio ativo (nascimento de um rato através da combinação de uma camisa suja com um pouco de milho);

3 Origem da Vida Esta teoria permaneceu como idéia principal devido à influência que as crenças religiosas incutiam na civilização ocidental; A geração espontânea tornou-se uma idéia chave para a teoria que surgiria a seguir – O Criacionismo.

4 Teoria da Biogênese e Criacionismo
Origem da Vida Teoria da Biogênese e Criacionismo A teoria mais aceita, dentro da ciência, é a biogênese, mas existe também uma explicação teológica para a origem de tudo.

5 Origem da Vida Criacionismo
Os religiosos acreditam na criação do mundo em “6 dias”, ou seja, em 6 períodos. A teoria tem bases no que está descrito na Bíblia no livro de gênesis e tem Deus como criador de tudo e todos. Esta teoria recebe o nome de Criacionismo, e não é aceita dentro da visão científica, pois não há provas cientificas de que Deus existe.

6 Origem da Vida Há dois tipos de Criacionismo: Religioso Científico

7 Origem da Vida Teoria da Biogênese:
Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne no interior de frascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela.

8 Origem da Vida Observou que o material em decomposição atraía moscas, que entravam e saíam ativamente dos frascos abertos. Depois de algum tempo, notou o surgimento de inúmeros "vermes" deslocando-se sobre a carne e consumindo o alimento disponível. Quando este alimento acabava tornavam-se imóveis e ovaladas dando origem a moscas iguais as que entravam e saíam dos frascos.

9 Experimento de Francesco Redi
Origem da Vida Experimento de Francesco Redi

10 Biogênese – Evolucionismo O fim da Teoria Criacionista?
Origem da Vida Biogênese – Evolucionismo O fim da Teoria Criacionista? Como começou a vida?

11

12 Origem da Vida Biogênese – Evolucionismo
Numa experiência pioneira, no início dos anos 50, o cientista americano Stanley Miller recriou a provável atmosfera primitiva. Misturou num recipiente hermeticamente fechado hidrogênio (H2), vapor d'água (H2O), amônia (NH3) e metano (CH4).

13 Origem da Vida Fez passar através dessa mistura fortes descargas elétricas para simular os raios das tempestades ocorridas continuamente na época e obteve então aminoácidos - "tijolos" básicos das proteínas. Outras experiências testaram os efeitos do calor, dos raios ultravioleta e das radiações ionizantes sobre misturas semelhantes à de Miller - todas simulando a atmosfera primitiva.

14 Origem da Vida

15 Origem da Vida Os aglomerados protéicos formadas na primitividade da Terra foram organizados e envoltos por uma película de moléculas de água chamados de Coacervados ou Coacervatos. A partir destas estruturas é que surgiram todos os seres vivos da Terra. “Segundo a proposta evolucionista!”

16 Origem da Vida Teorias Modernas sobre a origem da vida: Panspermia:
A idéia surgiu no final do século XIX e início do século XX por Arrhenius ( ) – entre outros; A vida teria surgido de seres vivos ou de substâncias precursoras da vida provenientes de outros locais do cosmos;

17 Origem da Vida Teorias Modernas sobre a origem da vida:
Teoria da Evolução Química ou Molecular: Proposta por cientistas como Oparin ( ); Admite-se que a vida seja resultado de um processo de evolução química em que compostos inorgânicos se combinaram, originando moléculas orgânicas simples (a.a., açúcares, bases nitrogenadas etc.); Estas, por sua vez, combinaram-se produzindo moléculas mais complexas (proteínas, lipídios, ácidos nucléicos etc.) com capacidade de autoduplicação e metabolismo.


Carregar ppt "Origem da Vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google