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Computação Gráfica Aula 1 – Visão Geral

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Apresentação em tema: "Computação Gráfica Aula 1 – Visão Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica Aula 1 – Visão Geral
Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre

2 Introdução Segundo a ISO (International Organization for Standardization), a definição para Computação Gráfica é: “Um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador.”

3 Áreas Síntese de Imagens: criação de imagens a partir de representações geométricas ou matriciais, ou também chamada de Visualização Científica. Processamento de Imagens: processamento da imagens para obter transformações, tal como o realce ou a modificação. Análise de Imagens: processa uma imagem e a partir desta obter informações analíticas (números, modelos matemáticos e afins)

4 Síntese Síntese de Imagens Dados para processar Visualização
Processamento Visualização

5 Processamento de Imagens
Resultado Processamento Figura Inicial

6 Análise Análise de Imagens Dados para analisar Processamento Figura

7 Origens 1955 – SAGE (Semi-Automatic Ground Environment)
Conversão de imagens capturadas por um radar em imagem Primeiro sistema de computação com recursos gráficos

8 Origens 1965 – CAD (Computer Aided Design)
Softwares que auxiliam na representação gráfica pelo computador Desenvolvido inicialmente pela General Motors

9 Origens 1965 – CAD (Computer Aided Design)
Softwares que auxiliam na representação gráfica pelo computador Desenvolvido inicialmente pela General Motors

10 Origens 1990-2000 – Avanço no fotorrealismo
Desenvolvimento de filmes a partir da computação gráfica. Computação gráfica avança nas técnicas de processamento.

11 Percepção Tridimensional
Entender a forma como compreendemos a profundidade em imagens bidimensionais Estímuos visuais: Informações Monoculares Informações Óculo-Motoras Informações Esteroscópias

12 Informações Monoculares
Informações obtidas através da imagem formada na retina a partir de uma único dispositivo ocular.

13 Informações Monoculares
Perspectiva: Resultado da aparente diminuição do tamanho dos objetos quando o observador se distancia do mesmo.

14 Informações Monoculares
Oclusão: Responsável pela posição relativa dos objetos, chamado também de interposição. Noção de profundidade na obstrução de objetos.

15 Informações Monoculares
Conhecimento prévio do objeto: Imagens conhecidas pelo observador no mundo real, onde o mesmo traz referências de profundidade.

16 Informações Monoculares
Densidade das Texturas: A determinação do movimento de objetos através da variação da densidade de textura. Uma densidade homogênea entre os objetos pode resultar em uma camuflagem. Objeto distante, menor percepção da textura Camuflagem

17 Informações Monoculares
Variação da Reflexão da Luz: a variação da intensidade de luz refletida por um objeto traz informações sobre sua curvatura.

18 Informações Monoculares
Sombras: determinação de um objeto em relação a um piso abaixo deste.

19 Informações Óculo-Motoras
Informações fornecidas pelo movimento dos olhos através dos músculos do globo ocular. Acomodação: alteração do foco dos objetos projetados na retina através da mudança do formato do cristalino (observar um objeto muito próximo ou muito distante). Convergência: grau de rotação dos olhos ao longo do eixo de visão para focar um objeto. Por exemplo, a observação do próprio nariz.

20 Informações Estereoscópicas
Visão de uma imagem diferente por cada olho, chamado de disparidade ocular. O cérebro pode processar as duas imagens e obter a noção de tamanho e profundidade. Este é o princípio de percepção tridimensional.

21 Representação Vetorial
Representação através de vetores, os quais são segmentos de reta orientados, partindo da origem do sistema de coordenadas a um ponto determinado, tendo direção, sentido e comprimento

22 Representação Matricial
Representação da imagem através de matrizes, onde cada célula representa um pixel (picture element) de um sistema de cores. Imagem na tela Memória da imagem Representação matricial com o sistemas de cores binário.

23 Sistemas Gráficos Conjunto de dispositivos que possibilitam a entrada e saída de informações gráficas. Classificação: Dispositivos gráficos de entrada Dispositivos gráficos de saída

24 Dispositivos Gráficos de Entrada
Teclado Mouse Joystick Tablet Mesa Digitalizadora

25 Dispositivos Gráficos de Saída
Impressora Plotter Monitor CRT Monitor LCD/LED

26 Referência Bibliográfica
AZEVEDO, E.; CONCI, A.; Computação Gráfica: Teoria e Prática, Capítulo 1, Editora Campus.


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