A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório do CDCC - USP/SC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC"— Transcrição da apresentação:

1

2 Observatório do CDCC - USP/SC
Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador Sãocarlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W

3

4 Sessão Astronomia As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por André Fonseca da Silva

5 Anões do Sistema Solar Flávio Rosseto

6 Planetas Anões? Quais são os Planetas Anões do Sistema Solar? Plutão
Atualmente, temos três Planetas Anões no Sistema solar, sendo eles Ceres, Plutão e Éris. Referência das Imagens: Ceres: acesso em 29 de Junho de (Imagem cortada) Plutão: Acesso em 29 de Junho de 2008. Éris: Acesso em 29 de Junho de 2008. Plutão Ceres Éris

7 Classificação A União Astronômica Internacional em sua Assembléia Geral de 24 de agosto de aprovou resolução segundo a qual um planeta é um corpo celeste que: (a)    está em órbita ao redor do Sol; (b)   tem forma determinada pelo equilíbrio hidrostático (arredondada) resultante do fato de que sua força de gravidade supera as forças de coesão dos materiais que o constituem; Para que um corpo celeste seja considerado um Planeta, ele deve satisfazer as três condições apresentadas no slide. (c)   é um objeto de dimensão predominante entre os objetos que se encontram em órbitas vizinhas.

8 Por que??? Ceres, Plutão e Éris
Não satisfazem as 3 condições para ser em considerados planetas. Qual a característica apresentada por cada um desses Planetas Anões que não lhe permitem a classificação de Planeta? Essa pergunta, juntamente com outras informações, serão respondidas ao longo desta apresentação. Por que???

9 Ceres Descoberto acidentalmente por Giuseppe Piazzi em 1801;
Piazzi, embora não certo, anunciou que este era um cometa devido a algumas características observadas ("dado o seu movimento muito lento e algo uniforme”); Pouco tempo depois da descoberta, as observações não foram mais possíveis devido a uma conjunção solar (passagem do planeta por detrás do Sol); Tal fenômeno acabou impedindo a localização de Ceres, mesmo depois da conjunção; O Planeta Anão Ceres foi descoberto acidentalmente por Giuseppe Piazzi em 1801, porém este acreditava que o Planeta Anão fosse um cometa, já que ele observou algumas características como movimento muito lento e um corpo uniforme. Após determinado tempo da descoberta, as observações foram impossibilitadas por uma conjunção solar o que impediu a continuação dos estudos deste corpo até então “desconhecido”.

10 Ceres Mais tarde com a ajuda do matemático Carl Friedrich Gauss, os cálculos levaram a localização do objeto Ceres até então “perdido”; Ceres foi considerado demasiadamente pequeno para ser um verdadeiro planeta, sendo que suas primeiras medidas apresentavam um diâmetro de 480 km; Ceres permaneceu listado como um planeta em livros e tabelas de astronomia por mais de meio século; Mas... Mais tarde com ajuda do Matemático Carl F. Gauss, foi possível reencontrar Ceres, já que sua orbita ainda era desconhecida e já não se sabia mais a localização dele depois da Conjunção Solar. Assim, com novas observações outras informações foram surgindo, porém Ceres foi considerado muito pequeno para ser um planeta, sendo suas primeiras medidas de diâmetro de 480 Km, porém, ainda assim Ceres passou e permaneceu listado como um planeta em livros e tabelas de astronomia por mais de um século.

11 Órbitas aproximadamente na escala
Mas... Outros corpos celestes foram descobertos na mesma região do sistema solar; Todos os corpos desta região (entre o planeta Marte e Júpiter) são conhecidos como “Cinturão de Asteróides”. Júpiter Marte Órbitas aproximadamente na escala Contudo, outros corpos celestes forma descobertos na mesma região do Sistema Solar que se encontrava Ceres, hoje, esta região, que encontra-se entre os planetas Marte e Júpiter é conhecida como “Cinturão de Asteróides”. Sol Minuto-luz Unidades Astronômicas

12 Ceres Alguns dos objetos encontrados que fazem parte do cinturão de asteróides são: Palla em 1802, Juno em 1804 e Vesta em 1807; Até o final do Século XIX, centenas de objetos foram localizados nessa região e então resolveu-se classificá-lo como  asteróide; Alguns desses corpos encontrados no cinturão de esteróides são Palla, Juno e Vesta em meados do século XVIII. Até o final do século XVIII, centenas de objetos foram localizados nessa região e então Ceres acabou sendo classificado como asteróide. Imagem: Acesso em 29/06/2008. Vesta Ceres Vesta

