A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equinodermos espinhos - pele

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equinodermos espinhos - pele"— Transcrição da apresentação:

1 Equinodermos espinhos - pele
Para relembrar as discussões sobre os Equinodermos, acesse o endereço abaixo, assista ao vídeo e depois leia os textos que se seguem:

2 Características gerais
os equinodermos constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos. dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário muitas vezes provido de espinhos salientes, que justificam o nome do grupo. Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente. presença de um sistema de canais e válvulas por onde circula a água – sistema ambulacral. entre os equinodermos estão as estrelas-do- mar, os pepinos-do-mar, os lírios-do-mar e os ouriços-do-mar, entre outros.

3 Sistema ambulacral uma das características dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de canais e válvulas, denominado sistema ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal. os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração das paredes. Quando a pressão do líquido é maior nos pés, estes ficam mais rígidos, quando a pressão diminui, eles ficam moles - essa diferença permite o movimento.

4 Pés ambulacrais,boca e ânus:

5 Curiosidades Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas. O sistema digestório contém boca, estômago, intestino e ânus. A estrela-do-mar alimenta-se principalmente de pequenos moluscos, como mariscos/ostras. Com os seus pequenos pés ambulacrais, a estrela-do-mar força a abertura das conchas das ostras, em seguida vira o seu próprio estômago do avesso e lança um suco digestivo dentro das conchas matando o molusco. Depois, é só engolir o que já está digerido.

6

7 O ouriço-do-mar que se alimenta de algas, tem o aparelho bucal com “ 5 dentes" constituídos de substâncias rígidas. Com esses "dentes", ele raspa as algas presas na rochas. Esse aparelho bucal dos ouriços recebe o nome de Lanterna de Aristóteles. A respiração - isto é, a troca gasosa - é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.

8

9 Os equinodermos realizam reprodução sexuada, isto é, reprodução com a participação de gametas masculinos e femininos. Eles possuem sexos separados e a fecundação externa ocorre na água. Seu desenvolvimento é indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria.

10 Entre os numerosos espinhos, os ouriços-do- mar possuem apêndices chamados pedicelárias, dotados de pinças nas extremidades e empregados na limpeza de detritos que se depositam no corpo. Em algumas espécies, essas pedicelárias inoculam veneno.

11 As estrelas-do-mar possuem a capacidade de regeneração, são animais simples e um braço pode dar origem a uma nova estrela e o corpo que perdeu o braço, pode dar origem a um novo.

12 Quando as condições do ambiente não são favoráveis, ou diante de um predador, o pepino-do-mar elimina grande parte de suas vísceras. O mais notável é que ele pode, depois, regenerar os órgãos eliminados. São aproveitados, depois de desidratados, como iguaria da culinária oriental e, deste modo, conhecidos como bicho-do-mar ou tripango.

13 Exercícios Leia novamente os textos, copie e responda as questões abaixo em seu caderno: Estrela-do-mar, ouriço-do-mar, tão diferentes e classificados no mesmo grupo – Equinodermos. Por quê? Faça o desenho de uma estrela-do-mar representando o funcionamento dos pés ambulacrais. Use legendas explicativas.

14 O que é Lanterna-de-Aristóteles? Qual sua função?
As estrelas-do-mar são devoradoras de ostras e mariscos. Descreva como fazem para capturar seu alimento. Os pepinos-do-mar possuem um modo curioso de distrair seu predador. Como fazem isso?

15 Alguns pescadores capturavam estrelas-do-mar e “quebravam” seus braços, achando que as estavam matando.O que irá ocorrer? Explique sua resposta. Os Equinodermos não possuem dimorfismo sexual – diferença entre macho e fêmea, mas possuem sexos separados. Como ocorre sua reprodução?


Carregar ppt "Equinodermos espinhos - pele"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google