A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre

2 Segundo a ISO (International Organization for Standardization), a definição para Computação Gráfica é: Um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador.

3 * Síntese de Imagens: criação de imagens a partir de representações geométricas ou matriciais, ou também chamada de Visualização Científica. * Processamento de Imagens: processamento da imagens para obter transformações, tal como o realce ou a modificação. * Análise de Imagens: processa uma imagem e a partir desta obter informações analíticas (números, modelos matemáticos e afins)

4 Dados para processar Visualização Processamento Síntese de Imagens

5 ResultadoFigura Inicial Processamento Processamento de Imagens

6 Dados para analisar Figura Processamento Análise de Imagens

7 * 1955 – SAGE (Semi-Automatic Ground Environment) * Conversão de imagens capturadas por um radar em imagem * Primeiro sistema de computação com recursos gráficos

8 * 1965 – CAD (Computer Aided Design) * Softwares que auxiliam na representação gráfica pelo computador * Desenvolvido inicialmente pela General Motors

9 * 1965 – CAD (Computer Aided Design) * Softwares que auxiliam na representação gráfica pelo computador * Desenvolvido inicialmente pela General Motors

10 * – Avanço no fotorrealismo * Desenvolvimento de filmes a partir da computação gráfica. * Computação gráfica avança nas técnicas de processamento.

11 * Entender a forma como compreendemos a profundidade em imagens bidimensionais * Estímuos visuais: * Informações Monoculares * Informações Óculo-Motoras * Informações Esteroscópias

12 * Informações obtidas através da imagem formada na retina a partir de uma único dispositivo ocular.

13 * Perspectiva: Resultado da aparente diminuição do tamanho dos objetos quando o observador se distancia do mesmo.

14 * Oclusão: Responsável pela posição relativa dos objetos, chamado também de interposição. Noção de profundidade na obstrução de objetos.

15 * Conhecimento prévio do objeto: Imagens conhecidas pelo observador no mundo real, onde o mesmo traz referências de profundidade.

16 * Densidade das Texturas: A determinação do movimento de objetos através da variação da densidade de textura. Uma densidade homogênea entre os objetos pode resultar em uma camuflagem. Camuflagem Objeto distante, menor percepção da textura

17 * Variação da Reflexão da Luz: a variação da intensidade de luz refletida por um objeto traz informações sobre sua curvatura.

18 * Sombras: determinação de um objeto em relação a um piso abaixo deste.

19 * Informações fornecidas pelo movimento dos olhos através dos músculos do globo ocular. * Acomodação: alteração do foco dos objetos projetados na retina através da mudança do formato do cristalino (observar um objeto muito próximo ou muito distante). * Convergência: grau de rotação dos olhos ao longo do eixo de visão para focar um objeto. Por exemplo, a observação do próprio nariz.

20 * Visão de uma imagem diferente por cada olho, chamado de disparidade ocular. O cérebro pode processar as duas imagens e obter a noção de tamanho e profundidade. Este é o princípio de percepção tridimensional.

21 * Representação através de vetores, os quais são segmentos de reta orientados, partindo da origem do sistema de coordenadas a um ponto determinado, tendo direção, sentido e comprimento

22 * Representação da imagem através de matrizes, onde cada célula representa um pixel (picture element) de um sistema de cores. Representação matricial com o sistemas de cores binário. Imagem na telaMemória da imagem

23 * Conjunto de dispositivos que possibilitam a entrada e saída de informações gráficas. * Classificação: * Dispositivos gráficos de entrada * Dispositivos gráficos de saída

24 TecladoMouseJoystick Tablet Mesa Digitalizadora

25 ImpressoraPlotter Monitor CRT Monitor LCD/LED

26 AZEVEDO, E.; CONCI, A.; Computação Gráfica: Teoria e Prática, Capítulo 1, Editora Campus.


Carregar ppt "Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google