13 Ceres Com a “definição de planeta” proposta pela UAI em 2006, Ceres então é classificado como “Planeta Anão”, já que este não se enquadra no último requisito: é um objeto de dimensão predominante entre os objetos que se encontram em órbitas vizinhas. De acordo com a “definição de planeta” pela UAI em 206, Ceres foi classificado como Planeta anão, mas porque? Se lembrarmos do último ponto para um corpo celeste ser um planeta e lembrarmos das considerações anteriores, será simples entender. Se lembrarmos que Ceres situa-se no cinturão de asteróides, isso nos leva a pensar que ele não consegue ser predominante entre os objetos que se encontram em órbitas vizinhas, ou seja, ele não consegue “limpar a vizinhança de sua órbita”.

14 Dados de Ceres Diâmetro = 952 km Massa = 8,7 1020 kg
Rotação = 9,975 horas Translação = 4,60 anos Distância até do Sol = 2,767 UA* Dados referentes à Ceres. * 1 UA = aproximadamente 150 milhões de quilômetros (distância média entre a Terra e o Sol).

15 Rotação de Ceres. Imagem: Acesso em 5 de Julho de 2008. Credit: NASA, ESA, J. Parker (Southwest Research Institute), P. Thomas (Cornell University), L. McFadden (University of Maryland, College Park), and M. Mutchler and Z. Levay (STScI)

16 DAWN Maiores informações sobre o Planeta Anão deverão ser coletadas pela Sonda Dawn; Esta sonda será a pioneira a estudar Ceres; A sonda foi lançada em Setembro de 2007 com previsão e objetivo de “visitar” Ceres e Vesta; É previsão a chegada da Sonda Dawn no asteróide Vesta em 2011, onde ficará por aproximadamente 6 meses, e em 2015 deve chegar à Ceres. Não há imagens ou algumas informações tão precisas de Ceres, assim, em 2007 foi enviada uma sonda, chamada Dawn, que irá fazer alguns estudos de Ceres e também do asteróide Vesta, a previsão de chegada da sonda ao Planeta Anão Ceres é no ano de 2015. Informações Acesso em 5 de Julho de 2008.

17 Curiosidade: Ceres Nome: Piazzi descobriu um corpo celeste o qual batizou de Ceres Ferdinandea, Ceres em homenagem à deusa da Sicília e Ferdinandea, em homenagem ao seu patrono o Rei Ferdinand IV de Nápoles e da Sicília. Como a comunidade internacional não aceitou o nome Ferdinandea o corpo passou a chamar-se simplesmente de Ceres. Na mitologia romana, Ceres é equivalente à deusa grega, Deméter, filha de Saturno e a deusa frígia Cibele. Ceres era a deusa das colheitas e do amor maternal. Neste slide encontra-se algumas informações referentes ao nome “Ceres” e a comparação de sua massa com a dos demais corpos do cinturão de asteróides que ele se encontra e também com o Planeta Anão Plutão. Referências: Acesso em 7 de Julho de 2008. Acesso em 7 de Julho de 2008.

18 Ceres Devido a suas dimensões Ceres provavelmente representa um corpo primitivo do Sistema Solar que não conseguiu agregar mais material e converter-se num planeta. A massa de Ceres corresponde a 25% da massa total dos asteróides do Cinturão. Mas assim mesmo não é tão maciço pois Plutão, um outro planeta anão do Sistema Solar possui uma massa que é 14 vezes maior. Não há imagens ou algumas informações tão precisas de Ceres, assim, em 2007 foi enviada uma sonda, chamada Dawn, que irá fazer alguns estudos de Ceres e também do asteróide Vesta, a previsão de chegada da sonda ao Planeta Anão Ceres é no ano de 2015. Informações Acesso em 5 de Julho de 2008. 18

19 Possível Estrutura de Ceres
Acredita-se que Ceres tenha a estrutura apresentada na figura acima. Informações Acesso em 7 de Julho de 2008. ImagemÇ Acesso em 7 de Julho de 2008. Corte de Ceres mostrando sua composição interna: um núcleo rochoso circundado por uma camada de gelo de água e uma crosta sólida e poeirenta. (NASA, ESA, e A. Feild (STScI))

20 Ceres em comparação com a Lua
Notamos por esta comparação (imagem) que o Planeta Anão Ceres é realmente pequeno, menor até mesmo que a Lua. Imagem: Acesso em 7 de Julho de 2008.

