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Tatiane Cruz de Souza Honório
REALIDADE VIRTUAL Tatiane Cruz de Souza Honório “A ilusão vai ser tão grande que não seremos mais capazes de distinguir entre o que é real e o que não é.” Steve Williams
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Sumário Introdução Tipos de Sistemas de RV Ambientes tri-dimensionais
Image-based Modeling and Rendering (IBMR) Aplicações Efeitos Colaterais Vivendo em uma realidade virtual? Conclusão
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Introdução Definição:
“Realidade virtual é uma interface avançada para aplicações computacionais, que permite ao usuário navegar e interagir, em tempo real, com um ambiente tridimensional gerado por computador, usando dispositivos multisensoriais”.
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Introdução Multimídia: Imagens capturadas (pré-processadas)
Prioriza qualidade das imagens Exige alta capacidade de transmissão Usa técnicas de compressão de dados Atua no espaço 2D Dispositivos convencionais
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Introdução Realidade Virtual: Imagens calculadas em tempo real
Prioriza iteração com o usuário Exige alta capacidade de processamento Usa técnicas e recursos de renderização de modelos tridimensionais Dispositivos especiais - capacete, luva, óculos, estereoscópicos, mouses 3D, etc.
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Equipamentos
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Realidade Aumentada Tem como base o mundo real – sobre ele são colocados informações ou objetos virtuais
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Tipos de Sistemas de RV Não-imersivos Baseados no uso de monitores
Custo reduzido Facilidade de interação
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Tipos de Sistemas de RV Parcialmente imersivos
Mais de uma tela de projeção ou vários monitores agrupados
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Tipos de Sistemas de RV Imersivos
Baseados no uso de capacetes ou salas de projeção nas paredes
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Ambientes tri-dimensionais
Estereoscopia: Cada olho humano vê imagens ligeiramente diferentes. Paralaxe (distância entre as duas imagens) – determina a distância aparente do objeto virtual em relação ao observador Imagens com características de profundidade, distância, posição e tamanho.
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Ambientes tri-dimensionais
Graus de liberdade (DOF): Flexibilidade de movimentação e/ou observação dos objetos Normalmente 6 diferentes direções – rotações e translações
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Ambientes tri-dimensionais
Som 3D: Som binaural (dois ouvidos) Sensação de imersão Sistema perfeito de som 3D – não é possível diferenciar realidade e simulação Posicionamento do som no espaço – controle de direção, distância e profundidade.
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CAVE – Caverna Digital Cave Automatic Virtual Environment
Sala onde são projetados gráficos em 3 dimensões Alusão à Alegoria da Caverna, de Platão Quatro no mundo – Brasil, EUA e Alemanha
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Caverna Digital (USP) Primeiro laboratório latino-americano de RV.
Realidade Virtual Imersiva - Tele transporte 24 computadores (Cluster) Turismo virtual - passeio de asa delta pelo Rio de Janeiro
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Image-based Modeling and Rendering (IBMR)
Modelos Imagens
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Renderização Deve-se definir: Textura Cor Transparência e reflexão
Pontos de iluminação Pontos de visualização
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Complexidade Computacional
Teste de Turing – IA Renderização - Teste de Turing Gráfico Redenrização de mundos virtuais em tempo real – supercomputadores 10 vezes mais rápidos. Taxa de atualização de 30 quadros por segundo
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Efeitos Colaterais Dissonância cognitiva Enjôos Tonturas
Perda de equilíbrio Vícios Mudanças nas relações entre as pessoas Não temos total compreensão de como o cérebro funciona frente a estas tecnologias
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Linguagens de Programação
OpenGL Java3D X3D VRML
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Aplicações Educação e Treinamento Ensino de sobredotados
Simulações virtuais de conceitos abstratos
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Aplicações Medicina Tratamento de fobias
Simulador de transplante de medula óssea Uso do efeito placebo Tratamento de deficientes Sensações artificiais – desvio de atenção do cérebro para redução da dor.
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Aplicações Engenharia e Arquitetura Petrobrás – 13 centros de RV
Embraer – desenvolvimento de aviões e treinamento de pilotos Boeing 777 – simulador de vôo Indústria automobilística Criação de maquetes
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Aplicações Fins Militares - todo o planejamento do bombardeamento de Bagdá foi realizado com RV.
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Aplicações Arte e Entretenimento Jogos Cinema Internet Turismo virtual
Museus de arte virtual
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Efeitos Especiais de Matrix
Efeito de movimento em câmera lenta Técnica usada apenas 4 vezes no filme
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O ator, suspenso por cabos, é filmado em um fundo verde
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Câmeras estáticas captam a cena em seqüência ao redor do ator
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Câmeras estáticas captam a cena em seqüência ao redor do ator
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Efeitos Especiais de Matrix
Image-based Modeling and Rendering é aplicada Interpolação das imagens por software Fundos gerados por computador são sobrepostos ao filme
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Second Life Mundo virtual 3D Mais de 13 milhões de usuários
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Vivendo em uma Realidade Virtual?
Limite entre os mundos Por não sabermos que é virtual, torna-se real? Sites de relacionamentos
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Conclusões Relevância OBRIGADA!!
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