A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de."— Transcrição da apresentação:

1 16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. (2 Timóteo 3:16,17 NTLH)

2 QUEM AMA A DEUS AMA A SUA VERDADE
2 Timóteo 4:3,4

3 Como cristãos, por que nós devemos nos interessar pela Verdade?
Como nós devemos tratar a Verdade? Como a Verdade será tratada antes da volta de Cristo?

4 O nosso amor por Deus deve equivaler ao amor que temos por Sua Verdade.

5 Não se interessar pela Verdade é o mesmo que não se interessar por Deus.
O nosso amor por Deus só é verdadeiro quando amamos a Sua Verdade, na mesma proporção do nosso amor por Ele, pois Deus é a “medida” de tudo o que devemos pensar.

6  O SENHOR Deus diz: Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos (...). (Is.55:98 NTLH)
Tudo o que não é verdadeiro não procede de Deus; portanto, tudo o que é falso é contrário a Deus.

7 Nós só podemos ser de Deus por meio da Verdade.

8 Quando nós tratamos a Verdade com indiferença, é porque somos indiferentes à mente de Deus e só pensamos em nossos próprios desejos. Deus deve ser a nossa realidade e ao desrespeitarmos a Sua realidade, nós nos tornamos rebeldes.

9 Nós só podemos ser de Deus por meio da Verdade
Nós só podemos ser de Deus por meio da Verdade. Jesus estava orando e disse:  17 Que eles sejam teus por meio da verdade; (...). 19 Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. (Jo.17:17,19 NTLH)

10 Como nós podemos esperar uma ação poderosa de Deus sobre nossas vidas, se rejeitamos a Sua Verdade, ou a tratamos com indiferença? Jesus disse:

11  31 Então Jesus disse para os que creram nele: Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos 32 e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (Jo.8:31,32 NTLH)

12 Toda libertação verdadeira depende do nosso conhecimento ou experiência com a Verdade Divina.
Mas para que isso ocorra, uma disposição para obedecer é necessária e essa atitude é a marca de um verdadeiro discípulo de Cristo.

13 Vez ou outra, nós somos assaltados por sentimentos negativos e é impossível arrancá-los de dentro de nós. Para dizer a verdade, nem a oração por si só consegue. Vamos lembrar de Caim quando conversou com Deus e o que ele ouviu do Senhor:

14  Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. (Gn.4:7 NTLH)

15 O verso que lemos nos mostra o caminho, de como um sentimento pode nos levar a pecar contra Deus e destruir nossa alma. Vejamos:

16 Nós nos sentimos mal, porque “agimos” mal
Nós nos sentimos mal, porque “agimos” mal. Uma “atitude” pior está para ser feita, quando não dominamos e vencemos um sentimento negativo. Nós só podemos dominar um sentimento ruim pela Verdade e é praticando a Verdade conhecida, a que se opõe ao espírito do erro, que nos torna participantes de Deus.

17 Então, em vez de nos acovardarmos, sejamos sal e luz ao mundo. (cf. Mt
Em vez de termos uma filosofia de crenças religiosas, devemos praticar o que agrada a Deus. (cf. Mt.5:17-20) Em vez de odiar nossos inimigos, nós devemos amá-los e orar por eles. (cf. Mt.5:43-48)

18 Não importa como estamos nos sentindo, pratiquemos a Verdade e a nossa vida interior mudará, o que poderá provocar mudanças circunstanciais ou exteriores.

19 A Verdade será tratada nos últimos dias com desdém e até pela liderança da Igreja!

20 Nós estamos vendo que isso já está acontecendo e os versos que lemos no início nos mostram isso:

21 As pessoas não darão atenção ao verdadeiro ensinamento.
No grego, “não suportarão” o que é saudável, a sã doutrina, porque estarão se saturando com o espírito da mentira.

22 Elas seguirão os seus próprios desejos.
O termo “desejos” no grego descreve qualquer tipo de desejo, seja ele bom ou mal, legítimo ou ilegítimo. Sem o conhecimento da Verdade, como definirão o que convém e o que não convém? (cf. 1 Co.6:12)

23 Arranjarão para si uma porção de “mestres”, que falarão de acordo com os seus desejos.
A idéia é de uma coceira nos ouvidos que só cessa quando se coça e é isso que os falsos mestres farão. Eles lhes darão falsas promessas e entretenimento como desculpas para uma vida de pouco valor e inútil, ou infrutífera espiritualmente falando.

24 Deixarão de ouvir a verdade para dar ouvidos a lendas.
O termo “lendas” no grego é “mitos”, coisas extravagantes, imaginárias, irreais e fantasiosas.

25 O falso mestre dá ao povo o que Deus não está oferecendo.
O falso mestre, tendo a sua consciência cauterizada, manipula e ludibria o povo de Deus para manter ou conseguir mais vantagens, à custa do desconhecimento de um povo que desconhece a Verdade.

26 O falso mestre não ensina a Verdade porque ele mesmo a rejeitou e pela razão “Desta” não lhe oferecer poder, fama e prazer. O falso mestre se esquece do que Deus disse:

27  Meu povo foi destruído por falta de conhecimento
 Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos. (Os.4:6 NVI)

28 Um dos sinais do final dos tempos é que o próprio povo de Deus tenderá a se afastar ou rejeitar a Verdade de Deus, mas que essa não seja a nossa marca! Retiro do contexto o texto de Paulo, a fim de aplicá-lo como um princípio e uma verdade para crermos:

29  Pois nós não podemos fazer nada contra a verdade, mas somente a favor da verdade. (2 Co.13:8 NTLH)

30 Suas palavras significam que a nossa responsabilidade é incentivar a prática da Verdade Divina em todas as ocasiões e nunca desejar que Ela seja substituída pela mentira, ou pelo que é mau aos olhos de Deus.

31 Deus os abençoe!


Carregar ppt "16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google