21 Plutão Foi inserido por cálculos matemáticos, a partir de pequenas perturbações existentes nas órbitas de Urano e Netuno. Plutão foi descoberto a partir de cálculos matemáticos, através das pequenas perturbações existentes nas órbitas de Urano e Netuno (Netuno foi descoberto de forma semelhante). A primeira imagem de Plutão foi obtida apenas em 1930 por Clyde Tombaugh. Imagem Tombaugh: Acesso em 7 de Julho de 2008. O primeiro registro dele foi obtido através da comparação de fotografias em 18 de fevereiro de 1930 por Clyde Tombaugh.

22 Imagens do Telescópio Espacial Hubble
Plutão A partir dos anos 70 é que se obteve dados sobre a superfície desse planeta anão. Foi detectada a presença de metano congelado a uma temperatura de -210°C e uma fina camada atmosférica supostamente de metano gasoso. Somente depois de algum tempo (nos anos 70) é que obteve-se dados sobre a superfície de Plutão, onde detectou-se a presença de metano congelado a uma temperatura de -210°C e uma fina camada atmosférica supostamente de metano gasoso. A imagem mostra uma foto de Plutão do telescópio espacial Hubble, onde acima encontra-se a imagem real, e as que estão abaixo são imagens computadorizadas a partir da imagem real feita pelo Hubble. Imagem: Acesso em 7 de Julho de 2008. Imagens do Telescópio Espacial Hubble

23 Luas de Plutão São conhecidas três luas de Plutão, são elas:
Caronte: A maior lua de Plutão, descoberta em 1978 por James W. Christy. Nix e Hydra: Descobertas pelo telescópio espacial Hubble em Maio de 2005, os satélites são pequenos, possuindo tamanho entre 40 e 160 Km e têm brilho cerca de 5000 vezes menor que Plutão e Caronte. O Planeta Anão Plutão, possui três Luas, sendo elas Caronte, Nix e Hydra. No slide apresentam-se algumas informações sobre elas. Informações disponíveis em: Acesso em 7 de Julho de 2008. Referência da Imagem: Acesso em 7 de Julho de 2008.

24 Por que??? Planeta x Planeta Anão
Desde sua descoberta (1930) até 2006, Plutão foi considerado como um Planeta, sendo este o mais frio e mais distante do Sol. Assim como Ceres, em 2006 com a nova classificação da União Astronômica Internacional (UAI), Plutão deixa de ser Planeta e passa a ser considerado um Planeta Anão. Desde sua descoberta (1930), até 2006, Plutão foi considerado como um Planeta, sendo este o mais frio e mais distante do Sol. Assim como Ceres, em 2006 com a nova classificação da União Astronômica Internacional (UAI) Plutão deixa de ser Planeta e passa a ser um Planeta Anão. Enquanto pensam em uma possível solução, vejamos a que isso levou... Informações disponíveis em: Acesso em 7 de Julho de 2008. Referência da Imagem: Acesso em 7 de Julho de 2008. Por que???

25 Planeta Anão Plutão... Em 2006, em função da classificação de Plutão como Planeta Anão, alguns protestos acabaram surgindo como mostrados nas imagens acima.

26 Voltando a pergunta anterior...
Plutão também encontra-se em um cinturão de asteróides, denominado Cinturão de Kuiper. Lembram-se de Ceres? Onde ele se encontrava? Será que Plutão tem a mesma característica que o leva a ser um Planeta Anão? A resposta é afirmativa, já que Plutão encontra-se no Cinturão de Kuiper, que também é um cinturão de Asteróides, porém este encontra-se depois de Netuno.

27 Dados Diâmetro: 2274 Km Temperatura: -200 °C Gravidade: 0,4 m/s²
Estes são alguns dados de Plutão. Para se ter uma idéia melhor de seu tamanho, seria possível colocar o Planeta Anão Plutão e sua maior lua (Caronte) em cima dos Estados Unidos. Imagem: Acesso em 7 de Julho de 2008.

28 Comparando com a Terra e com a Lua
Ao compararmos o tamanho de Plutão com a Lua e também com a terra, notamos que este é menor que a Terra e também menor que a Lua. Plutão

29 Rotação Rotação: 6,4 dias terrestres
O dia, ou seja, a rotação de Plutão, é equivalente a 6,4 dias terrestres. O video abaixo mostra a rotação de Plutão. Vídeo: Acesso em 7 de Julho de 2008.

30 Orbita Translação: 248 anos terrestres
O ano, ou seja a translação de Plutão, é equivalente a 248 anos terrestres. A imagem abaixo mostra a órbita do Planeta Anão Plutão, que diferencia-se em relação ao plano dos planetas. Imagem Disponível em: Acesso em 7 de Julho de 2008.

31 Curiosidade Obliquidade* dos Planetas e Plutão:
A obliquidade (ângulo que forma o eixo de rotação do planeta com o plano da sua orbita) de Plutão é bastante diferente em relação aos planetas com exceção à Urano. Imagem Disponível em: Acesso em 7 de Julho de 2008. *Obliquidade é o ângulo formado do eixo de rotação do planeta com o plano da sua orbita.

32 New Horizons A sonda New Horizons é uma missão não tripulada da NASA lançada em 19 de Janeiro de 2006. A finalidade desta missão é a exploração do Planeta Anão Plutão, incluindo sua lua Caronte. Sua chegada é prevista para Julho de 2015. Depois de fazer estudos de Plutão e Caronte, a sonda deve prosseguir para outros objetos localizados no Cinturão de Kuiper. Esta sonda é a mais rápida do Sistema Solar, com velocidade de 4 km/s. Informação e imagens disponíveis em: Acesso em 8 de Julho de 2008.

33 Nome: Plutão Plutão: equivalente a Hades na mitologia grega - deus do submundo e das riquezas dos mortos. Informação e imagem disponível em: Acesso em 8 de Julho de 2008. Talvez o nome tenha sido escolhido em função de haver as mesmas iniciais (PL) de Percival Lowell, que foi um dos primeiros estudiosos na procura de Plutão embora não tenha obtido sucesso.

34 Éris Um grupo de cientistas formado por Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz, utilizando o observatório instalado no monte Palomar na Califórnia, varriam o céu à procura de grandes corpos celestes no Sistema Solar exterior. Observações de rotina feitas em 21 de Outubro de 2003, encontraram um novo corpo celeste; Porém, devido a seu movimento extraordinariamente lento, não foi dado como candidato; Um grupo de cientistas formado por Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz, utilizando o observatório instalado no monte Palomar na Califórnia, varriam o céu à procura de grandes corpos celestes no sistema solar exterior até que então, em observações de rotina feitas em 21 de Outubro de 2003, encontraram um novo corpo celeste, porém, devido a seu movimento extraordinariamente lento, não foi dado importância suficiente para que houvesse maiores pesquisas sobre tal corpo. Em 5 de Janeiro de 2005, uma nova análise revelou a existência de Éris, confirmando o seu lento movimento pelo espaço. Informações disponíveis em: Acesso em 10 de Julho de 2008. Imagem disponível em: Acesso em 10 de Julho de 2008. Em 5 de Janeiro de 2005, uma nova análise revelou a existência de Éris, confirmando o seu lento movimento pelo espaço.

35 Éris Éris só não foi descoberto anteriormente devido à inclinação da sua órbita em relação aos demais planetas. A excentricidade do planeta em relação a eclíptica certamente foi a causa de Éris não ter sido descoberto mais cedo, como podemos observar na figura do slide, Éris não tem sua órbita no mesmo plano dos demais planetas, sendo a parte em azul que está mais escura a região que está abaixo deste plano e a mais clara que está acima, como pode ser verificado nas figuras a direita. Referências para esta parte:

36 Éris Éris revelou-se maior que Plutão, lançando o debate sobre a sua classificação como décimo planeta. A UAI fez uma reunião geral em Agosto de 2006: na proposta inicial da definição do termo "planeta", Mais tarde, o até então chamado 2003 UB313,recebeu o nome da deusa grega da discórdia, Éris; Éris revelou-se maior que Plutão, o que acabou levando a um debate sobre um possível décimo planeta, porém, a os responsáveis na UAI não entravam em um acordo quanto a definição de Éris, assim, em Agosto de 2006 em uma reunião geral a UAI decidiu criar uma nova definição de planeta. A discórdia entre os membros da UAI em função de desta questão acabou levando a escolha do nome Éris, que na mitologia grega é a deusa da discórdia. Referências para esta parte: A discórdia gerada por problemas para sua definição levou a escolha do nome de Éris.

37 Éris Éris também localiza-se no Cinturão de Kuiper em uma região denominada “Disco Disperso”. Portanto, com a nova definição de planeta, assim como Plutão, Éris torna-se um Planeta Anão. Novas observações em Outubro de 2005 revelaram que Éris tem uma lua, Disnomia. Esta lua poderá ajudar na determinação da massa de Éris com maior precisão. Com a nova classificação, e Éris localizado em uma região do cinturão de Kuiper chamada disco disperso, Éris então é classificado como Planeta Anão. A descoberta de uma lua em Éris, chamada Disnômia, pode levar a determinação de alguns dados até então desconhecidos de Éris como sua massa. Referências para esta parte: Disnomia, segundo a mitologia grega é filha de Éris e deusa da desordem.

38 Éris A imagem mostra a órbita do satélite Disnômia, juntamente com sua posição. Imagem Disponível em: Acesso em 10 de Julho de 2008.

39 Dados de Éris Diâmetro = 3094 km Rotação = desconhecida
Translação = 557 anos Temperatura média = -273°C Gravidade = desconhecida Neste slide encontram-se listados alguns dados do Planeta Anão Éris. Informações disponíveis em: Acesso em 10 de Julho de 2008. Imagem disponível em: Acesso em 10 de Julho de 2008

40 Visão artística de Éris
Visão artística de Éris e Disnômia, que exemplifica sua grande distância do Sol. Imagem disponível em: Acesso em 10 de Julho de 2008.

41 Resolução 5A (UAI) A União Astronômica Internacional portanto resolve que "planetas" e outros corpos do nosso Sistema Solar, exceto os satélites, serão definidos em três categorias distintas do seguinte modo: (1) Um planeta é um corpo celestial que: está em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para que sua auto-gravidade relacionada com as forças de corpo rígido permitam que ele assuma uma forma em  equilíbrio hidrostático (forma arredondada) e, tem limpa a sua  vizinhança ao longo de sua órbita. (2) Um "planeta anão" é um corpo celestial que: (a) está em órbita ao redor do Sol, (b) tem massa suficiente para sua auto-gravidade relacionada com as forças de corpo rígido de modo que ele assuma uma forma em equilíbrio hidrostático (aproximadamente arredondada.), (c) não tem limpa a sua  vizinhança ao longo de sua órbita. (3) Todos os outros objetos exceto os satélites orbitando ao redor do Sol deverão ser referidos pelo coletivo "Pequenos Corpos do Sistema Solar". Concluindo a questão da Classificação, apresenta-se neste slide, a Resolução 5A da UAI com as definições de Planetas e Planetas Anões. Informações disponíveis em: Acesso em 10 de Julho de 2008.

42 Novas Mudanças... Em 11 de Junho de 2008  a União Astronômica Internacional decidiu que objetos além da órbita de Netuno, com as características de composição por "gêlo" e que tenham a forma esférica passem a ser designados por plutóides.   Alguns acréscimos recentes foram feitos em relação a classificação dos Planetas Anões, atualmente, a UAI decidiu que objetos além da órbita de Netuno, com as características de composição por “gelo” e que tenham a forma esférica passem a ser designados por plutóides. Referência: Acesso em 7 de Julho de 2008.

43 O gráfico mostra que o espectro infravermelho de Éris comparado com o de Plutão, têm semelhanças.
Imagem disponível em: Acesso em 10 de Julho de 2008. O espectro infravermelho de Éris comparado com o de Plutão, mostra semelhanças visíveis entre os dois corpos. As setas denotam linhas de absorção de metano.

44 Atualmente Planeta Anão Planetas Anões e Plutóides Ceres Éris Plutão
Portanto, atualmente conhecemos três Planetas Anões: Ceres, Plutão e Éris e dois Plutóides: Plutão e Éris. Ceres Éris Plutão

45 Referências Portanto, atualmente conhecemos três Planetas Anões: Ceres, Plutão e Éris e dois Plutóides: Plutão e Éris.

46 Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89ris
Portanto, atualmente conhecemos três Planetas Anões: Ceres, Plutão e Éris e dois Plutóides: Plutão e Éris.

47 E-mail: rosseto@gmail.com
FIM


Carregar ppt "Observatório do CDCC - USP/SC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google